Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

recomendação para um upgrade


Posts recomendados

Pessoal, eu tava querendo fazer um upgrade

Tenho essa máquina desde setembro de 2014, tirando a 1060 que comprei em 2017

 

Processador Core i5-4460 3.2GHz
placa-mãe Asus B85M-E/BR
Placa de Vídeo GeForce GTX 1060 Asus ROG Strix Gaming 6GB Edition
16GB de RAM
HD Western Digital 1TB
SSD Kingston 120GB
Fonte Corsair CX600
Gabinete Thermaltake V3 Black Edition

 

Até o ano passado tava indo bem, mas agora o I5 4460 não tá aguentando muito, tá ficando 100% as vezes nos jogos.

Tava pensando em um  Core i5-9400, é uma boa? E qual placa-mãe? Alguma aí na base de 500 reais.

O resto da máquina eu posso aproveitar ou é bom trocar mais algo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@hellshock quanto tem para gastar ? pois no minimo vai uns 1500 a 2000 para trocar esse i5 + ram + mobo 

4 horas atrás, hellshock disse:

Tava pensando em um  Core i5-9400, é uma boa?

não recomendo nem os 9XXX e nem os 10XXX veja um ryzen  5 3600 ou Ryzen 5 1600 AF e se vier com preço bom um Ryzen 3 3300X/3100

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, hellshock disse:

Pessoal, eu tava querendo fazer um upgrade

Tenho essa máquina desde setembro de 2014, tirando a 1060 que comprei em 2017

 

Processador Core i5-4460 3.2GHz
placa-mãe Asus B85M-E/BR
Placa de Vídeo GeForce GTX 1060 Asus ROG Strix Gaming 6GB Edition
16GB de RAM
HD Western Digital 1TB
SSD Kingston 120GB
Fonte Corsair CX600
Gabinete Thermaltake V3 Black Edition

 

Até o ano passado tava indo bem, mas agora o I5 4460 não tá aguentando muito, tá ficando 100% as vezes nos jogos.

Tava pensando em um  Core i5-9400, é uma boa?

 

A nona geração da intel infelizmente é uma plataforma que também já morreu, visto as atualizações que fizeram na décima.

Neste caso a linha Ryzen é muito mais negócio atualmente pela quantidade de threads que possui evitando justamente esse problema de ser totalmente utilizado.
Agora se você tem preferência por intel sugiro aguardar a chegada da décima geração onde os i5 virão no mesmo patamar dos ryzen com 6 núcleos e 12 threads (o i5 9400F é 6/6).

 

5 horas atrás, hellshock disse:

E qual placa-mãe? Alguma aí na base de 500 reais.

 

De Nessa casa de 500 reais apenas placas básicas como A320. Neste caso eu recomendaria ao menos uma B450, mas estão bem carinhas no momento.

 

5 horas atrás, hellshock disse:

O resto da máquina eu posso aproveitar ou é bom trocar mais algo?

 

Pode aproveitar apenas HD, fonte etc. placa-mãe e memória teria que trocar caso faça um upgrade do processador.

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@hellshock Você tem um ótimo sistema, minha recomendação seria comprar um Xeon e espetar nessa placa-mãe aí. Esse Xeon E3-1271-V3 seria equivalente à um i7-4790, dá para encontrar ele por ~R$400 no Aliexpress! Ele consta na lista de processadores suportados pela sua placa-mãe então é só por e ser feliz, contanto que sua BIOS esteja na versão que reconhece ele.

 

Você não pode usar o cooler stock do i5 nele então caso não tenha um cooler aftermarket aí pega um Gammax 400 por R$127 (na Kabum) pra ficar sossegado e aí é só curtir.Edit: Pega da terabyte que tá mais barato!

 

Assim você gasta só uns 600 mangos e tem um PC capaz de rodar qualquer coisa em fullhd, alta qualidade, 60fps. E digo mais, com esse processador o gargalo no seu sistema agora passa a ser a GPU, diria que esse i7 empurra até uma RTX2070/RX5700XT.

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@grievous Eu já pensei em trocar pelo próprio 4790, mas eu vi que não muda muito pro meu 4460, mas esse Xeon eu não conheço. Por isso eu preferi esperar e trocar pra uma geração mais nova.

adicionado 3 minutos depois

Obrigado pelas respostas.

