Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fan frontal sem abertura no gabinete


Posts recomendados

@Daniel Tersariol sua placa-mãe provavelmente suporta XMP sim, mas com outro nome. As Gigabyte por exemplo costumam por o nome de D.O.C.P. tem outra marca que é EOCP. Veja seu manual. No site da sua placa não tem ele para baixar e não tenho nenhuma similar em mãos para testar.

 

Sobre preço, no Aliexpress tem kits baratos. No MercadoLivre também. Tem que pesquisar com calma, atentando se vai poder ligar na energia do próprio PC, pois ninguém merece cabo saindo do gabinete de qualquer jeito para ligar na tomada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia @WOZ Dods  e demais 

Desculpa o wall, mas estive"lurkando" o fórum nesse tópico e me cadastrei só pra responder, porque tenho também algumas dúvidas.

Achei sua ideia bem interessante pois pretendo montar um PC do zero em breve, e estava olhando ventoinhas com kit RGB endereçável bom eram os olhos da cara.

Eu gosto muito da cor branca então acho que vou mandar um kit desse da deepcool conforme sua sugestão (de marcas que gosta) 

https://www.pichau.com.br/ventoinha-deepcool-wind-blade-120-led-branco-dp-fled-wb120wh?gclid=CjwKCAjwk6P2BRAIEiwAfVJ0rDcRFaqe6u1osquePuJm_Y4WrWSsXRvM53gUrz0FBeOI71CmKSHbkBoCX1MQAvD_BwE

 

Só que eu não sou só gamer, terei um escritório em casa para uso profissional também do PC e não quero aceso os leds o tempo todo. Será que existe um on/off nessa joça? Senão vou apenas comprar o cooler sem led mesmo (aquele da deepcool q você linkou é a opção mais barata q gostei). E acho que em qualquer caso vou complementar com uma led strip (possivelmente RGB endereçado com controle via software? Enfim, pesquiso a fundo isso depois). 

 

Queria saber mesmo o seguinte: Quero se possível montar um setup com gabinete micro ATX. O setup seria provavelmente um Ryzen 7 2700 (ou R5 3600) + RX 5700 xt + B450M com dissipadores nos VRM. Será q um micro ATX com bom airflow (com máximo de fans possivel) atenderia bem minha ventilação? Eu pensei nesses gabinetes até o momento: 

 

https://www.pichau.com.br/hardware/gabinete-aerocool-aero-one-mini-lateral-vidro-temp-preto-aero-one-mini-g-bk-v1

 

Ou

 

https://www.terabyteshop.com.br/produto/12925/gabinete-gamer-cooler-master-masterbox-nr400-mini-tower-vidro-temperado-com-2-fan-black-s-fonte-mcb-nr400-kgnn-s00?gclid=CjwKCAjwk6P2BRAIEiwAfVJ0rLV1Oa0gc7oiv3UFxV3XXXJ9FTzxr0WnD4CrsxBAx9F3shqb3Y4jYxoCV50QAvD_BwE

 

Desde já agradeço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thomas Thorun ambos os gabinetes são muito bons. Não tem como errar escolhendo qualquer um desses.

 

As placas mãe com RGB hoje permitem controle total da iluminação, podendo-se desligar, colocar a iluminação no ritmo da música, vários efeitos diferentes, etc.

Montei muitos PCs com ventoinhas iluminadas. É bem legal, mas acredito que tiras de LEDs também sejam uma excelente alternativa. As tiras de LEDs só precisam do conector compatível com a placa-mãe para funcionarem e um ou mais splitters dependendo do modelo da placa-mãe e quantas você pretende utilizar. Alguns gabinetes já vem até com o splitter, mas geralmente o que vem pré instalado já vem com todas as conexões ocupadas. 

 

Placas mãe das marcas MSI, Asus e Gigabyte geralmente vem com pelo menos uma conexão RGB, e essas são as mais fáceis de configurar e instalar. Ainda sim, observe bem os programas em vídeos do youtube para ver se lhe agrada o funcionamento e nível de controle de cada uma antes de escolher.

 

Sobre CPU, recomendo muito que opte pelo R5 3600. Além de ter desempenho superior, ele consome menos e estressa menos o VRM. Um colega aqui do fórum postou outro dia o vídeo comparando os dois modelos de CPU, e o VRM da MB atingia temperaturas críticas com o 2700.

