Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

É possível dual channel com memorias diferentes?


Posts recomendados

3 minutos atrás, HerosSA disse:

Posso utilizar memorias com clocks diferentes em dual channel? ex.: Ambas de 8gb, porém com clock de 2666mhz e 3000mhz, e marcas diferentes ?

Se sua placa-mãe trabalhar nessas 2 frequencias sim, o que vai acontecer é que ela irá trabalhar na menor frequencia de no caso 2666

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, HerosSA disse:

Posso utilizar memorias com clocks diferentes em dual channel? ex.: Ambas de 8gb, porém com clock de 2666mhz e 3000mhz, e marcas diferentes ?

 

Não faz sentido perder frequência de uma apenas porque a outra é mais lenta.
Ative o XMP (Ou Docp dependendo da placa-mãe) e coloque ambas pra trabalhar a 3000. É tão fácil que não compensa manter 2666.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@HerosSA Não recomendo a dica dada pelo colega @NIGHT FALL . Memórias que não foram projetadas para suportar frequências mais altas perderão durabilidade se você forçá-las. Se elas superaquecerem ou não tiverem estabilidade, podem inclusive danificar seu canal de memória na placa-mãe e na CPU. Se quiser fazer OC em sua memória como sugerido, tenha em mente que a durabilidade será reduzida INVARIAVELMENTE.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, WOZ Dods disse:

@HerosSA Não recomendo a dica dada pelo colega @NIGHT FALL . Memórias que não foram projetadas para suportar frequências mais altas perderão durabilidade se você forçá-las. Se elas superaquecerem ou não tiverem estabilidade, podem inclusive danificar seu canal de memória na placa-mãe e na CPU. Se quiser fazer OC em sua memória como sugerido, tenha em mente que a durabilidade será reduzida INVARIAVELMENTE.

 

Vamos lembrar que mais frequência não quer dizer menor vida útil, o que faz o hardware se degradar é o fator temperatura.
Estamos falando em subir de 2666 pra 3000, são míseros 400mhz a mais no clock, o que não deve subir nem 0,5ºC  e mesmo que subisse a maioria das memórias DDR4 conta com dissipador.

Fora que dependendo do modelo da placa-mãe, ela mesmo já é preparada pra trabalhar com OC bem maior (Como a minha B450 que suporte memórias de até 3400 em Over).
Esse receio considero como sendo muito conservador, overclock era algo arriscado e depreciativo a 10 anos atrás, atualmente é algo tão seguro e simples que o próprio fabricante deixa habilitado para o usuário manipular e explorar o recurso.

 

Abraço

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@NIGHT FALL Se fosse tão simples assim, já sairiam de fábrica com tais configurações. Todo sistema é vendido com o máximo desempenho que suas características físicas conseguiram atingir em testes controlados dentro de cenários variados. OC tem riscos envolvidos e não me oponho, só gosto de instruir as pessoas para que ponderem sobre todos os riscos envolvidos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@NIGHT FALL Se fosse tão simples assim, já sairiam de fábrica com tais configurações.

 

Mas é simples, por isso existem memórias de frequências tão diferentes, 2133 até 4000, pra atender a públicos com diferentes poderes aquisitivos.

Claro que uma memória de 2133 não vai chegar a 4000mhz, mas uma de 3200 ou 3400 provavelmente chegue, custando muito menos, é como comprar um carro 1.6 e receber um 2.0.

 

36 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Todo sistema é vendido com o máximo desempenho que suas características físicas conseguiram atingir em testes controlados dentro de cenários variados.

 

Volto a discordar.
Se eles já estivessem em seu desempenho máximo não conseguiríamos extrair tanto com overclock. Minha memória chegou a 3000mhz com 1.3v (Ela é 2666) tenho certeza que ela sobe fácil até 3200 subindo a tensão ou apertando os times, assim como meu R5 1600 chegou em 3.9.

 

36 minutos atrás, WOZ Dods disse:

OC tem riscos envolvidos e não me oponho, só gosto de instruir as pessoas para que ponderem sobre todos os riscos envolvidos.


Eu não apenas concordo como compactuo da mesma ideia, overclock tem sim seus riscos e acredito ser nosso dever como profissionais da área orienta-los a adquirirem conhecimento sobre antes de usar o recurso, mas habilitar o XMP é um processo tão simples e tão seguro que nem deveria ser caracterizado como Overclcok, assim como o Turbo Boost da Amd ou Hyper Threading da Intel.

 

PS: Em tempos de tamanha polarização, é bom debater com pessoas que saibam manter um diálogo em alto nível, mesmo que discordando no assunto.

Abraço

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

Volto a discordar.
Se eles já estivessem em seu desempenho máximo não conseguiríamos extrair tanto com overclock. Minha memória chegou a 3000mhz com 1.3v (Ela é 2666) tenho certeza que ela sobe fácil até 3200 subindo a tensão ou apertando os times, assim como meu R5 1600 chegou em 3.9.

Você sabe que no processo de desenvolvimentos de qualquer produto são feitos testes de durabilidade não é? E sabe também que tem um mínimo de tempo que qualquer produto tem que suportar nesses testes para "passar" não é? Sua afirmação é da sua experiência e eu acho válido relatá-la, mas jamais presumindo que será a mesma experiência de todos. O que falei é válido, e você ter uma experiência positiva não invalida isso.

 

20 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

Eu não apenas concordo como compactuo da mesma ideia, overclock tem sim seus riscos e acredito ser nosso dever como profissionais da área orienta-los a adquirirem conhecimento sobre antes de usar o recurso, mas habilitar o XMP é um processo tão simples e tão seguro que nem deveria ser caracterizado como Overclcok, assim como o Turbo Boost da Amd ou Hyper Threading da Intel.

Fale isso para todos os meus clientes esse ano e ano passado, bem como inúmeros membros desse mesmo fórum, que tiveram suas placas mãe danificadas com o uso do XMP e hoje tem apenas um canal de memória funcionando na MB, isso quando ela não simplesmente queima. Eu inclusive tive essa sorte com duas placas mãe minhas. Sério, tomara que não te aconteça, mas pode acontecer a qualquer momento.

 

Sempre aviso que XMP é fácil, simples e lindo, mas continua sendo OC e tem exatamente os mesmos riscos.

20 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

PS: Em tempos de tamanha polarização, é bom debater com pessoas que saibam manter um diálogo em alto nível, mesmo que discordando no assunto.

Igualmente. Discordamos com respeito. 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...