Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite, estou com a seguinte dificuldade:

Estou com dois hd, um ssd que se encontrar no driver do cd/dvd e outro hd normal que eu particionei em duas unidades, uma para arquivos pessoal e 60GB quero instalar o ubuntu.

Já baixei e instalei o ubuntu, porém quando eu altero na bios para dar boot pelo pelo pendrive, ele faz a instalação correta, porém eu reinicio o computador ele não encontra o SO do Linux, ele volta para o boot do USB que está como primário, porém qualquer opção como boot secundário no caso deixei CD/DVD que é onde está instalado meu ssd ele reconhece. Porém quando eu altero para o UEFI(acho que é isso) ele inicia pelo ssd normal. 

Postado
1 hora atrás, gustavopmendes disse:

dois hd, um ssd que se encontrar no driver do cd/dvd e outro hd normal que eu particionei em duas unidades, uma para arquivos pessoal e 60GB quero instalar o ubuntu.

Já baixei e instalei o ubuntu, porém quando eu altero na bios para dar boot pelo pelo pendrive, ele faz a instalação correta, porém eu reinicio o computador ele não encontra o SO do Linux, ele volta para o boot do USB que está como primário, porém qualquer opção como boot secundário no caso deixei CD/DVD que é onde está instalado meu ssd ele reconhece. Porém quando eu altero para o UEFI(acho que é isso) ele inicia pelo ssd normal

O USB estar como primário não muda nada nesse caso. Se está assim e você tem algo com boot numa porta USB vai carregar normalmente

A identificação de CD/DVD não tem a ver com SATA e sim com o tipo de dispositivo. Você mudar no BIOS --- sim, BIOS é masculino como em Sistema Básico de Entrada e Saída que é o que significa a abreviatura --- e incluir o DVD na sequência de boot não muda nada. O sistema vai tentar achar algo assim para boot e não vai ter nenhum.

Os discos SATA tanto o SSD quanto o HD vão estar na lista de discos e lá você tem uma opção de escolher por qual deles vai carregar o sistema. Se tiver quatro discos vai er lá 4 opções em Boot Sequence ou Boot Order ou sei lá. Cada fabricante usa uma nomenclatura.

Portáteis em geral tem uma tecla que acessa isso, Boot Options e aparece na tela na hora do boot.

F2 acho que nos Dell. F7 em outros ou F10. E lá aparece a lista dos discos. Mais prático que usar o setup.  Qual a marca de sua máquina?

No entanto em geral o que eu uso em máquinas assim, mesmo quando são discos com windows, é usar uma partição pequena e instalar o grub, o gerenciador de boot do linux. Acho que sabe que ele mostra um menu de sistemas para carregar e vão aparecer as instalações de Windows e Linux num menu e tal. Tem um timeout e umas opções.

A configuração que eu uso é a que carrega sempre o último sistema usado, acho que no Ubuntu você configura GRUB_DEFAULT=true e coloca uma linha savedefault em todas as entradas de sistema na configuração em /boot/grub2/grub.cfg que você queira salvar.

A instalação do grub em geral acha e cria uma entrada para todas as partições com Windows ou Linux nos seus discos e a lógica é que se eu estou usando Ubuntu e reinicio a máquina ela entra com Ubuntu de novo. Se era Windows volta com Windows. E se eu quero mudar o menu do grub fica na tela pelo tempo que eu determinei e é só usar as setas e trocar. E depois que eu trocar ela salva o nome do último porque todas as entradas tem o tal savedefault.

Escreva se não entendeu do que estou falando.

Postado
14 horas atrás, gustavopmendes disse:

Porém quando eu altero para o UEFI(acho que é isso) ele inicia pelo ssd normal.

Isso indica que o SSD está no formato GPT, verifique se o HD também está no formato GPT

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...