Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, vou meio ressuscitar o tópico pra ver se consigo descobrir o que causa uma bronca aqui no meu sistema sem ter que criar um tópico novo: Se esse não for o procedimento correto podem postar aqui que eu apago e crio um tópico no lugar que me indicarem.

Comprei essa placa junto com um Ryzen 5 3600. A placa veio de fábrica já com a BIOS compatível com os 3000's. Funcionou ok por alguns meses (uns 4 eu acho) e um belo dia fui ligar o pc e nada aconteceu. Os leds dela ficam acesos mas nada funciona quando você manda a placa ligar: nenhum cooler gira, nenhum hd faz barulho, a fonte não liga nem faz nenhum barulho. Testei todos os componentes  em outros pcs com exceção do CPU pois não tenho outra mobo compatível, e estão todos ok.

Mandei a mobo pro RMA e os cidadãos lá fizeram um teste num cenário completamente diferente do meu, mas lá funcionou. Usaram um Ryzen 2400G com gráficos integrados, testaram pelo video onboard, e pelo video gravado parece que funcionou de primeira, sem nenhuma bronca. A versão da BIOS no vídeo que me mandaram da placa em funcionamento é a 1804, nunca reparei na versão da BIOS enquanto usei o pc aqui, nunca mexi nela nem fiz nenhum update.

Minha dúvida hoje: pode ter rolado algum tipo de downgrade na BIOS e por isso funcionou lá com o CPU antigo deles? Tipo a mobo ter 2 chips de bios, um deles com a versão nova que eventualmente pode ter sido corrompida e o outro com uma versão antiga que está ok, e por isso funcionou de boas lá com o processador antigo deles e não funciona com o meu que precisa de bios mais recente?

Tem algum modo de testar isso sem ter um processador Gen 2 à mão? Não tenho nenhum processador compatível com essa mobo que não seja esse 3600.

• Membro VIP
Postado

@dg. Se comprou no mesmo local, porque não mandou o 3600 junto?

Difícil processador queimar hein, antes torrar tudo do que ele pifar.

Qual a mobo afinal?

Edit: Vi o tópico agora, se for uma Prime B450 ela não possui dual BIOS, e a versão 1804 suporta os Ryzen 3000.

Postado
8 horas atrás, mick 07 disse:

@dg. dúvida movida para tópico próprio, abraços.

beleza, valeu.

Em 17/05/2020 às 22:18, Phoenyx disse:

@dg. Se comprou no mesmo local, porque não mandou o 3600 junto?

Difícil processador queimar hein, antes torrar tudo do que ele pifar.

Qual a mobo afinal?

Edit: Vi o tópico agora, se for uma Prime B450 ela não possui dual BIOS, e a versão 1804 suporta os Ryzen 3000.

Foi o que sugeri pra eles, como eu não tinha como cravar que o problema era ou na mobo ou no cpu, sugeri enviar os 2. Falaram que não trabalham assim (é o kabum). Enviei o com mais chances de ser o problemático já que nunca vi mobo nenhuma ficar sem ligar NADA quando é ativada, e tb raríssimamente vejo processador dando pau. Estou agora tentando novamente convencer os animais a receberem os 2 itens juntos e testa-los juntos, e usando peças similares às outras que também comprei no mesmo pedido pra fazerem a simulação do problema lá, pra não perdermos mais 1 mês de trabalho e dinheiro com fretes.

Enquanto isso tento achar um processador 2gen pra ver se consigo ligar a mobo aqui e tentar atualizar a bios dela e ver o que acontece. Ou pelo menos gravar um vídeo pra eles mostrando eu rodando o 2gen e depois sem cortar o vídeo, trocar o 2gen pelo 3600 e eles verem que a placa nem liga.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...