Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sistema não reconhece memórias em Dual Channel


Posts recomendados

Boa noite amigos!

Essa semana fiz o upgrade de memória no meu PC, com intuito de otimizar a performance nos jogos que estavam travando demais. O problema é que o sistema não reconhece as memórias quando colocadas em Dual Channel apesar da BIOS e do CPUZ reconhecerem, mas se coloco os pentes em posição de single channel, o sistema reconhece perfeitamente. Não sei mais o que fazer, deixo aqui minha configuração e as memórias em questão:

Gygabite AB 350m-D3h-CF

Ryzen 5 1400

Galax GTX 1060 6Gb

Crucial 8gb 2400Mhz 

Corsair Value Select 8gb 2400Mhz

 

Abaixo mostro a vocês como o sistema fica quando coloco os pentes nos slots correspondentes de dual channel:

memodual3.thumb.png.71fb3d67ad0af33dce454d2f130fc3ac.png

 

 

E aqui como o sistema reconhece perfeitamente quando coloco os pentes em cores diferentes na placa-mãe, em posição de single channel:

MEMODUAL4.thumb.png.b347f4b473deb4f24bde4d353acf85a6.png

 

Todas as tentativas de solucionar sem sucesso que realizei:

Teste das memórias isoladas e juntas no Memtest86 - 0 erros nas memórias

Clear CMOS

Atualização da Bios para versão mais recente (inclusive antes da atualização da BIOS aparecia 16gb instalados e 7,93 disponível para uso, só depois da atualização da bios ficou só a informação de 7,93 instalados)

Troca dos pentes entre os slots 1,3 e 2,4 invertendo os pentes das posições

 

A única coisa que pensei poder ser o motivo é a latencia diferente dos pentes (o da Crucial é 17 e o da Kingston 16), mas em todo material que estudei antes de fazer a compra diziam que o sistema auto-regularia a latência para a maior afim de equilibrar as memórias, mas como podem ver no print, quando coloco as memórias em dual channel, o CPUZ aponta a latência como 16, quando o correto seria ficar em 17, pois é a maior latência entre as 2 memórias, será que é esse o problema?

 

Enfim, não sei mais o que fazer e ficaria grato se alguém me ajudasse a solucionar esse problema, me perdoem o longo texto, mas quis informar tudo que já havia realizado, obrigado desde já a quem puder se propor a solucionar.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...