 

E sobre memória ram, as mais velozes acima de 3000 mhz realmente são necessárias pra um PC gamer mediano tipo o que eu montaria? Teria que ser uma placa-mãe bem mais cara também né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@hellshock Na minha opinião a diferença é razoável de um i7 4790 para i5 4460, arrisco dizer que em jogos o i7 4790 vai entregar mais performance que um r5 1600 porém ambos entregarão o mesmo desempenho pois sua GTX1060 seria o gargalo.

 

i5 4460 4c/4t clock base: 3,2GHz, clock turbo: 3,4GHz 6MB de Cache

i7 4790 4c/8t clock base: 3,6GHz, clock turbo: 4,0GHz 8MB de Cache

 

Só no clock já tem aí 400mhz a mais em base e 600mhz em turbo, tem o dobro de threads e 3MB a mais de cache. O negócio aqui é o uso do processador que o i5 vai ficar em 100% de uso em jogos de mundo aberto causando algum stuttering uma hora ou outra enquanto o i7 vai ficar com 60~70% de uso com FPS constante.

 

Caso decida seguir em frente com o update do kit e decidir ir de Ryzen lembre-se de pegar pelo menos uma placa-mãe B450 que ela será compatível com os processadores Ryzen 4000 e no futuro quando quiser trocar de processador fica mais fácil dessa forma.

 

Quanto á velocidade da RAM normalmente quanto mais rápida, mais desempenho o processador entrega se a placa-mãe conseguir manter nessa frequência. Daí tem que avaliar a diferença de preço individualmente de uma RAM pra outra.

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, grievous disse:

@hellshock Na minha opinião a diferença é razoável de um i7 4790 para i5 4460, arrisco dizer que em jogos o i7 4790 vai entregar mais performance que um r5 1600 porém ambos entregarão o mesmo desempenho pois sua GTX1060 seria o gargalo.

 

i5 4460 4c/4t clock base: 3,2GHz, clock turbo: 3,4GHz 6MB de Cache

i7 4790 4c/8t clock base: 3,6GHz, clock turbo: 4,0GHz 8MB de Cache

 

Só no clock já tem aí 400mhz a mais em base e 600mhz em turbo, tem o dobro de threads e 3MB a mais de cache. O negócio aqui é o uso do processador que o i5 vai ficar em 100% de uso em jogos de mundo aberto causando algum stuttering uma hora ou outra enquanto o i7 vai ficar com 60~70% de uso com FPS constante.

 

Caso decida seguir em frente com o update do kit e decidir ir de Ryzen lembre-se de pegar pelo menos uma placa-mãe B450 que ela será compatível com os processadores Ryzen 4000 e no futuro quando quiser trocar de processador fica mais fácil dessa forma.

 

Quanto á velocidade da RAM normalmente quanto mais rápida, mais desempenho o processador entrega se a placa-mãe conseguir manter nessa frequência. Daí tem que avaliar a diferença de preço individualmente de uma RAM pra outra.

 

Eu até gostaria de só trocar o processador, daria até pra trocar a placa de vídeo também.

 

Mas eu fico pensando se não é melhor ter uma máquina mais atual, essa minha placa-mãe é de 2013 e as placas mães que tive sempre duram 6 ou 7 anos, tenho medo dessa já estar acabando também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@hellshock Certo, bom se você não se sente confortável então talvez seja melhor trocar de kit mesmo.

 

Agora quanto á durabilidade se você cuidou direito do seu hardware, fez limpezas regulares, usou uma fonte de qualidade, tem aterramento em casa, fez uso de filtro de linha é muito difícil alguma coisa te deixar na mão.

 

Veja se não consegue um R5 1600, B450 e 16GB de RAM!

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, grievous disse:

@hellshock Certo, bom se você não se sente confortável então talvez seja melhor trocar de kit mesmo.

 

Agora quanto á durabilidade se você cuidou direito do seu hardware, fez limpezas regulares, usou uma fonte de qualidade, tem aterramento em casa, fez uso de filtro de linha é muito difícil alguma coisa te deixar na mão.

 

Veja se não consegue um R5 1600, B450 e 16GB de RAM!

 

Ah sim, nesse último PC eu passei a cuidar muito bem dele, tem tudo isso daí, não fico dois meses sem limpar! Talvez dure mais mesmo.

