Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual distribuição Linux escolher para jogos?


Posts recomendados

Uso Windows basicamente para jogar, porém vi que o que jogo (Albion, LoL e Diablo) pode ser rodado no Linux de boas.

No meu serviço utilizo o Linux Mint, gosto bastante dele, porém não me imagino utilizando este sistema na minha casa.

 

Busco algum sistema estável, que eu não precise me importar com bugs e problemas grandes, então distribuições que não estejam "sólidas", eu dispenso.

 

E também, o segundo ponto principal da minha escolha se dá na capacidade de mudar os temas do sistema. Isso é uma das coisas que mais faço: testo temas.

 

Alguém poderia me dar dicas? Meu PC é consideravelmente bom para rodar qualquer sistema.

Obs.: Pretendo continuar usando o Windows 10 em dual boot, pois eu assino a Xbox Game Pass, e não funciona no Linux.

 

Desde já agradeço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se você quer distros sólidas então pode descartar Mint, Ubuntu e outros derivados Debian.

Eu falaria para utilizar justamente o Debian, em sua versão estável.

 

Se gosta de temas e etc sugiro a interface Gnome.

 

A distro vai muito do gosto do freguês, baixe alguns Live CD e vá experimentando.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, Rafael Tuco disse:

@Micael de Mello Ubuntu é uma boa.

 

Já utilizei o Ubuntu, porém tenho alguns bugs com ele em relação a volume e tudo mais. Tô tentando fugir, já que não consegui arrumar.

 

31 minutos atrás, Phoenyx disse:

Se você quer distros sólidas então pode descartar Mint, Ubuntu e outros derivados Debian.

Eu falaria para utilizar justamente o Debian, em sua versão estável.

 

Se gosta de temas e etc sugiro a interface Gnome.

 

A distro vai muito do gosto do freguês, baixe alguns Live CD e vá experimentando.

 

O Debian é muito complicado de se fazer a instalação? Não sou expert em Linux, mas sei o básico do básico para fazer a instalação de um Ubuntu/Mint por exemplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Micael de Mello disse:

No meu serviço utilizo o Linux Mint, gosto bastante dele, porém não me imagino utilizando este sistema na minha casa.

porque você não se imagina usando o Mint em casa? Interface? Se este for o problema, a interface inteira do Linux é customizável! Atualmente uso o Mint com o KDE Plasma, é muito bonito, lembra bastante o Windows e nunca tive problemas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Debian é muito estável e sua instalação não é difícil, basta saber particionar. Aliás, o próprio instalador gráfico já faz isso ao usuário, caso selecionado. Ubuntu é bom aos iniciantes do sistema, mas é cheio de bugs e instável. Mint é baseado em ubuntu.

 

Vá de debian, totalmente seguro.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Micael de Mello Não, não é.

Mas sua configuração não é tão user friendly como as demais ramificações.

 

Dá pra você deixar com a cara do Ubuntu, com a cara do Mint, mas tudo na unha. Mesma coisa com o Gnome, deixar na unha como o Cinnamon.

 

Eu prefiro as distros clássicas porque não tem as papagaiadas e instalo o que quero. Inclusive se você for instalar direto o Debian recomendo a versão netinst, onde você baixa somente o que pretende utilizar.

 

Fora o Debian existem outras distros interessantes, como Mandriva, Fedora, Manjaro, Suse, Slackware, Gentoo, etc.

Mas pra você acho melhor começar de Debian, já que utiliza o Mint, pois as dependências, bibliotecas, pacotes, são os mesmos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

50 minutos atrás, Lucas3301 disse:

porque você não se imagina usando o Mint em casa? Interface? Se este for o problema, a interface inteira do Linux é customizável! Atualmente uso o Mint com o KDE Plasma, é muito bonito, lembra bastante o Windows e nunca tive problemas.

 

Isso mesmo, a interface dele. Não sei dizer especificamente o por que, mas sei lá... Estranho, eu sei huasduhds

 

44 minutos atrás, Luís Roberto C. da Silva disse:

Qual interface é o Mint do trabalho? Ele tem o Mate, Xfce, Gnome e Cinnamon. O Cinnamon é mais interessante. Mas se quer algo estável tem que ser Debian, o o Mint Debian Edition. O Ubuntu é cheio de bugs.

