Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

B450M Steel Legend NVME no M2_2


LMP
Ir à solução Resolvido por Detetive Virtual de SSDs,

Posts recomendados

Bom dia,

 

Pessoal encontrei bastantes informações pesquisando, porém alguns lugares dizem que é possível usar M2 NVME no M2_2 com menor performance e outros que não funciona, pois de acordo com as especificações:

- 1 x Soquete M.2 (M2_2), suporta módulos M Key 2230/2242/2260/2280 M.2 SATA3 6.0 Gb/s*

*O M2_2 e o SATA3_3 compartilham vias. Se qualquer um deles estiver em uso, o outro será desabilitado.

**SSD NVMe como discos de boot
Suporta ASRock U.2 Kit

 

Alguém sabe me dizer ou tem experiência com isso?

 

Agradeço desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, rodrigo.dcvieira disse:

 

so pega um nvme e um sata.. 

 

tenho a mesma placa e uso na mesma configuração

Você tentou colocar um NVME no M2_2 e não funcionou?

 

Será que uma Placa Adptador NVME PCI-E 4x funciona bem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@LMP Olá, boa dia.

 

Caro colega a placa-mãe B450 da ASRock modelo Steel Legend possuem 2 modelos, a ATX(B450-Steel Legend) e a Micro-AXT(B450M-Steel Legend).

Com relação aos Slots M.2 ambas as micro-ATX e a ATX possuem 2 slots M.2 para utilizar até 2 SSDs. Porém a placa ATX ela suporta em seu segundo slot apenas SSDs NVMe PCIe 3.0 x2 ou SATA III ou seja de 16Gbps enquanto seu 1º slot já suporta os NVMe de 32Gbps(x4).

 

Já a micro-ATX ela oferece suporte apenas a SSDs SATA M.2 em seu segundo slot, não tendo compatibilidade com SSDs NVMe em seu segundo slot.

 

Além do mais a micro-ATX ao se utilizar qualquer SSD em seu slot M.2_2 a porta SATA3_3 é desativada pois compartilha de mesmo barramento com o M.2 

Já a ATX, ao usar um NVMe x2 ou um SATA, as portas SATA3_3 e SATA3_4 são desabilitadas.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, GabrielLP14 disse:

@LMP Olá, boa dia.

 

Caro colega a placa-mãe B450 da ASRock modelo Steel Legend possuem 2 modelos, a ATX(B450-Steel Legend) e a Micro-AXT(B450M-Steel Legend).

Com relação aos Slots M.2 ambas as micro-ATX e a ATX possuem 2 slots M.2 para utilizar até 2 SSDs. Porém a placa ATX ela suporta em seu segundo slot apenas SSDs NVMe PCIe 3.0 x2 ou SATA III ou seja de 16Gbps enquanto seu 1º slot já suporta os NVMe de 32Gbps(x4).

 

Já a micro-ATX ela oferece suporte apenas a SSDs SATA M.2 em seu segundo slot, não tendo compatibilidade com SSDs NVMe em seu segundo slot.

 

Além do mais a micro-ATX ao se utilizar qualquer SSD em seu slot M.2_2 a porta SATA3_3 é desativada pois compartilha de mesmo barramento com o M.2 

Já a ATX, ao usar um NVMe x2 ou um SATA, as portas SATA3_3 e SATA3_4 são desabilitadas.

 

 

Entendi, estou me referindo ao modelo B450M.

 

Será que usando o slot PCIe 2.0 4x com adaptador funciona bem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, GabrielLP14 disse:

@LMP Sim funcionaria.

 

 

51 minutos atrás, rodrigo.dcvieira disse:

 

nao funciona!!

 

 

deverá funcionar sim

 

Só estou na dúvida qual adaptador comprar, fica assim os SLOT:

 

CPUs AMD série Ryzen (Matisse, Summit Ridge e Pinnacle Ridge)
- 1 x slot PCI Express 3.0 x16 (PCIE2: modo x16)*  em uso pela VGA.
- 1 x slot PCI Express 2.0 x16 (PCIE3: modo x4)

- 1 x slot PCI Express 2.0 x1

 

No caso seria o PCI Express 2.0 x16 (PCIE3: modo x4), mas vi que tem vários tipos de adaptadores para NVME PCI-E

 

Vi assim:

https://prnt.sc/skgfin

 

E assim:

http://prntscr.com/skghib

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, LMP disse:

No caso seria o PCI Express 2.0 x16 (PCIE3: modo x4), mas vi que tem vários tipos de adaptadores para NVME PCI-E

 

Vi assim:

https://prnt.sc/skgfin

 

E assim:

http://prntscr.com/skghib

 

 

ambos irao funcionar.. entretanto essa 2 opcao ai deve ser para quem vá fazer raid de SSDs, o que nao vejo muita vantagem.. o primeiro modelo é bom e mais pratico porque se encaixa como uma placa de video mas nao precisa ter espelho traseiro pra ficar fixo, o q é uma vantagem na hora de plugar ou desplugar por qualquer motivo q seja

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/05/2020 às 11:18, LMP disse:

Bacana, vou comprar um e depois posto o resultado.

 

Sobre o Windows o ideal é instalar NVME ou no SSD normal?

 

o nvme é mais rápido ne, entao nao faz sentido você comprar um nvme pra nao instalar o windows nele.. pelo menos o meu é instalado no nvme

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Uma duvida a respeito do tema, se eu instalar o windows no slot m2_2 (que aceita apenas sata) vai dar certo? porque na descrição da B450M no site da entender que a inicialização so pode ser feita pelo nvme
Por enquanto so tenho o ssd m.2, futuramente vou comprar o nvme

Onde está com os dois asteriscos "**"
 

- 1 x Soquete M.2 (M2_2), suporta módulos M Key 2230/2242/2260/2280 M.2 SATA3 6.0 Gb/s*

*O M2_2 e o SATA3_3 compartilham vias. Se qualquer um deles estiver em uso, o outro será desabilitado.

**SSD NVMe como discos de boot

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...