Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite amigos!

Essa semana fiz o upgrade de memória no meu PC, com intuito de otimizar a performance nos jogos que estavam travando demais. O problema é que o sistema não reconhece as memórias quando colocadas em Dual Channel apesar da BIOS e do CPUZ reconhecerem, mas se coloco os pentes em posição de single channel, o sistema reconhece perfeitamente. Não sei mais o que fazer, deixo aqui minha configuração e as memórias em questão:

Gygabite AB 350m-D3h-CF

Ryzen 5 1400

Galax GTX 1060 6Gb

Crucial 8gb 2400Mhz 

Corsair Value Select 8gb 2400Mhz

Abaixo mostro a vocês como o sistema fica quando coloco os pentes nos slots correspondentes de dual channel:

memodual3.thumb.png.71fb3d67ad0af33dce454d2f130fc3ac.png

E aqui como o sistema reconhece perfeitamente quando coloco os pentes em cores diferentes na placa-mãe, em posição de single channel:

MEMODUAL4.thumb.png.b347f4b473deb4f24bde4d353acf85a6.png

Todas as tentativas de solucionar sem sucesso que realizei:

Teste das memórias isoladas e juntas no Memtest86 - 0 erros nas memórias

Clear CMOS

Atualização da Bios para versão mais recente (inclusive antes da atualização da BIOS aparecia 16gb instalados e 7,93 disponível para uso, só depois da atualização da bios ficou só a informação de 7,93 instalados)

Troca dos pentes entre os slots 1,3 e 2,4 invertendo os pentes das posições

A única coisa que pensei poder ser o motivo é a latencia diferente dos pentes (o da Crucial é 17 e o da Kingston 16), mas em todo material que estudei antes de fazer a compra diziam que o sistema auto-regularia a latência para a maior afim de equilibrar as memórias, mas como podem ver no print, quando coloco as memórias em dual channel, o CPUZ aponta a latência como 16, quando o correto seria ficar em 17, pois é a maior latência entre as 2 memórias, será que é esse o problema?

Enfim, não sei mais o que fazer e ficaria grato se alguém me ajudasse a solucionar esse problema, me perdoem o longo texto, mas quis informar tudo que já havia realizado, obrigado desde já a quem puder se propor a solucionar.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...