 

Aqui é a Cinnamon mesmo. Sim, Debian é bem estável, mas pelo que vi ela parece ser "limpa" demais sabe. Vou testar pra ver o que acho.

 

10 minutos atrás, Phoenyx disse:

@Micael de Mello Não, não é.

Mas sua configuração não é tão user friendly como as demais ramificações.

 

Dá pra você deixar com a cara do Ubuntu, com a cara do Mint, mas tudo na unha. Mesma coisa com o Gnome, deixar na unha como o Cinnamon.

 

Eu prefiro as distros clássicas porque não tem as papagaiadas e instalo o que quero. Inclusive se você for instalar direto o Debian recomendo a versão netinst, onde você baixa somente o que pretende utilizar.

 

Fora o Debian existem outras distros interessantes, como Mandriva, Fedora, Manjaro, Suse, Slackware, Gentoo, etc.

Mas pra você acho melhor começar de Debian, já que utiliza o Mint, pois as dependências, bibliotecas, pacotes, são os mesmos.

 

Pois é, eu gosto de configurações mais "simples" digamos assim. Talvez eu vá ter um pouco de complicação com ela por isto... Acho que vou tentar igual.

Usei durante muito tempo o Deepin e amava. Ele é muito bonito, porém tu não tem muito o que mudar em relação a temas. Mas foi a Distro que mais gostei de utilizar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Micael de Mello Faz um tempinho que larguei o Windows 10 e passei a usar somente o Ubuntu. Fui de uma vez só, sem dual boot. Meu desktop tem Ubuntu, meu notebook tem Ubuntu e meu tablet tem... Ubuntu! E sim, eu sou gamer! Não só é possível como também muito agradável. Pretendo tentar manter distância dos produtos Microsoft ("embrace, extend and extinguish").

 

Sinceramente, eu acho o Ubuntu 20.04 LTS sensacional! Comecei na versão 18.04 LTS pela facilidade de uso e pelo maior suporte devido à popularidade. Ele é super amigável para novatos no Linux, que é exatamente o que eu queria (devido ao meu pouco conhecimento). Não vou negar, contudo, que tem bugs (especialmente nesta última versão), e tive que resolver alguns na marra. Mais tarde posso acabar migrando de distro.

 

Se você quer a máxima estabilidade, o Debian é a melhor opção. Não é tão amigável quanto o Ubuntu, mas também não é tão difícil de instalar e usar. Contudo, para jogos, pode ser mais interessante testar alguma distro mais rolling, como o Manjaro. Sim, pode conter alguns bugs, mas você sempre pega software bem atualizado. E, no caso do Manjaro, você aproveita os repositórios do Arch sem ter que lidar com o Arch. Vou acabar pegando ele para testar algum dia. Usando Ubuntu você acaba com muito software obsoleto, e usando o Debian mais ainda. É o preço da estabilidade.

 

O Manjaro tem sido muito direcionado para jogos. Ele vem até com o Steam já instalado! Mas também não é tão amigável quanto um Ubuntu da vida.

 

P.S.: os bugs mais complicados que tive que resolver não foram nem culpa do Ubuntu, mas dos drivers (muito) ruins da Nvidia. Ah, se eu soubesse que iria acabar usando Linux antes de comprar essa placa...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Luís Roberto C. da Silva A Nvidia sempre foi hostil ao desenvolvimento de um driver open source. O Nouveau tem que ser desenvolvido quase que completamente "na marra", usando engenharia reversa, e por isso o desempenho é ruim.

 

Aí eles oferecem o driver proprietário, que é básico (em termos de funções, se comparado ao do Windows) e apresenta problemas. O desempenho do driver proprietário é muito bom, mas os bugs são tensos. Vou testar em outra distro depois para ver se acontece lá também.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@KairanD Porque não utiliza o Debian Sid? Vai vir atualização diária (e possivelmente alguma quebra do sistema) a todo instante. Eu não vejo motivos para utilizar o Ubuntu. O Ubuntu é o Debian Sid com uma carinha mais amigável.