 

2 horas atrás, Thomas Thorun disse:

E acho que em qualquer caso vou complementar com uma led strip (possivelmente RGB endereçado com controle via software? Enfim, pesquiso a fundo isso depois). 

Existem LED strips do tipo, tem que ver se o preço compensa. Pesquise no Aliexpress também, costuma ser bem barato lá. Veja no MercadoLivre também, pois talvez tenha sorte de encontrar estoques que ainda não tem repasse da alta do dólar.

 

Enfim, crie um tópico seu para irmos papeando sobre as escolhas e você ir adicionando dados sobre equipamentos e tudo mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve galera, procurando alguns fans para gabinete, me deparei com um VINIK CF 120 segue as specs

 

informações do produto

Fique frio mesmo nos momentos de mais exigência ao seu processador. 
Ficha Técnica
Marca: Vinik
Modelo: CF120
Velocidade do Ventilador (RPM) : 1200 - 1300
Fluxo de Ar (CFM): 55.7
Pressão (mm-H2O): 3.45
Nível de ruído: (dBA): <31

 

Alguem sabe me dizer se essas fans sao boas ? pretendo colocar 2 fans na frente do gabinete

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Samuel Sousa da Silva As especificações são boas, mas a durabilidade é difícil de prever. Compreenda que Vinik é uma marca genérica na melhor das hipóteses. Se encontrar ventoinhas de marcas renomadas como Cooler Master, Thermaltake, Aerocool, Deepcool ou Noctua, essas tem uma perspectiva de durabilidade muito melhor. Não tem coisa pior do que comprar um produto de preço similar às boas marcas só para descobrir depois que não prestam. Vai de você, as especificações são boas. Eu passo marcas OEM sempre por saber que é uma loteria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods ola de novo, entao eu estava vendo umas instalaçoes daquelas fitas de led rgb que voce me falou, e eu vi que eles so conectam os cabos extensores com as fitas e depois com a fonte que vem com as fitas e conecta o pino na fonte e o cabo amolex na fonte do pc, e ai o cara consegue controlar pelo controle que vem, sera que eu nao consigo tambem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Daniel Tersariol Nesse caso você tem que comprar o kit, não somente a fita. Existem produtos no mercado que já vem completos e só é necessário instalar como você falou, mas os que eu postei mesmo são só a fita, apesar de as fotos mostrarem os demais componentes. Quem tem a placa-mãe compatível só precisa comprar as fitas e extensões ou splitters.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods nossa que propagando enganosa, mostra no site um monte de coisa o que vem e nao vem nada

adicionado 1 minuto depois

@WOZ Dods https://www.terabyteshop.com.br/produto/11526/fita-de-led-deepcool-rgb-350-dp-led-rgb350 olha a primeira foto, se compra pensando que vem tudo achando que vai ser fácil instalar e so vem a fita

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Daniel Tersariol Quando só existe uma saída, você pode colocar mais de uma fita ou cooler usando um splitter ou placa divisora externa. Existem muitos desses à venda no mercado livre e nas lojas. Observe que não é recomendado instalar um grande volume de dispositivos através desse tipo de divisor, pois pode sobrecarregar a porta. Alguns falam em até 5 dispositivos RGB conectados simultaneamente no mesmo divisor, mas outros falam de 3. Para fitas, inclusive, o comprimento e quantidade de LEDs tem que ser fatorado.

 

Recomendo que leia este artigo para entender como funciona a relação de consumo e número de dispositivos: https://www.ekwb.com/blog/leds/

Observe que você terá de consultar o manual de sua MB para saber o valor que usará na base de seus cálculos. Você sempre pode simplesmente optar por adquirir um controlador externo, pois afinal sua MB sequer tem o programa de controle disponível para download, sugerindo que os pinos da placa-mãe podem muito bem não funcionar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods é acho que vou comprar um controlador e colocar as fitas de led nele, acho que não funciona mesmo pois essa marca de placa-mãe é bem ruim, alem da bios ser bem ruim e muito bagunçada não tem coisas básicas, então galera se for comprar placa-mãe tenta evitar comprar a marca colorful

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, Daniel Tersariol disse:

