Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual o filtro de linha ideal ideal para proteger de oscilações de energia?


Posts recomendados

Boa tarde.

 

Estava pesquisando bons filtros de linha e vi que os da Clamper são muito recomendados. Eu pretendo proteger apenas o meu desktop pois tenho um bom histórico de placas-mãe queimadas por oscilações de energia, então estava pensando em pegar um Clamper Pocket: https://www.pichau.com.br/perifericos/protetor-eletrico-iclamper-pocket-2p-transparente-10a-010191, minha primeira dúvida é se ele é  inferior ao de 5 tomadas: https://www.pichau.com.br/perifericos/filtro-de-linha-clamper-iclamper-energia-5-tomadas-preto-010872 no quesito proteção

 

Outra dúvida, o cabo de rede principal é conectado diretamente no roteador, pra ter internet no desktop eu uso um cabo secundário, conectado no roteador e na entrada ethernet da placa-mãe. O computador corre algum risco, caso venha algum surto pela rede de internet, ou só queima o roteador mesmo? Caso seja necessário proteção para a rede, este modelo seria uma boa escolha? https://www.lojaclamper.com.br/dps-clamper-energia-ethernet/p

 

Caso seja uma informação relevante: a internet aqui vem direto do poste, passa por uma caixa instalada nele, pelos técnicos, direto pro roteador aqui de casa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não sei responder as outras questões com propriedades, mas o filtro de linha com 5 tomadas seria o mais recomendado já que vai bancar o frete e tem a possibilidade de usar outras coisas no mesmo filtro caso precise.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Só uma observação. Oscilação de rede que pode fazer pifar algo é aquela muito profunda a ponto de desligar o equipamento várias vezes. Neste caso, o filtro não consegue fazer nada. Um nobreak de boa qualidade é o + indicado. Caso a fonte do seu pc seja full range (90...240v) a chance de queimar por sub ou sobretensão é menor.

Bem... mais uma... a concessionária de energia é obrigada a lhe fornecer tensão de qualidade e dentro da faixa aceitável. Ela pode te indenizar pela queima de equipamentos legalizados, com n.f. e etc. Consulte-a e ao google.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Teu questionamento, no título do tópico, está um pouco fora do contexto... 

Digo isso pois absolutamente não é a função de um filtro de linha e nenhum dos que conheço cumpre a mesma, que segundo você, seria a de proteger contra oscilações de energia. Filtros de linha são elementos passivos que supervisionam a tensão da rede elétrica quanto a tensão da mesma, abrindo caminho para drenar os picos, os surtos de tensão, tentando absorver os mesmos e/ou drenando os mesmos para o aterramento.

Oscilação da tensão da rede elétrica, a princípio não devem te preocupar uma vez que as fontes, as boas pelo menos, são capazes de bem operar mesmo que a tensão da rede elétrica oscile entre 90 e 265 Volts que, convinhamos, é uma faixa bem larga.

 

Mas, tentando convergir para o que penso ser sua dúvida, um bom filtro de linha a entrada de seus equipamentos e uma proteção adicional em seu cabo ethernet parecem ser do que necessitas.

Eu adotaria um filtro de linha como o i-Clamper, de 5 tomadas associado a uma proteção para o cabo ethernet que pode ser sim aquela por ti citada. Lembre-se de que ela deve ser plugada em uma tomada AC para contato com o aterramento.

 

Esses dai:

image.thumb.png.26eb3c36642889a40d00225a209065db.png

 

image.thumb.png.7a247a5acc22d9424d1859b65b9ac14c.png

 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...