Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-mãe nova queimada ou processador "morreu"?


Posts recomendados

Oi pessoal, tudo bem?
Estou com um problema complicado no qual já foram descartados todos os outros componentes do PC, só ficaram a Placa-mãe (uma Asus TUF b360m) e o meu processador (i5 8400).

 

Após uma leve oscilação de eletricidade (daquelas que nem a luz ou a TV apagam) meu pc simplesmente apagou e não quis mais ligar. Meu amigo (que tem especialidade nessa parte de hardware) identificou avarias na alimentação do processador, causando perda da placa. Pedi uma segunda opinião que confirmou o diagnóstico.
Resolvido este problema, adquiri uma Asus TUF B360m (aquela recomendada pelo Clube do Hardware) e ela chegou muito rápido em minha casa. Mas ao montar o pc, veio a decepção:

 

LEDS da placa-mãe acendem, ventoinhas giram e não gera vídeo. Nem o POST.
O mouse também acende a luz, mas o teclado não.

Coisas que já tentei:

1- Testar os componentes um a um (fonte, memória e placa de vídeo) - Tudo OK.
2 - Tentar ver se dá video via onboard ou offboard - Também não dá vídeo.
3 - Passar a famosa borrachinha branca - Também não resolveu
4 - Verificar se os cabos estão realmente conectados de maneira correta - Estão.
5 - Colocar um speaker e ver se dá BIP (testei o speaker previamente deixando o PC sem a memória, deu BIP) - Não deu bip algum.

6 - Reset da BIOS - Não deu jeito.

7 - Liguei sem o cooler - Esquentou o processador.

Enfim. Como moro em Belém, aqui é muito difícil encontrar pessoas que tenham kit de 8ª geração. Quiçá 7ª.
Abri o protocolo de logística reversa com a empresa que me vendeu a placa-mãe, mas estou com medo de devolver e descobrir que o problema é o processador e ter o duplo custo (comprar um processador novo e pagar o frete da placa-mãe que estava boa, mas que eu não consegui testar e apelei pro último recurso). Acredito que na segunda-feira já me enviarão o código para devolver. Mas, em qual dos dois há o problema?
 

  • No processador, que pode ter sofrido alguma avaria com o pico de energia?
  • Na placa-mãe, que veio com defeito de fábrica?

 

Isso e muito mais vocês encontram a resposta aqui, no Clube do Hardware Repórter.

Configs
- MB: asus tuf b360m-plus gaming/br
- RAM: Kingston HyperX 2400mhz 8gb (1x8)
- Armazenamento: SSD Samsung EVO 860 500gb
- Fonte: Corsair VS500
- Processador: I5 8400

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Ailton Ribeiro disse:

Oi pessoal, tudo bem?
Estou com um problema complicado no qual já foram descartados todos os outros componentes do PC, só ficaram a Placa-mãe (uma Asus TUF b360m) e o meu processador (i5 8400).

 

Após uma leve oscilação de eletricidade (daquelas que nem a luz ou a TV apagam) meu pc simplesmente apagou e não quis mais ligar. Meu amigo (que tem especialidade nessa parte de hardware) identificou avarias na alimentação do processador, causando perda da placa. Pedi uma segunda opinião que confirmou o diagnóstico.
Resolvido este problema, adquiri uma Asus TUF B360m (aquela recomendada pelo Clube do Hardware) e ela chegou muito rápido em minha casa. Mas ao montar o pc, veio a decepção:

 

LEDS da placa-mãe acendem, ventoinhas giram e não gera vídeo. Nem o POST.
O mouse também acende a luz, mas o teclado não.

Coisas que já tentei:

1- Testar os componentes um a um (fonte, memória e placa de vídeo) - Tudo OK.
2 - Tentar ver se dá video via onboard ou offboard - Também não dá vídeo.
3 - Passar a famosa borrachinha branca - Também não resolveu
4 - Verificar se os cabos estão realmente conectados de maneira correta - Estão.
5 - Colocar um speaker e ver se dá BIP (testei o speaker previamente deixando o PC sem a memória, deu BIP) - Não deu bip algum.

6 - Reset da BIOS - Não deu jeito.

Enfim. Como moro em Belém, aqui é muito difícil encontrar pessoas que tenham kit de 8ª geração. Quiçá 7ª.
Abri o protocolo de logística reversa com a empresa que me vendeu a placa-mãe, mas estou com medo de devolver e descobrir que o problema é o processador e ter o duplo custo (comprar um processador novo e pagar o frete da placa-mãe que estava boa, mas que eu não consegui testar e apelei pro último recurso). Acredito que na segunda-feira já me enviarão o código para devolver. Mas, em qual dos dois há o problema?
 

  • No processador, que pode ter sofrido alguma avaria com o pico de energia?
  • Na placa-mãe, que veio com defeito de fábrica?

 

Isso e muito mais vocês encontram a resposta aqui, no Clube do Hardware Repórter.

Configs
- MB: asus tuf b360m-plus gaming/br
- RAM: Kingston HyperX 2400mhz 8gb (1x8)
- Armazenamento: SSD Samsung EVO 860 500gb
- Fonte: Corsair VS500
- Processador: I5 8400

Retire o cooler do processador, ligue o computador, e veja se o processador esquenta, pode ser com a mão mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...