Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC não liga e sai fumaça da placa de vídeo


Posts recomendados

Boa noite galera,

No final do ano passado, durante a Black Friday, eu comprei várias peças de hardware no KaBUM! e montei o computador na mesma semana que recebi o meu pedido.V Venho então usando o computador normalmente até na última sexta-feira (22/05). Neste dia, ao tentar ligá-lo, ele fez um barulho de estalo durante a inicialização do Windows 10, desligou e começou a sair fumaça dentro do gabinete. Então, tirei o cabo de energia da fonte e deixei o computador desligado por algum tempo.
Quando fui tentar ligar de novo, tirei a tampa lateral de acrílico do gabinete e o deitei para conseguir enxergar de onde tava saindo a fumaça, caso isso acontecesse novamente. Liguei a fonte e o led da placa-mãe acendeu, quando apertei o botão do gabinete pra ligar o PC, os leds e fans se acenderam, porém, pararam de funcionar no mesmo instante (menos de 0,5 seg de intervalo) e o computador desligou novamente (dessa vez, não ouvi barulho). A fumaça começou a sair do mesmo jeito e identifiquei que possivelmente estaria saindo da placa de vídeo, mas não sei ao certo se era da placa de vídeo ou placa-mãe.

Para tentar achar de uma vez o problema, resolvi tentar tirar a placa de vídeo do PC e tentar ligar de novo, porque se o problema fosse na placa-mãe, possivelmente iria sair fumaça de qualquer jeito assim que eu tentasse ligá-lo, mesmo sem a placa de vídeo. Fiz isso e aconteceu o que eu esperava, o computador ligou. Os leds e fans começaram a funcionar normalmente sem a placa de vídeo encaixada no PCI-Express, porém, não deu vídeo na tela pois o meu processador não tem vídeo integrado (mas eu já esperava isso, só queria ver mesmo se não iria sair fumaça, pelo menos).

Minha suspeita é que a placa de vídeo esteja com algum curto circuito, mas não posso dizer com certeza se o problema é esse ou mesmo se é só na placa de vídeo e não na placa-mãe também, pois não sou especialista nesse assunto.

Gostaria que alguém pudesse me dizer qual pode ser o problema e se é só na placa de vídeo mesmo... E se também eu tenho direito a solicitar a garantia.

Sobre as peças de hardware descritas, minha placa de vídeo é uma Gigabyte AMD RX590 Gaming 8GB GDDR5, a placa-mãe é uma ASUS TUF H310m- plus Gaming/BR, meu processador é um Intel Core i5-9400F e a fonte que uso para alimentar o sistema é uma Corsair 650W 80 plus white VS650.

Obs.: Não fiz nada no PC que pudesse ter causado esse problema, além de usá-lo normalmente. Não abri a placa de vídeo em momento algum, não derrubei água e nenhuma outra substância, não fiz nenhum tipo de overclock, etc. Usei ele no dia anterior normalmente, desliguei, coloquei a capa pra não pegar poeira e tentei ligar pra usar novamente no dia seguinte, quando houve o problema.

Eu tô bem preocupado com isso... E preciso muito do PC para trabalhar e fazer as coisas da faculdade...
Se alguém puder me ajudar, vou ficar muito grato!!

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

'-'

Só nestas tentativas já deve ter esturricado tudo aí.

 

Se tu ouve um estouro, sai fumaça, tu vai lá e liga de novo sem alterar nada? Tava esperando índio saindo do gabinete soltando sinal de fumaça? Não tem pé nem cabeça isso aí.

 

Só aferindo, vendo, pra diagnosticar aí. Se não tem o conhecimento melhor levar para um técnico de confiança.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, Phoenyx disse:

'-'

Só nestas tentativas já deve ter esturricado tudo aí.

 

Se tu ouve um estouro, sai fumaça, tu vai lá e liga de novo sem alterar nada? Tava esperando índio saindo do gabinete soltando sinal de fumaça? Não tem pé nem cabeça isso aí.

 

Só aferindo, vendo, pra diagnosticar aí. Se não tem o conhecimento melhor levar para um técnico de confiança.

Eu realmente tava sem ideia do que fazer... Não tenho nenhum conhecimento desses defeitos de hardware. Não levei a nenhum técnico, pois os produtos ainda estão na garantia e a minha única opção é mandar pra la, e pra isso preciso descobrir qual é o componente com problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...