 

Eu tô afim de instalar o Slackware novamente, mas preciso de tempo livre e paciência, porque ali eu sei que vai dar um trabalho do caceta pra deixar o sistema ao meu gosto.

 

E outra coisa, não se engane que a AMD é mil maravilhas, pois não é. Quando eles "abriram a porteira" e liberaram os drivers na verdade lavaram as mãos. Sempre quando lançam uma nova placa é um martírio para conseguir dar boot sem kernel panic.

 

É aquele tal negócio, para os puristas a nVidia é a vilã, mas pra quem quer somente desempenho e pleno funcionamento as críticas mudam de lado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD Só por curiosidade, o que você joga? Ultimamente estou jogando bastante Albion, e vi que roda no Linux, além de Diablo. O meu grande problema, é que jogo Forza Horizon 4 pelo Xbox Game Pass, e isso me ferra MUITO em eu não migrar 100% para o linux 😕

 

29 minutos atrás, Luís Roberto C. da Silva disse:

@KairanD Nvidia nunca deram suporte ao Linux. a pena AMD é que é parceira, por isso têm compatibilidade total. Já a Nvidia depende de desenvolvedores de drivers independentes.

Tenho uma GTX970, quando eu tinha o Linux antes, perdia mais de 40% de desempenho em qualquer jogo por causa dos drivers 😕

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Micael de Mello A maioria dos games irá perder desempenho no Linux, do contrário eu já teria desinstalado o Windows tmb.

LoL por exemplo, em quase toda atualização terá quebra no Linux, porque não há suporte oficial por parte da Rito Gomes.

 

São poucos os jogos com pleno suporte ao Linux, e quando você encontra um destes não precisa se preocupar com desempenho. KSP é um destes, roda 100% igual no Linux, Windows e MacOS.

 

A questão é a implementação do game. A maioria, como o LoL, roda emulada, daí a queda de performance.

 

Quanto a nVidia, se você quer desempenho mesmo terá que instalar os drivers proprietários. Se quiser seguir com o Noveau é isso aí mesmo, fica uma carroça.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
1 minuto atrás, Phoenyx disse:

Porque não utiliza o Debian Sid? Vai vir atualização diária (e possivelmente alguma quebra do sistema) a todo instante. Eu não vejo motivos para utilizar o Ubuntu. O Ubuntu é o Debian Sid com uma carinha mais amigável.

 

Eu tô afim de instalar o Slackware novamente, mas preciso de tempo livre e paciência, porque ali eu sei que vai dar um trabalho do caceta pra deixar o sistema ao meu gosto.

Obrigado pela dica! Vou dar uma olhada. Peguei o Ubuntu da maneira "tradicional" mesmo: usuário novato de GNU/Linux, que não sabe nada, tem uma pitadinha de curiosidade e resolveu migrar por estar descontente com o Windows 10 e a Microsoft. Você já deve ter visto essa história muitas vezes... É como boa parte dos usuários vai parar no Ubuntu.

 

Aprendi algumas coisas, mas ainda tenho muito a aprender. O Ubuntu está sendo bem útil, mas quero experimentar outros sistemas sim.

 

O que você acha do Manjaro? É baseado no Arch, então sei que é bem diferente do Ubuntu. No caso, acho que pegaria o Manjaro GNOME. Ou talvez KDE.

 

1 minuto atrás, Phoenyx disse:

E outra coisa, não se engane que a AMD é mil maravilhas, pois não é. Quando eles "abriram a porteira" e liberaram os drivers na verdade lavaram as mãos. Sempre quando lançam uma nova placa é um martírio para conseguir dar boot sem kernel panic.

 

É aquele tal negócio, para os puristas a nVidia é a vilã, mas pra quem quer somente desempenho e pleno funcionamento as críticas mudam de lado.

É, tem isso...

 

Eu não sou purista (até porque os puristas geralmente passam longe do Ubuntu), mas os drivers da Nvidia me deixaram muito bolado, cara. Não sei se por culpa do Ubuntu... Talvez tenha relação. O Freesync (G-Sync, whatever) não parava ligado (toda vez que eu ligava o PC tinha que ativar novamente, tive que rebolar tentando salvar e deletar as configurações até esse negócio ficar no lugar), a configuração de gamma do monitor vez ou outra desativa e volta para o padrão e minha tela vez ou outra pisca em jogos em tela cheia se o Freesync (G-Sync) estiver ativado (ainda não achei uma solução para este último problema).

