Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa de vídeo pede fonte de potência maior: o que fazer?


Posts recomendados

14 minutos atrás, Caio Ferreira disse:

@Davi Guerreiro nunca confie nas informações que as fabricantes de placa dizem sobre ''fonte sugerida''. esta fonte que você citou consome por volta de 225W em seu pico, logo sua fonte de 550W aguenta tranquilamente.

Embora esteja certo, os fabricantes das placas exageram na "fonte sugerida", tem um porém, o sugerido pela fabricante da fonte leva em conta TODA a configuração PC e da uma estimativa e com certeza eles aumentam com uma boa folga, pôs nem toda fonte entrega realmente o que diz, então imagina se eles colocassem lá q a placa precisa de 450w como você sugere ai (225w + uns 200w eu imagino, dos outros componentes) porém é uma dessa fontes genéricas de 50 conto, ai da algum problema e a pessoa vai reclamar com o fabricante, q colocou lá 450w, a fonte também diz q dá 450w, então é pra funcionar! Inclusive pra isso serve o selo 80+, @Davi Guerreiro seria uma boa você colocar a marca e modelo da tua fonte aqui pra ter uma resposta mais exata...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
10 horas atrás, Davi Guerreiro disse:

por exemplo, tenho uma fonte de 550w, se eu comprar uma rx 5700 xt que diz requerer 650w de psu, o pc funciona direito ? vi Pc's prontos na pichau com uma fonte de 500w e essa placa neles

A informação de fonte recomendada pelo fabricante da placa de vídeo é inútil e deve ser desconsiderada:

 

9 horas atrás, Luc457x disse:

Inclusive pra isso serve o selo 80+

A Certificação 80 Plus serve para medir apenas a eficiência da fonte, e nem isso é feito direito. Esse Selo não tem muito valor. Temos muitas fontes bem ruins no mercado com certificação 80 Plus oficial:

 

 

Ter o Selo 80 Plus não garante que uma fonte será capaz de entregar o que promete com segurança. Não garante nem que a eficiência será a prometida (vida teste da Aerocool KCAS 500W no Teclab).

 

6 horas atrás, Luc457x disse:

ela é 80+ bronze, é um selo que assegura q ela entrega no mínimo 82% dos 550w (451w) quando está "trabalhando no máximo", segura essa placa sim, mas note que está quase no limite da fonte...

Seu conceito de eficiência está incorreto. A eficiência serve para medir o quanto a fonte desperdiça ao entregar determinada potência, e não para medir o quanto ela consegue entregar. Uma fonte de 550W com 80% de eficiência em carga máxima, por exemplo, deve entregar pelo menos 550W. Uma fonte de 550W com 90% de eficiência em carga máxima, por sua vez, deve entregar pelo menos os mesmos 550W.

 

A questão é a seguinte: para entregar essa potência máxima (550W), o consumo de energia seria diferente. A fonte com 80% de eficiência estaria consumindo: P = 550W / 0,8 = 688W. Por sua vez, a fonte de 90% de eficiência estaria usando: P = 550W / 0,9 = 611W.

 

A conversão de energia nunca é perfeita e por isso parte é desperdiçada na forma de calor. Quanto mais eficiente é uma fonte, menos ela desperdiça. Contudo, toda fonte decente deve entregar pelo menos a potência rotulada e isso não tem relação com a eficiência.

 

6 horas atrás, Luc457x disse:

PS: essa placa consome muita energia e é bem barulhenta mesmo.

Essa placa consome um pouco mais de energia se for comparada com as concorrentes da Nvidia. Contudo, tem uma arquitetura extremamente eficiente, principalmente ao comparar com as gerações anteriores.

 

Sobre fazer barulho, depende do modelo da placa. Não se pode generalizar. Uma placa blower, por exemplo, tende a ser bem mais barulhenta que uma custom.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 20/05/2020 às 02:55, Luc457x disse:

....ela é 80+ bronze, é um selo que assegura q ela entrega no mínimo 82% dos 550w (451w) quando está "trabalhando no máximo"....

Caro Luc457x.  

Embora já colocado pelo colega KairanD, reforço que deverias ler mais e melhor te informar antes de (des)aconselhar sobre a eficiência de qualquer fonte.

