Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Memória DDR4-3200Mhz trabalhando em 2133Mhz stock


Ir à solução Resolvido por Giovanni Buturi,

Posts recomendados

Boa noite. Comprei o seguinte PC pela internet, chegou hoje:

CPU - Ryzen 5 3600X

MB - Asus B450 Gaming

GPU - Rx 5700xt 8GB PowerColor Red Dragon

RAM - 2x8 Corsair Vengeance DDR4 3200Mhz

Fonte - KCAS 600W

SSD Kingston - 250GB

HD - 1TB

WC - Cooler Master

 

Conectei o PC, tudo corretamente (o cabo de força está ligado em um estabilizador).


Ligou corretamente. Abri o CPU-Z. Memórias trabalhando em 2133 Mhz (Dual channel). Sabia que seria o caso, visto que tive que alterar na BIOS no meu antigo PC para que as RAM trabalhassem em frequências maiores.

 

Reiniciei o PC, abrindo a BIOS -> Advanced Setting -> Na opção de selecionar o Clock da memória já estava setado para trabalhar em 3200 Mhz, o que me deixou bem confuso. Na página principal da BIOS a memória está como trabalhando em 2133 Mhz mas na página de overclock de memória estão setadas para trabalhar em 3200 Mhz.

 

OK. Apertei F10 + enter para salvar e sair da BIOS. PC fica ligando e desligando, como se não conseguisse dar start-up. Após 3 ou 4 vezes, o PC abre aquela tela de aviso, que foi desligado incorretamente e solicita que aperta F1 para entrar na BIOS novamente. Toda vez que volto para BIOS e tento sair o PC fica nesse loop infinito para inicializar.

Desliguei o PC no botão de força e ele inicializou normalmente. Abro o CPU-Z, bem como o gerenciador de tarefas e em ambos a memória está trabalhando ainda em 2133 Mhz.

 

Como resolver esses dois problemas? Preciso que a RAM trabalhe em 3200 Mhz e não quero esse bug de não conseguir inicializar depois que saio da BIOS.

 

Agradeço a atenção.

 

Att,

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não é bug e sim sua placa-mãe não tá conseguindo manter a frequência da memória em 3200mhz. E após algumas reinicializações ele volta à BIOS default que é 2133mhz.

 

Nesse caso você tem algumas opções:

1 - Atualizar a BIOS para uma versão mais recente, com maior compatibilidade de memória.

2 - Diminuir a frequência para 3000mhz ou até 2666mhz

3 - Manter em 3200mhz mas terá de aumentar as tensões e/ou aumentar a latência até que o sistema fique estável.

 

Eu tentaria a 1 e caso não funcionasse 2 pois a 3 tem que ter muita paciência pra conseguir acertar.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Giovanni Buturi Existe sim a possibilidade de causar algum dano aumentando as tensões porém ele é bem baixo se for feito com cuidado e paciência com pequenos aumentos incrementais da tensão até o sistema ficar estável.

 

Para atualizar a BIOS cada fabricante costuma inserir uma ferramenta dentro da Bios chamada Alguma-Coisa-Flash. Então você baixa a nova BIOS no site do fabricante, coloca o arquivo em um pendrive, reinicia o PC, entra na BIOS, acessa a ferramenta de atualização e escolhe o arquivo do pendrive. Procure uns vídeos no youtube pra pegar o jeito caso cogite fazer isso.

Como você é leigo eu diria que o melhor a se fazer é por a memória para trabalhar em 3000mhz, se não der pode por em 2666mhz que a diferença de desempenho de 2133mhz pra 2666mhz é até boa porém de 2666mhz pra 3200mhz nem é tão grande.

 

2_gta-v_ryzen-3000-memory-benchmark.png

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Giovanni Buturi Então amigo, vi que você utiliza estabilizador, recomendo que deixe de utilizar e ligue o computador diretamente na tomada, pois corre risco de você danificar a sua fonte e danificar com ela seus componentes. Recomendo que use um filtro de linha, de qualidade, recomendo os da Clamper. Veja o vídeo:

 

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pelo esclarecimento.

 

As RAM estão funcionando a 2666 Mhz agora, não consegui setá-las para 3000 Mhz, continua reiniciando... ainda não entendo o por que, já que antes de comprar o PC verifiquei se a MB aceitava frequências de 3200 Mhz e pelo visto aceita.

 

O único jeito então seria alterando as tensões na BIOS? (A BIOS está na última versão já)

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Giovanni Buturi É porque a memória é composta por chips de memória (esses quadradinhos pretos no pente) que possuem diferentes especificações e fabricantes. Eu não sei te informar quais são os fabricantes e diferentes tipos que existem porém sei que os processadores Ryzens tem maior afinidade com memórias que foram feitas usando chips da Samsung B-Die.

Pra piorar você pode comprar 1 pente de 8GB da Corsair 3200mhz que foi feito com chips da Samsung e outro pente idêntico só que este foi feito com chips da Hynix que não terá a mesma aceitação, assim por dizer.

Nas especificações da sua placa-mãe consta que ele suporta 2666mhz e que qualquer coisa acima disso terá de ser feito um Overclock (OC) conforme imagem abaixo:

placamae.jpg

 

Você removeu o estabilizador conforme o @Harryzinn sugeriu? Estabilizador diminui a vida últil das fontes, faz elas trabalharem "em dobro" além de injetarem pequenos surtos quando tentam corrigir a tensão (quando dá aqueles TLECS).

Para estabilizar um overclock de memória você pode tentar aumentar as latências, aumentar a tensão da memória em sim, aumentar a tensão do SoC e de outros elementos também. Eu não arriscaria.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@grievous Muito obrigado pelos esclarecimentos!


@Harryzinn  Removi o estabilizador e conectei o PC diretamente na tomada.

 

Quanto às memórias RAM, entrei em contato com a empresa que me vendeu o PC e vou tentar resolver com eles, vou sugerir uma troca de placa-mãe, mesmo que eu arque com a diferença no valor.

 

Obrigado pela atenção de todos, sanaram todas as minhas dúvidas!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Giovanni Buturi De quebra seria legal comprar um filtro de linha da clamper. Ele alivia o trabalho da fonte e te protege contra surtos de tensão! Custa R$45 na Pichau esse Energia 5 e ele tem até um microsdisjuntor que desarma caso em caso de superaquecimento ou sobretensão.

Lembrando que você não atingir os 3200mhz está mais relacionado com a memória e do que com a placa-mãe, que existe a possibilidade de mesmo com a troca da placa-mãe o problema persista.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@grievous Bom dia grievous,

 

Depois de muito pesquisar sobre a questão da frequencia da RAM, consegui resolver da forma mais simples. Troquei dos sockets 1 e 3 para o 2 e 4. Achei em algum lugar que os sockets 2 e 4 eram os "principais" para minha placa-mãe. Logo que troquei em entrei na BIOS e eles reconheceram 3200Mhz.

 

Muito obrigado pela dica referente ao filtro de linha, vou seguir com toda certeza!

 

Tenham uma ótima semana.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...