 

Esse R5 1600 dá um pau no 4460?

 

Pra falar a verdade, nem é pra agora esse upgrade, mas lá pro fim do ano. De repente dá pra esperar sair alguma coisa nova.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@hellshock R5 1600 tem 6 núcleos e 12 threads, ele pode não ser a coisa mais rápida do mundo em termos de velocidade de clock mas ele aguenta muita porrada, tem nenhum jogo hoje que deixa ele "estressado". Com uma GPU adequada ele roda qualquer jogo em FullHD com mais de 100FPS tranquilo.

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@hellshock Rodando Cinebench eu marquei 58ºC que é uma temperatura muito boa, mas eu tenho um gabinete N200 bem ventilado, um cooler Hyper T4 e uso pasta térmica Kryonaut da Thermal Grizzly. Em jogos ela deve ficar menor ainda já que não estressa tanto o processador.

 

Hoje em dia os processadores que mais esquentam tem sido os da Intel, se essa é a sua preocupação é mais um motivo pra pegar um Ryzen.

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/05/2020 às 19:36, hellshock disse:

O lance é que curto Intel, vou ter que romper essa barreira kkkk. Eu sou da época que os AMD esquentavam muito. Quantos graus fica esse Ryzen em idle?

 

Se você curte Intel aguarde a chegada da 10ª geração pois a 9ª não vale a pena. A intel já matou a plataforma quando aumentou o números de threads da nova linha.

 

Sobre a questão de aquecimento, a 10ª geração teve que ser adiada pois a Intel teve sérios problemas nas temperaturas, isso se deve ao aumento expressivo de frequência (E número de threads) mantendo ainda a litografia de 14nm enquanto a Amd já está em 7nm.
Amd hoje não é mais sinônimo de fornalha como era na época dos Phenon e dos Fx.

 

Eu também tenho o R5 1600 (1ª geração) e o meu em jogos não passa de 50ºC, teste de stress nunca cheguei a fazer. Claro que eu tenho um gabinete muito bem ventilado (Aerocool Mechatron) e um cooler modelo torre (Gammaxx 400).

 

  • Curtir 3
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/05/2020 às 09:04, NIGHT FALL disse:

 

Se você curte Intel aguarde a chegada da 10ª geração pois a 9ª não vale a pena. A intel já matou a plataforma quando aumentou o números de threads da nova linha.

 

Sobre a questão de aquecimento, a 10ª geração teve que ser adiada pois a Intel teve sérios problemas nas temperaturas, isso se deve ao aumento expressivo de frequência (E número de threads) mantendo ainda a litografia de 14nm enquanto a Amd já está em 7nm.
Amd hoje não é mais sinônimo de fornalha como era na época dos Phenon e dos Fx.

 

Eu também tenho o R5 1600 (1ª geração) e o meu em jogos não passa de 50ºC, teste de stress nunca cheguei a fazer. Claro que eu tenho um gabinete muito bem ventilado (Aerocool Mechatron) e um cooler modelo torre (Gammaxx 400).

 

 

Cara, eu tenho um Cooler Master Hyper T4, serve pra Ryzen 5? Se sim, será que fica bom?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@hellshock @NIGHT FALL Serve mas tem que verificar se veio com o kit de montagem pra Ryzen, caso tenha comprado ele a muito tempo atrás talvez não venha com o suporte.

Eu tive de comprar pois o meu T4 é bem velho e usava em outro sistema. Eu achei no aliexpress por R$10 um kit completo de montagem.

Quanto ao gabinete contanto que ele tenha algumas ventoinhas para criar um fluxo de ar dentro não há necessidade de trocar não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, grievous disse:

@NIGHT FALL Serve mas tem que verificar se veio com o kit de montagem pra Ryzen, caso tenha comprado ele a muito tempo atrás talvez não venha com o suporte.

Eu tive de comprar pois o meu T4 é bem velho e usava em outro sistema. Eu achei no aliexpress por R$10 um kit completo de montagem.

Quanto ao gabinete contanto que ele tenha algumas ventoinhas para criar um fluxo de ar dentro não há necessidade de trocar não.

 

@grievous Realmente, bem lembrado. Apesar de ser estranho que o cooler não venha com suporte para AM3+ mas não custa conferir.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...