Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal! Estou escolhendo as partes de um pc que pretendo montar e até agora cheguei nisso aqui:

• CPU: AMD Ryzen 3 3200G 3.6GHz Quad-Core
  • Cooler da CPU: Cooler Master Hyper H411R Fluido Dinâmico
  • GPU: Sapphire Radeon RX 580 8GB
  • Placa-Mãe: Gigabyte B450 Aorus Elite ATX AM4
  • RAM: Kingston HyperX Predator RGB (2x8GB) DDR4-3200
  • Armazenamento: Western Digital SSD WD Green 240GB 2.5"
  • Armazenamento: Seagate HDD Barracuda 2TB 3.5" 7200RPM
  • Gabinete: Sharkoon TG5 Red (Preto) ATX Mid Tower
  • Fonte: Corsair RM650X Certificado 80+ Gold Full-Modular (ATX12V / EPS12V)

O preço cotado pelo craft my box (https://craftmybox.com/build/p8ad2s) deu 5 mil reais (Que é mais ou menos o máximo que eu posso pagar pelo meu pc)

Aqui estão minhas preocupações em relação a build:

1. Esse processador, existe algum outro melhor num preço parecido?
  2. Supondo que o processador continue sendo esse, preciso mesmo de um cooler próprio pra CPU ou posso usar o stock?
  3. Sobre a placa-mãe, a marca é boa? Eu sei que a BIOS deve estar atualizada para conseguir usar o R3 3200, mas acredito que na Terabyte eles vendem já atualizada a BIOS
  4. O SSD, vale a pena trocar por um com conexão M2?

Acredito que a fonte, gabinete, GPU e a RAM sejam de boa qualidade (Mas me corrijam se eu estiver errado) O gabinete vem com 4 ventoinhas mas não sei se a placa-mãe suporta, a RAM é 3200 que é o máximo que a placa-mãe parece suportar, mas se for mudar a placa-mãe talvez dê para encaixar uma RAM melhor 🤔?

Quero opiniões, não comprei nada ainda mas desses componentes o que vocês recomendam trocar, manter? Está bom assim? Dá para cortar gastos em algum lugar? Alguma dica em geral sobre a escolha de componentes?

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Tem um Pichau Gamer aqui por R$4649, Ryzen 3600, A320, 8GB, RX5600XT, 1TB HDD, 500W de fonte mas na minha opinião tem que melhorar a placa-mãe para uma B450 e adicionar mais 8GB de RAM para ficar bacana. No futuro você põe um SSD nele que fica legal.

Sua build ficou desbalanceada pelos seguintes motivos:
1 - Placa-mãe "muito boa" em relação ao restante da configuração.
2 - Fonte superdimensionada pois as builds de hoje mal consomem 200W de carga.
3 - Não precisa comprar um cooler aftermarket, o stock é suficiente.

4 - Gabinete caro demais moço, precisa disso tudo não.

Respondendo suas perguntas

Esse processador, existe algum outro melhor num preço parecido?

Tem o Ryzen 1600 que é melhor e custa pouca coisa a mais.

Ppreciso mesmo de um cooler próprio pra CPU ou posso usar o stock?
Pode usar o stock.

Sobre a placa-mãe, a marca é boa? Eu sei que a BIOS deve estar atualizada para conseguir usar o R3 3200, mas acredito que na Terabyte eles vendem já atualizada a BIOS

Provavelmente já vem atualizada para os Ryzens 3000, depende de onde estiver comprando e tem lugar que você pode pedir que atualizem a BIOS para você antes de enviearem o produto.

O SSD, vale a pena trocar por um com conexão M2?
Na minha opinião sim porque a diferença de preço é pequena e você ganha espaço no gabinete com M2.

Postado

Obrigado pela resposta completa :)

Quando você diz Ryzen 1600 se refere a versão AF? Ouvi dizer que é uma melhora grande entre essa e a original, procede isso?

Quanto a placa-mãe, tem alguma outra recomendação então?

Achei que tendo uma placa-mãe boa poderia no futuro melhorar a GPU / CPU sem muitos problemas, mas não sei se foi o pensamento correto

De fato o gabinete está muito caro, vou pesquisar por outros.

Achei uma Asus Prime B450M Micro ATX que parece boa por 650 reais. É muito difícil montar um computador num gabinete para Micro ATX se eu nunca montei nada antes?

• 2 semanas depois...
Postado
Em 19/05/2020 às 00:25, João Dini disse:

Obrigado pela resposta completa :)

Quando você diz Ryzen 1600 se refere a versão AF? Ouvi dizer que é uma melhora grande entre essa e a original, procede isso?

Quanto a placa-mãe, tem alguma outra recomendação então?

Achei que tendo uma placa-mãe boa poderia no futuro melhorar a GPU / CPU sem muitos problemas, mas não sei se foi o pensamento correto

De fato o gabinete está muito caro, vou pesquisar por outros.

Achei uma Asus Prime B450M Micro ATX que parece boa por 650 reais. É muito difícil montar um computador num gabinete para Micro ATX se eu nunca montei nada antes?

Qual é o modelo atual do seu monitor, resolução e hz ? Pretende comprar monitor novo no futuro ? Qual seria o orçamento?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...