Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posso usar filtro de linha com fonte chaveada?


Ir à solução Resolvido por Elder Nauvirth,

Posts recomendados

Irei tirar o estabilizador do meu pc e por um filtro de linha, porém minha fonte é chaveada e vi algumas pessoas falarem que não presta usar filtro de linha em fonte chaveada, somente em fontes com pfc ativo ( acho que é pfc ativo as que não possuem chave, me corrijam se estiver errado ) , gostaria de saber se isso é verdade? se posso comprar um filtro de linha e usar na fonte chaveada sem problemas (irei comprar um filtro de linha da Clamper que dizem ser um dos melhores) Gostaria de saber também se é necessário ter aterramento para se usar um filtro de linha.

Sou meio leigo no assunto, por favor, help-me.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Anderson Mateus Filtro de linha é sempre recomendado.

 

Aterramento é fundamental para todo eletrônico, seja pc, como outros também, é o que ajuda muito na proteção contra surtos de tensão, é por isso que a tomada do seu pc tem 3 pinos se você ou nenhum outro fez a remoção que é um erro.

 

E sim, é fonte com PFC Ativo que não tem chave seletora de tensão, até porque esse item é inútil para uma fonte que é Full Range.

 

 

Complementando o que o amigo @Harryzinn disse, o que não deve ser usado é estabilizadores, módulo isoladores e nobreak vagabundo.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
12 horas atrás, Anderson Mateus disse:

Irei tirar o estabilizador do meu pc e por um filtro de linha, porém minha fonte é chaveada e vi algumas pessoas falarem que não presta usar filtro de linha em fonte chaveada, somente em fontes com pfc ativo ( acho que é pfc ativo as que não possuem chave, me corrijam se estiver errado ) , gostaria de saber se isso é verdade? se posso comprar um filtro de linha e usar na fonte chaveada sem problemas (irei comprar um filtro de linha da Clamper que dizem ser um dos melhores) Gostaria de saber também se é necessário ter aterramento para se usar um filtro de linha.

Sou meio leigo no assunto, por favor, help-me.

Bastante leigo, dá para ver... Primeira grande dica. Fontes chaveadas não são aquelas que tem uma chavinha para trocar a tensão de trabalho para 110 ou 220 Volts. (que justificaria o nome de chaveada).

 

Fonte chaveada assim se chama em contraponto às fontes lineares ou fontes analógicas e isso tem a ver com a topologia de como ela faz seu trabalho.

Seria mais ou menos assim:

- Fontes analógicas ou lineares, (não chaveadas) que tem eficiência baixa, e que estiveram alimentando PC até a década de 60/70 e que hoje nem se encontram mais.

- Fontes chaveadas, ou digitais se dividem em dois grupos que são aquelas sem PFC e outras com PFC, que pode ser do tipo ativo ou passivo. 

 

Esses grupos se diferenciam, no visual, em sua maior parte pela chave seletora de tensão. Fontes chaveadas com PFC ativo não tem chave seletora 110/220, são full range, operam desde 90 até 265 Volts na tomada. Já fontes sem PFC, em sua maioria absoluta, necessitam da chave seletora de tensão 110/220 Volts.

 

O PFC ativo melhora em muito a gestão de energia de seu PC ou do equipamento que ela venha a alimentar.

 

E respondendo sua dúvida, sim pode usar fonte chaveada com filtro de linha.  Se alguém disser que não pode, fuja pois esse sabe menos, muito menos que você.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...