Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC Funcionou por pouco tempo e não liga mais


Ir à solução Resolvido por hjunior17,

Posts recomendados

Saudações galera

 

Meu setup:

placa-mãe: Gigabyte B450 Aorus M

Processador: Ryzen 5 1600 (AF)

Memória RAM: 2x8 XPG 3000Mhz

Placa de vídeo: Asus Arez RX 580 8GB

SSD: Adata 256GB

HD: 1 TB

Fonte: Corsair CX 550 Bronze

Gabinete: Cooler Master MB520

 

Obs: Os produtos foram comprados na loja Kabum.

 

Seguinte, montei meu computador ontem e na primeira vez que fui ligar pelo botão power iniciou de boa por uns 10-15 minutos (nesse momento estava ocorrendo a instalação do Windows), após esse tempo ele desligou sozinho.

Então religuei mas voltou a desligar novamente com menos tempo do que a primeira vez e assim sucessivamente até não conseguir ligar mais.

O que acontece quando eu tento religar é que a ventoinha da fonte apenas tem um pequeno balanço, enquanto o processador dá até uma giradinha.

Depois disso desmontei todo o computador limpando todos os componentes da placa-mãe e montei numa bancada na mesa fazendo os testes funcionando sem HD, Placa de Vídeo e memórias. O mesmo problema persistiu, de primeiro momento imaginei que fosse a placa-mãe pois poderia haver algum curto e a fonte não armar por entrar em 'modo de segurança'.

Mas lembrei que eu tinha uma fonte antiga guardada aqui e resolvi testar, conectei o cabo de 24 pinos da placa-mãe e o ATX e o computador funcionou. Então provavelmente o problema está na fonte.

Realizei alguns testes básicos com a fonte da Corsair fazendo um jumper naquele chicote de 24 pinos e a fonte reage da mesma forma quando estava montada no computador apenas balança a ventoinha.

Fiz o mesmo teste na velha e ela liga normalmente.

Fiz também medições com o multímetro e com a fonte da Corsair, medi os pinos e só chegam a 2.5V ou menos.

Na velha eles batem 4.92~5V, ou seja, dentro dos padrões.

 

Então galera gostaria de saber se alguém já teve um problema parecido com este ainda mais por ser um produto novo e funcionar por alguns minutos e depois não funcionar mais. Se alguém também já precisou acionar o RMA da Corsair gostaria de ter um feedback se atendem rápido ou não.

Eu já abri ticket na Corsair e na Kabum, estou aguardando retorno

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@hjunior17

Olha, pode ser que tenha acontecido algum surto de energia na hora, danificando ela... Infelizmente picos de luz não tem hora...

Acho difícil ser um problema da Kabum ou da Corsair, já que segundo você a fonte funcionou por algum tempo. (Mas quem sabe..)

4 minutos atrás, hjunior17 disse:

Realizei alguns testes básicos com a fonte da Corsair fazendo um jumper naquele chicote de 24 pinos e a fonte reage da mesma forma quando estava montada no computador apenas balança a ventoinha.

A ventoinha só "balançar" pode ser normal, algumas fontes não ligam a ventoinha se não necessário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@hjunior17 Acione a troca/garantia da fonte. Acontece às vezes de componentes virem com defeito, para isso temos garantia. Observe bem se a outra fonte que está usando é de qualidade, pois se não for pode muito bem reduzir a vida útil de seus componentes. Se não for, aguarde o retorno da Kabum/Corsair, ou acione a devolução junto à loja ao invés de solicitar garantia, assim comprando outra depois.

 

Quando for fazer montagens, evite a todo custo insistir no funcionamento do PC quando ele apresenta erros do tipo. Parece que pela ventoinha não estar funcionando a fonte desarmou por superaquecimento. Nessa hora que ela desliga abruptamente com o windows instalando, você poderia bem ter danificado seu HD ou SSD. Se um erro do tipo voltar a ocorrer, faça testes para evitar que outros componentes sejam danificados antes de tentar utilizar normalmente. Fonte com ventoinha que não roda é PT na certa, pois ela gera muito calor.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@hjunior17 Acione a troca/garantia da fonte. Acontece às vezes de componentes virem com defeito, para isso temos garantia. Observe bem se a outra fonte que está usando é de qualidade, pois se não for pode muito bem reduzir a vida útil de seus componentes. Se não for, aguarde o retorno da Kabum/Corsair, ou acione a devolução junto à loja ao invés de solicitar garantia, assim comprando outra depois.

 

Quando for fazer montagens, evite a todo custo insistir no funcionamento do PC quando ele apresenta erros do tipo. Parece que pela ventoinha não estar funcionando a fonte desarmou por superaquecimento. Nessa hora que ela desliga abruptamente com o windows instalando, você poderia bem ter danificado seu HD ou SSD. Se um erro do tipo voltar a ocorrer, faça testes para evitar que outros componentes sejam danificados antes de tentar utilizar normalmente. Fonte com ventoinha que não roda é PT na certa, pois ela gera muito calor.

Pois é, infelizmente tive azar de um componente deste vir com defeito.

A fonte que usei pra teste não é de boa qualidade, não deixei ligado por mais do que 1 minuto com ela, foi apenas para tirar a prova que o problema era na fonte.

Obrigado pelo comentário

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@hjunior17 Cara, esse azar eu tenho regularmente pelo simples volume de componentes que eu compro para montagens. A cada 20 algum vem morto. O mais comum hoje é placa-mãe, mas acontece com todos os outros também. HDs danificados são mato por sinal, mesmo que funcionem sempre testo para ver se estão íntegros.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Resultados do meu problema.

Eu tinha urgência para colocar o computador em funcionamento e acabei comprando outra fonte da mesma marca, confiando mais uma vez na Corsair, dessa vez comprei o modelo CX 650.

A Kabum e a Corsair demoraram 5 dias para responder a garantia do site deles, no caso da Kabum após 3 dias coloquei a reclamação no reclameaqui.com e no dia seguinte me responderam informando os procedimentos para envio do produto e com o código dos Correios de Logística Reversa, ou seja, não tive despesas com envio. Agora é aguardar o produto chegar lá para eles me darem o feedback de um possível reembolso ou crédito no site.

Hoje peguei a nova nos Correios, funcionei numa bancada e graças a Deus nenhum problema com os outros componentes. Coloquei no gabinete e continuou funcionando perfeitamente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Solução

Resultado RMA Kabum
Fiz o envio da fonte no dia 29/05/2020 e o custo foi por conta da Kabum que me enviou por e-mail um código de logística reversa por envio PAC.

O produto chegou no destino no dia 09/06/2020 (7 dias úteis) em Limeira/SP.

Obtive retorno do RMA hoje dia 18/06/2020 informando que o valor que paguei pela fonte será devolvido.

Agora é aguardar o dia em que serei reembolsado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...