Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC não liga de um dia para o outro


Posts recomendados

Pessoal, venho aqui pedir um auxílio de vocês. Estou com um PC a pouco mais de um ano e três meses. Porém, recentemente estava utilizando meu PC, desliguei ele normalmente e no dia seguinte não funcionou. Não dava nenhum sinal de vida, levei o computador em uma assistência técnica quando tentaram ligar ele funcionou normalmente, voltei para casa usei o PC por mais um dia normalmente e no outro dia pela manhã aconteceu a mesma coisa. O técnico me falou que pode ser um problema no chipset da placa-mãe. É possível que seja isso?

Foram feitos testes de fonte e placa de video nenhum deles apresentou anomalia.

Existe alguma coisa que possa ocasionar esse problema?

 

Config:

Ryzen 5 1600

Asrock a320m HD

Coolermaster Masterwatt 500w

RX 570 Gigabyte

8gb crucial ballistix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sim, é bem provável aliás.

Se o seu gabinete for mal refrigerado e se desligava e ligava este micro a todo instante é possível que haja "solda fria" no BGA do chipset. O "esquenta e esfria", ou seja, a dilatação e contração, causa fadiga na solda, trincando a mesma. Quando o micro esquenta a solda se dilata, fazendo contato novamente.

 

Mas é difícil isto acontecer em uma placa com menos de 3 anos de uso.

 

Faça um teste. Pega um secador de cabelos, coloca no quente, e jogue ar em cima do dissipador do chipset por bastante tempo, pra aquecer bem, ou atrás da placa onde fica o chipset, depois tente ligar. Se ligar de primeira matou a charada.

adicionado 4 minutos depois

@Matheus Santos Figueiredo A galera mais da antiga e antenada, depois que foi proibido o chumbo nas soldas de componentes eletrônicos na Europa (chumbo é nocivo se mal descartado) geralmente não mais desliga os seus micros. Eu não desligo o meu micro, justamente para evitar a dilatação e contração excessiva.

A falta do chumbo tirou a maleabilidade das soldas, deixando-as mais propensas a trincar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Phoenyx disse:

Sim, é bem provável aliás.

Se o seu gabinete for mal refrigerado e se desligava e ligava este micro a todo instante é possível que haja "solda fria" no BGA do chipset. O "esquenta e esfria", ou seja, a dilatação e contração, causa fadiga na solda, trincando a mesma. Quando o micro esquenta a solda se dilata, fazendo contato novamente.

 

Mas é difícil isto acontecer em uma placa com menos de 3 anos de uso.

 

Faça um teste. Pega um secador de cabelos, coloca no quente, e jogue ar em cima do dissipador do chipset por bastante tempo, pra aquecer bem, ou atrás da placa onde fica o chipset, depois tente ligar. Se ligar de primeira matou a charada.

adicionado 4 minutos depois

@Matheus Santos Figueiredo A galera mais da antiga e antenada, depois que foi proibido o chumbo nas soldas de componentes eletrônicos na Europa (chumbo é nocivo se mal descartado) geralmente não mais desliga os seus micros. Eu não desligo o meu micro, justamente para evitar a dilatação e contração excessiva.

A falta do chumbo tirou a maleabilidade das soldas, deixando-as mais propensas a trincar.

Entendo, mas essa questão de jogar ar quente na placa não pode danificar os outros componentes que estão próximos? E caso seja isso mesmo, há alguma forma de reparar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Matheus Santos Figueiredo Não, porque o ar quente do secador não chega a fundir as soldas, apenas esquentá-las e dilatá-las. Para haver fusão teria que ser uma temperatura superior a 200ºC.

 

Pra arrumar isso aí, se for realmente este o problema, somente fazendo reflow ou reballing com técnico especializado e com as ferramentas corretas, como a Getech por exemplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx Mas o OP não falou que quando leva à assistência o PC funciona (sem ter sido aquecido antes)? A menos que a cidade dele seja um gelo, não entendo em que momento o PC aqueceu. O Chipset pode ser a causa, com certeza que pode, mas eu testaria várias coisas antes de chegar a esta conclusão, por isso sempre sugiro testes.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...