Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 9 3900x, temperatura, PPT e EDC.


Posts recomendados

Bom dia pessoal, beleza?

 

Comprei e estou usando:

 

  • Ryzen 9 3900x 12 Cores
  • Placa mão Gigabyte Aorus B450 M
  • 32gb de memória 2400mhz corsair (memória eu já tinha)
  • Placa de vídeo GTX 660 OC
  • Cooler Box CPU
  • Fonte 600w reais
  • Sistema por SSD

 

Não mexi em configuração nenhuma.

Uso meu PC apenas para modelagem 3D e render, não jogo, não quero overclock.

 

DÚVIDA: Está certa essas temperaturas e esses picos mostrados nos gráfico do Ryzen Master? Vou poder renderizar por exemplo 1 dia inteiro assim?

 

Sem processar nada:

image.thumb.png.acdd5ebafd343fbcc95f353036f90cba.png

 

Renderizando a 10min:

image.thumb.png.0d3694048eeedaa729d8eeabfafd0ee8.png

 

Obrigado desde já!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jader Souza 3D

Olá Jader, bom dia e seja bem vindo ao Fórum do Clube do Hardware.

 

Caro colega, você está utilizando o cooler box portanto vai ser normal estas temperaturas, pois o CPU é um monstro...

Eu possuo um 3900X aqui também e quando testei com o cooler box ele esquenta bem assim mesmo, só lhe recomendo que fique atento com a temperatura de VRM da sua placa-mãe, pois o VRM dela não é adequado para um Ryzen 9:

 

 

PS: No caso você pode acabar sofrendo com Power Throtling.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jader Souza 3D  Se me permite a curiosidade, qual a marca e modelo da fonte?

Como já dito pelo colega  GabrielLP14, essa combinação é uma bomba relógio, processador entusiasta com placa-mãe intermediária ainda mais pra renderização não foi uma boa escolha. O vídeo é auto explicativo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, pois em tarefas mais pesadas como renderização o CPU pode exigir até mais de 110 ampers e o VRM não conseguiria fornecer energia suficiente para este VRM, para esta placa-mãe colega, eu não arriscaria colocar nada acima de um Ryzen 7 2700X em Stock, ou um Ryzen 7 3800X.

Qualquer Ryzen 9 nesta placa-mãe não conseguiria extrair seu total potencial, além é claro de superaquecer bem o VRM.

adicionado 2 minutos depois

Pois como as temperaturas estão Altas, que possivelmente vão ficar próxima dos 90ºC à 100ºC, embora os mosfets consigam trabalhar nessa faixa de temperatura, conforme a temperatura sobe, menor a eficiência dos mosfets e menor o fornecimento de corrente eles conseguem gerar, portanto para o PC não desligar pelo CPU não estar recebendo corrente suficiente, o CPU reduz o clock drasticamente para que não haja uma tela azul ou o PC simplesmente desligue.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O cooler box deve tar segurando a temperatura dos vrm, mas deve tar limitando um pouco o potencial do seu processador. No Reddit os gringos conseguem um boost de 4.1-4.2 all core. Mas isso com X570 e watercooler de 280 ou 360.

 

Tecnicamente você tá perdendo uns 100mhz de desempenho por estar usando uma B450 básica com o cooler box. Entao eu acho que está bem adequado tudo aí. Talvez em tarefas de render você deva colocar o cooler pra girar a 100% acima de 80 graus para esfriar mais os VRM (a temperatura da CPU tá normal) e conseguir um boost maior.

 

Lembrando que se você colocar um watercooler você vai perder a refrigeração dos VRM e talvez até piore o boost. Se não quiser gastar, vale a pena tentar adicionar mais fans no gabinete pra ventilar mais a placa-mãe.


olha o tópico de discussão:

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado galera.

 

Eu comprei essa placa mão, pois vi nas especificações dela no site da gigabyte que suporta o 3900x e o 3950x. 

Meu erro foi ver vídeos depois de ja ter comprado a plca mãe. Pois vi que não recomendam muito...

Sou leigo no assunto. 

 

Fonte tenho a uns 4 anos, Enermax:

 

 

Renderizei mais 10 min, e aplca mãe teve essas temperaturas, o que acham? 

 

image.thumb.png.4231f627f64923a72b15cfad1fbd6544.png

 

Troco a placa-mãe?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jader Souza 3D Então os fabricantes estão pouco se lixando para isso, eles afirmam suporte a Ryzen 9 3950X em A320.... sendo que isso pode literalmente destruir o VRM da placa.

Nunca leve em conta isso, é bom para ver se há compatibilidade e nada além disso, quando for por um CPU de alto nível como este sempre veja testes, indiferente do socket.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado galera, então vou trocar a placa-mãe pensando usufruir o melhor desempenho do processador.

Acham que uma x570 é a ideal? Qual indicam?

 

Lembrando que não preciso de overclock, mas que o processador chegue nos clocks máximos de fábrica.

 

Vou ver depois também um watercooler.

A fonte estou em dúvida se preciso trocar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, GabrielLP14 disse:

@Jader Souza 3D Então os fabricantes estão pouco se lixando para isso, eles afirmam suporte a Ryzen 9 3950X em A320.... sendo que isso pode literalmente destruir o VRM da placa.

Nunca leve em conta isso, é bom para ver se há compatibilidade e nada além disso, quando for por um CPU de alto nível como este sempre veja testes, indiferente do socket.

 

Os fabricante informam que existe compatibilidade (E realmente existe) mas não informam que o VRM não é projetado pra essa demanda, acho isso muita sacanagem.

 

43 minutos atrás, Jader Souza 3D disse:

Obrigado galera, então vou trocar a placa-mãe pensando usufruir o melhor desempenho do processador.

Acham que uma x570 é a ideal? Qual indicam?

 

 

Asus TUF x570

Link
 

Pra não haver dúvidas, seguem os testes do VRM da placa ao nível de exigencia do seu Ryzen 9.

 

Spoiler

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

51 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

Os fabricante informam que existe compatibilidade (E realmente existe) mas não informam que o VRM não é projetado pra essa demanda, acho isso muita sacanagem.

Concordo plenamente.

 

1 hora atrás, Jader Souza 3D disse:

Obrigado galera, então vou trocar a placa-mãe pensando usufruir o melhor desempenho do processador.

Acham que uma x570 é a ideal? Qual indicam?

 

Lembrando que não preciso de overclock, mas que o processador chegue nos clocks máximos de fábrica.

 

Vou ver depois também um watercooler.

A fonte estou em dúvida se preciso trocar.

Não necessariamente, há B450 que comportam com facilidade até 3950X

Para saber quais modelos aguentam veja essa tabela que eu fiz:

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...