@WOZ Dods é acho que vou comprar um controlador e colocar as fitas de led nele, acho que não funciona mesmo pois essa marca de placa-mãe é bem ruim, alem da bios ser bem ruim e muito bagunçada não tem coisas básicas, então galera se for comprar placa-mãe tenta evitar comprar a marca colorful

MSI, Asus e Gigabyte hoje todas vem com controlador de RGB. Colorful é tão raro em placa-mãe que eu nunca nem peguei uma na mão para ver.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Daniel Tersariol Redragon é uma marca chinesa de qualidade mediana para medíocre. A durabilidade de periféricos deles é baixa, pois eles utilizam materiais e componentes de qualidade inferior aos que marcas mais sérias utilizam. Essa é minha visão da marca como um todo, mas se você quiser economizar uns trocados, é uma marca melhor do que os genéricos chineses do aliexpress, por exemplo. Pessoalmente eu considero economia porca, pois produtos de qualidade duram muito mais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/05/2020 às 12:00, WOZ Dods disse:

@Samuel Sousa da Silva As especificações são boas, mas a durabilidade é difícil de prever. Compreenda que Vinik é uma marca genérica na melhor das hipóteses. Se encontrar ventoinhas de marcas renomadas como Cooler Master, Thermaltake, Aerocool, Deepcool ou Noctua, essas tem uma perspectiva de durabilidade muito melhor. Não tem coisa pior do que comprar um produto de preço similar às boas marcas só para descobrir depois que não prestam. Vai de você, as especificações são boas. Eu passo marcas OEM sempre por saber que é uma loteria.

você sempre recomenda essas né? Os coolers (ventoinhas) da Corsair são bons?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thomas Thorun Corsair, Noctua, bequiet, dentre outras, são ótimas marcas, mas são raras de se ver no mercado nacional e, quando aparecem, raramente tem bons preços. Se encontrar Corsair a bons preços pode comprar. Pessoalmente eu nem procuro mais, vou direto nas que são mais comuns.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Daniel Tersariol Se o conector for o mesmo, sim. Não conheço o modelo específico que está se referindo, mas controladores em geral tem pinagens que são compatíveis com outros tipos de dispositivos. Basicamente coolers e outros componentes são, para todos os efeitos, fitas de LED, que por sua vez são LEDs em série.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods cara eu to achando que minha placa-mãe nao possui controlador via software, mas eu achei um daqueles "filtro de linha" que voce coloca no rgb header da placa-mãe e voce tem mais um monte de entrada, tipo um controlador so que ligado na placa-mãe, e vi que esse do ali express voce podia controlar pelo aura sync, sera que se eu conectar esse na minha placa-mãe eu consigo controlar tudo do meu pc(ligado la) pelo software ou so em placas da asus que sao compativeis com esses "filtros de linha" para controlar pelo aura sync 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/05/2020 às 14:47, Daniel Tersariol disse:

@WOZ Dods cara eu to achando que minha placa-mãe nao possui controlador via software, mas eu achei um daqueles "filtro de linha" que voce coloca no rgb header da placa-mãe e voce tem mais um monte de entrada, tipo um controlador so que ligado na placa-mãe, e vi que esse do ali express voce podia controlar pelo aura sync, sera que se eu conectar esse na minha placa-mãe eu consigo controlar tudo do meu pc(ligado la) pelo software ou so em placas da asus que sao compativeis com esses "filtros de linha" para controlar pelo aura sync 

Cada marca tem seu software e seu sistema próprios de controle de RGB. Se sua placa-mãe não tem um software produzido pela fabricante dela, não importa qual "filtro de linha" (na verdade isso é justamente o splitter ou controlador que eu mencionei antes) você conecte, pois não vai funcionar. Se sua placa-mãe não tem o software, não adianta conectar nada nela. Recomendo que entre em contato com a fabricante e questione isso, pois o software deveria estar disponível no site e não está. Talvez esteja em outra parte do site, mas talvez os conectores na placa-mãe realmente não sirvam para nada. Isso é o que você tem que descobrir perguntando de outras pessoas que tem a mesma MB ou o fabricante. Se fosse uma Asus, Gigabyte, MSI ou até Asrock, era só baixar o aplicativo deles e pronto. 

Uma coisa que você pode fazer é ver no CD que vem com a placa-mãe se esse software está disponível. De repente a solução está aí na sua mão e você não viu ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...