 

Outro dia ativei o login automático sem senha e meu sistema brickou, pesquisei uma solução (consegui resolver acessando o terminal no modo seguro) e vi que o problema estava relacionado ao driver da Nvidia. Para fechar com chave de ouro, esse negócio não funciona direito no meu notebook com placa dedicada e integrada, vez que nem sempre o sistema volta depois de entrar em espera, e ainda veio faltando o pacote dkms quando instalei o sistema lá (tive que baixar manualmente).

 

Estou usando o sistema normalmente agora, e gostando bastante. Mas isso daí foi chato. And, estou jogando em modo janela...

 

3 minutos atrás, Micael de Mello disse:

Só por curiosidade, o que você joga? Ultimamente estou jogando bastante Albion, e vi que roda no Linux, além de Diablo. O meu grande problema, é que jogo Forza Horizon 4 pelo Xbox Game Pass, e isso me ferra MUITO em eu não migrar 100% para o linux 😕

Principalmente Elder Scrolls Online, CS:GO e Minecraft. E eles rodam no GNU/Linux super bem. Aliás, meio que uns 90% da minha biblioteca roda. Você pode conferir como anda o suporte dos jogos na Steam pelo ProtonDB: https://www.protondb.com/

 

No Lutris eu instalei a Origin, a Epic e a uPlay. Eu jogava muito Battlefield 4 antigamente, e parece rodar normalmente pelo Lutris. Ainda não tentei instalar porque estou bolado com o jogo.

 

Para mim foi mais fácil migrar, porque quase toda a minha atividade em jogos se resume à Steam... E o Proton é uma mão na roda para jogar jogos que só estão disponíveis para Windows (isso seria possível também pelo Lutris ou configurando manualmente pelo Wine, mas na Steam literalmente é só clicar, então...).

 

7 minutos atrás, Micael de Mello disse:

Tenho uma GTX970, quando eu tinha o Linux antes, perdia mais de 40% de desempenho em qualquer jogo por causa dos drivers 😕

Não estou notando grandes diferenças no desempenho (minha placa sobra demais e ainda tenho Freesync, meio que não importa muito alguma perda de FPS) e certamente que os drivers melhoraram muito. Para o caso de aplicativos de Windows, o Wine e o DXVK melhoraram muito (e melhoram constantemente). E aí veio o Proton, né... Mas boa parte dos jogos ainda deve ter perda. Em muitos, bem pouca. Em outros, mais forte. Alguns rodam até melhor que no Windows. É relativo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@KairanD Não conheço o Manjaro, mas dizem ser bastante sólido, eu tô querendo é experimentar o Gentoo. 

 

E normal qualquer tipo de problema com drivers gráficos, em qualquer que seja a distro e com qualquer que seja o fabricante. Linux é isso aí, uma hora ou outra tu vai ter que colocar a mão na massa e ir pra linha de comando.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

O chato também é ter que reconfigurar tudo se for trocar de distro. E reaprender parte das coisas. Por isso é bom escolher bem. Tem uma barreira de preguiça a ser vencida. Agora que consegui acostumar com esse carinha aqui, que tá do jeitinho que eu gosto...

 

image.png

 

image.png

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@KairanD Essa questão da tela piscar eu tive com a nVidia e drivers proprietários. Meu maior problema na realidade era o tearing em vídeos. Tem uma opção nos drivers chamada de "force composition pipeline", já ativou?

Aqui resolveu o problema por completo. Sem piscadas, sem tearing.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
1 minuto atrás, Phoenyx disse:

@KairanD Essa questão da tela piscar eu tive com a nVidia e drivers proprietários. Meu maior problema na realidade era o tearing em vídeos. Tem uma opção nos drivers chamada de "force composition pipeline", já ativou?

Não está ativada, eu nem sabia disso. Aqui tem "Force Composition Pipeline" e "Force Full Composition Pipeline". Ativei o Full, que engloba o outro. Vou testar.

 

Muito obrigado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...