Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC ligado no filtro de linha ou direto na tomada?


Posts recomendados

Seguinte, eu comprei uma aerocool kcas 500w(80plus bronze) e quando eu liguei o PC junto com meu monitor no filtro de linha o monitor ficou desligando sozinho e o filtro de linha piscando parecendo que oscilava a energia,e quando eu ligava o PC e a tela em tomadas diferentes sem o filtro ficava normal(então vou ligar em tomadas diferentes), tem problema se ligar o PC direto na tomada sem o filtro de linha?já que  na caixa da fonte fala que tem algumas proteções (pfc ativo e tal)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucas A.e  Pelo jeito o filtro de linha que você usou é ruim, sendo assim não vai te proteger de muita coisa. Eu não recomendo que você ligue diretamente na tomada, o ideal é que você tenha pelo menos um bom filtro de linha e um sistema de aterramento. Uma opção econômica que vai te proteger de surtos elétricos é o iCLAMPER Energia 5, no site da clamper custa 59,90 (mais barato que a maioria dos componentes do PC) https://www.lojaclamper.com.br/dps-iclamper-energia-5/p

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não vejo porque não ligar diretamente na tomada se a fiação da residência está OK. 

 

Claro que não se pode ser ignorante quanto aos riscos. O procedimento padrão é desligar o computador e o roteador quando ver que o tempo vai fechar. Outro procedimento padrão é o computador não ficar ligado por mais de meia hora sem que esteja alguém dentro da residência para desliga-lo caso ocorra uma falta de energia ou o tempo estar para fechar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Grande Mestre Lucas disse:

Eu não vejo porque não ligar diretamente na tomada se a fiação da residência está OK. 

 

Claro que não se pode ser ignorante quanto aos riscos. O procedimento padrão é desligar o computador e o roteador quando ver que o tempo vai fechar. Outro procedimento padrão é o computador não ficar ligado por mais de meia hora sem que esteja alguém dentro da residência para desliga-lo caso ocorra uma falta de energia ou o tempo estar para fechar. 

 

Mesmo se tivéssemos a certeza de que a instalação está dentro das normas técnicas, existem motivos de se recomendar um filtro de linha, como o que eu recomendei acima. Os bons filtros de linha tem componentes que reconhecem e eliminam sobretensão, sobrecorrente, surtos elétricos ou picos de tensão, que passam despercebidos por disjuntores e podem danificar equipamentos eletrônicos. Eles eliminam, ou minimizam, ruídos da rede elétrica causados por outros equipamentos, que podem causar um mal funcionamento em equipamentos eletrônicos.

 

Esse "procedimento padrão", deve ser pra quem não tem dispositivo de proteção, ou não confia em sua instalação elétrica, aqui onde moro isso tem outro nome, chamamos de "teoria da vovó". A maioria dos surtos elétricos acontecem com tempo firme. Quando o tempo fecha, muitas descargas atmosféricas já aconteceram.

 

Existem coisas que a gente recomenda, mas não pode obrigar ninguém a fazer. Eu recomendo que você não passe em um sinal vermelho, mas não tenho como te proibir. Você pode passar no sinal vermelho e não acontecer nada, pode passar e só receber uma multa, ou pode provocar um acidente grave!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@joaozinho_dim eu entendo sua preocupação em relação aos filtros de linha, contudo eu não considero que esse deboche do procedimento padrão foi necessário. 

 

Aqui nenhum de nós pode obrigar alguém a fazer isso ou comprar aquilo. Eu quando menciono um procedimento padrão é para evitar que a pessoa tenha problema. Agora se a pessoa vai comprar um filtro de linha de cinquenta reais ou mais de cem reais e conectar no computador em uma tomada de uma residência que a fiação está ruim, aí é problema dela. 

 

Eu continuarei divulgando e descobrindo procedimentos padrões. Foi por não seguir alguns procedimentos padrões que pessoas que conheço tiveram aparelhos pifados. 

 

Tenho minha televisão há sete anos e até hoje ela funciona sem nunca ter tido uma peça só trocada. Nem deixo que técnico algum toque nessa televisão sem a minha autorização e presença. Não devo ter caducado nesses últimos quatro ou cinco séculos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...