Eis ai material de leitura já postado desde 2009 e de fácil acesso, se pesquisado, dentro do fórum, pela palavra "eficiência"

 

Acredite, isso é uma colaboração...

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@faller

Em 20/05/2020 às 09:08, KairanD disse:

A informação de fonte recomendada pelo fabricante da placa de vídeo é inútil e deve ser desconsiderada:

 

A Certificação 80 Plus serve para medir apenas a eficiência da fonte, e nem isso é feito direito. Esse Selo não tem muito valor. Temos muitas fontes bem ruins no mercado com certificação 80 Plus oficial:

 

Ter o Selo 80 Plus não garante que uma fonte será capaz de entregar o que promete com segurança. Não garante nem que a eficiência será a prometida (vida teste da Aerocool KCAS 500W no Teclab).

 

Seu conceito de eficiência está incorreto. A eficiência serve para medir o quanto a fonte desperdiça ao entregar determinada potência, e não para medir o quanto ela consegue entregar. Uma fonte de 550W com 80% de eficiência em carga máxima, por exemplo, deve entregar pelo menos 550W. Uma fonte de 550W com 90% de eficiência em carga máxima, por sua vez, deve entregar pelo menos os mesmos 550W.

 

A questão é a seguinte: para entregar essa potência máxima (550W), o consumo de energia seria diferente. A fonte com 80% de eficiência estaria consumindo: P = 550W / 0,8 = 688W. Por sua vez, a fonte de 90% de eficiência estaria usando: P = 550W / 0,9 = 611W.

 

A conversão de energia nunca é perfeita e por isso parte é desperdiçada na forma de calor. Quanto mais eficiente é uma fonte, menos ela desperdiça. Contudo, toda fonte decente deve entregar pelo menos a potência rotulada e isso não tem relação com a eficiência.

 

Essa placa consome um pouco mais de energia se for comparada com as concorrentes da Nvidia. Contudo, tem uma arquitetura extremamente eficiente, principalmente ao comparar com as gerações anteriores.

 

Sobre fazer barulho, depende do modelo da placa. Não se pode generalizar. Uma placa blower, por exemplo, tende a ser bem mais barulhenta que uma custom.

sim, entendo sim como uma colaboração, e muito obrigado pela informação...
entenda isso como uma colaboração também, e não como uma resposta de um ego ferido:

  • Se eu não entendo de eletroeletrônica e não devo confiar na fabricante da placa nem na fabricante da fonte, em quem vou confiar?!
  • De que adianta uma resposta cheia de jargões técnicos e formulas de conversão se a pessoa que vai ler não sabe interpreta-las?
  • De que adianta o saber se você não sabe passa-lo de forma simples?

          Ou ainda como Einsten disse (será que foi ele mesmo? rs)

          "Se você não consegue explicar algo de modo simples, você não entendeu bem a coisa."

Não que eu tenha entendido bem também, porém pelo visto eu consegui explicar melhor a necessidade de saber o modelo da fonte para dar alguma resposta, e principalmente, eu não simplesmente disse "sua fonte é 500w e sua placa é 225w então vai funcionar", isso sim está MUITO errado e é uma completa desinformação...

  • A fonte dele está quase no máximo da capacidade contando que seja uma "fonte real", "80+" ou como queiram chamar uma fonte com boa eficiência, certo?
  • Estou certo quando digo que os fabricantes "exageram" na fonte sugerida por N motivos, como você mesmo cita em seu tópico linkado aqui na conversa, certo?

tentei explicar de uma forma mais simples...
Tirei minha conclusão pelo que vi até agora em quase todas as fontes genéricas, o problema é que os cabos de 12v geralmente não conseguem entregar a energia prometida, o rapaz quer saber se a fonte citada aguenta a placa de vídeo citada, eu pedi para ele especificar a fonte para ter certeza, pôs se ele tem uma fonte genérica não aconselharia usá-la...
Pra finalizar, quanto a placa de vídeo, se você procurar em algum fórum de OC sobre ela vera q é comum as pessoas fazerem undervolt, mas note que hora nenhuma eu falei que ela era ruim, muito pelo contrario...
de qualquer forma muito obrigado pela colaboração, vou me aprofundar no assunto e corrigir meus erros. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...