Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte de 0 a 30 com led indicador


Posts recomendados

  • Membro VIP

Coloque um led, em série com um resistor de 680 Ohms por 5 Watts na saída.

 

Problema: Abaixo de determinada tensão, digamos, 8 Volts vai emitir luz quase que imperceptível.

 

Se na minha fonte tivesse um led assim eu classificaria como defeito..

Quer uma boa indicação, muito melhor que desse led fantasmagórico dai, bote um voltímetro na saída e leia a tensão.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-801165624-voltimetro-digital-3fios-ppainel-led-vermelho-0v-30v-cod97-_JM?quantity=1#position=43&type=item&tracking_id=4945b852-75c7-46cb-8b87-f2388730bde9

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Renato.88 disse:

Então melhor deixar o led aceso direto, porque quando a tensão estiver nos valores mais baixos ele nem acende e nos mais altos brilha muito forte. 

Caso eu colocasse um voltimetro,ele n puxaria muita tensão?

E se desse pra colocar eu deveria colocar na entrada ou na saída?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

💡incandecente ideia minimalista ao extremo e oriunda da época da pobreza... coloque uma 💡zinha cuja V é a máxima de saída. Com olhos treinados você até deduz a tensão de acordo com seu brilho. 😁

Outra  coloque 1 led, 2 leds em série , 3 em série... x em série. Sabendo que cada led começa a acender com ~1v, pode-se ter alguma noção da v. Ideia nascida agora, quase sinto vontade testar pra ver... 🤔

 

🤪

(mais tarde faço = o título do tópico...)...

el-lo...

Quase deu na teoria. Na prática há implicadores... de quebra exercitei minha memória sobre valores comerciais de resistores 5%

1  1.1  1.2   1.3   1.5  1.6  1.8  2.0  2.2  2.4  2.7  3.0  3.3  3.6  3.9  4.3  4.7  5.1  5.6  6.2  6.8  7.5  8.2  9.1 são (eram) os multiplicadores... acho...

O que esta tal quarentena não faz hein...😁

 

Obviamente foi só um registro tosco de antigas eras e talvez pra era apocalíptica. E claro, terapia mental pra quarentena não pirar a gente kk. Atualmente mais vale você obter seu voltímetro. O amigo @Renato.88 se achar que deve, deve te responder pacientemente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

💡incandecente ideia minimalista ao extremo e oriunda da época da pobreza... coloque uma 💡zinha cuja V é a máxima de saída. Com olhos treinados você até deduz a tensão de acordo com seu brilho. 😁

Outra  coloque 1 led, 2 leds em série , 3 em série... x em série. Sabendo que cada led começa a acender com ~1v, pode-se ter alguma noção da v. Ideia nascida agora, quase sinto vontade testar pra ver... 🤔

 

🤪

(mais tarde faço = o título do tópico...)...

el-lo...

Quase deu na teoria. Na prática há implicadores... de quebra exercitei minha memória sobre valores comerciais de resistores 5%

1  1.1  1.2   1.3   1.5  1.6  1.8  2.0  2.2  2.4  2.7  3.0  3.3  3.6  3.9  4.3  4.7  5.1  5.6  6.2  6.8  7.5  8.2  9.1 são (eram) os multiplicadores... acho...

O que esta tal quarentena não faz hein...😁

 

Obviamente foi só um registro tosco de antigas eras e talvez pra era apocalíptica. E claro, terapia mental pra quarentena não pirar a gente kk. Atualmente mais vale você obter seu voltímetro. O amigo @Renato.88 se achar que deve, deve te responder pacientemente...

você tem algum tipo de problema cara?

Eu só fiz uma pergunta pois não tenho muita pratica e iniciei meus estudos faz pouco tempo.Sua arrogancia e soberba vai ser sua própria corda.👍

  • Confuso 1
  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Daniel santa maria de lima disse:

Caso eu colocasse um voltimetro,ele n puxaria muita tensão?

Não. 

Em alguns casos o pessoal até coloca uma fonte a parte pra alimentá-lo, tipo um carregador de celular velho. 

3 horas atrás, Daniel santa maria de lima disse:

E se desse pra colocar eu deveria colocar na entrada ou na saída?

Na saída. 

38 minutos atrás, Daniel santa maria de lima disse:

você tem algum tipo de problema cara?

Eu só fiz uma pergunta pois não tenho muita pratica e iniciei meus estudos faz pouco tempo.Sua arrogancia e soberba vai ser sua própria corda.👍

Quanto a ideia da @Isadora Ferraz acho que você não entendeu direito, mas é até interessante pra você aprender melhor sobre eletrônica. 

Foi baseada na sua ideia inicial. No caso, os vários Leds podem te indicar qual é o valor da tensão de saída 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
8 horas atrás, Daniel santa maria de lima disse:

Caso eu colocasse um voltimetro,ele n puxaria muita tensão?

E se desse pra colocar eu deveria colocar na entrada ou na saída?

Acredito que você queria perguntar era se o voltímetro não puxaria muita corrente pois a tensão seria aquela fornecida pela fonte.

Quanto a corrente, em um voltímetro, que é um dispositivo de alta impedância de entrada, seria lá por volta dos 30 micro amperes, no máximo. Atenção, 30 microampères = 0,00003 Amperes, abaixo do cocô da mosca do cavalo do bandido...

 

E, claro, deverias colocar na saída da fonte pois esse voltímetro teria a função de mostrar a tensão para qual a fonte foi ajustada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...