Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

placa-mãe Mini ITX serve para PC gamer?


Posts recomendados

Olá.

Tenho uma dúvida: as placas mães padrão Mini ITX servem para PC's gamer?

Tipo, elas vão suportar um i5 ou até mesmo um i7 de boa, como uma placa-mãe boa ATX?

Vi uns vídeos na internet sobre uns caras montando mini PC's gamer, mas tenho minhas dúvidas em relação a qualidade.

 

Essa placa-mãe me interessou porque eu já tive placa-mãe ATX e não usava nem metade dos encaixes em que ela tinha, fora os conectores que ficam na parte de trás do gabinete, eu só utilizava os USBs, nada mais. E essa Mini ITX tem um tamanho menor, talvez a quantidade ideal de slots e os USBs que eu uso.

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Elas não costumam ser indicadas por serem mais caras e terem menos opções de expansão. Não só isso, elas tendem a VRM piores que outras placas de mesmo preço justamente pela falta de espaço, o que pode ser um problema na hora de colocar um processador como o 3950x ou o 10900k.

 

Mas fora isso, em teste o tamanho da placa não importa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim da para montar um PC gamer com esses modelos mais compactos. Mas fica em mente que elas são mais limitados como por exemplo tendo menos slots de memorias, se fizer em um gabinete com uma circulação de ar ruim vai esquentar mais, mas a qualidade é praticamente a mesma.

Questão de qualidade vai de modelo a modelo tipo um mais barato não tem dissipação nos VRM, já os mais caro tem.

questão de espaço para colocar cooler é muito limitado fazendo você usar coolers pequenos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

59 minutos atrás, Imakuni disse:

Elas não costumam ser indicadas por serem mais caras e terem menos opções de expansão. Não só isso, elas tendem a VRM piores que outras placas de mesmo preço justamente pela falta de espaço, o que pode ser um problema na hora de colocar um processador como o 3950x ou o 10900k.

 

Mas fora isso, em teste o tamanho da placa não importa.

Uma placa-mãe mini ITX com as mesmas especificações de uma ATX custaria mais? Não deveria ser o oposto?

Tipo, elas são menores e tem menos conexões...

adicionado 1 minuto depois
1 hora atrás, Aelson Carvalho disse:

Sim da para montar um PC gamer com esses modelos mais compactos. Mas fica em mente que elas são mais limitados como por exemplo tendo menos slots de memorias, se fizer em um gabinete com uma circulação de ar ruim vai esquentar mais, mas a qualidade é praticamente a mesma.

Questão de qualidade vai de modelo a modelo tipo um mais barato não tem dissipação nos VRM, já os mais caro tem.

questão de espaço para colocar cooler é muito limitado fazendo você usar coolers pequenos.

2x slots de RAM já são o suficiente pra mim e 1x entrada pra GPU também é suficiente...

 

Mas o que seria esse VRM??? é algo importante?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os VRM [e responsável pela parte da alimentação do CPU. Quando um CPU muito forte como ryzen 7 ou 9 no caso da AMD e i7 ou i9 do lado da Intel começa a trabalhar em altas cargas um VRM mais simples sem dissipação pode acabar não dando conta e consequentemente esquentando e o CPU é obrigado a baixar o clock.

 

Sim placas mais compactas são mais cara que as normais (também não sei porque).

 

mais explicação :http://peperaiohardware.com/vrm-e-fases-de-alimentacao/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Aelson Carvalho disse:

Os VRM [e responsável pela parte da alimentação do CPU. Quando um CPU muito forte como ryzen 7 ou 9 no caso da AMD e i7 ou i9 do lado da Intel começa a trabalhar em altas cargas um VRM mais simples sem dissipação pode acabar não dando conta e consequentemente esquentando e o CPU é obrigado a baixar o clock.

 

Sim placas mais compactas são mais cara que as normais (também não sei porque).

VRM: hmmmmm..

Que droga, achei que iria ser mais barato! Sendo assim não vale a pena, a não ser que queira-se montar um PC compacto.

 

Mas beleza, muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Esraeu disse:

Uma placa-mãe mini ITX com as mesmas especificações de uma ATX custaria mais? Não deveria ser o oposto?

Tipo, elas são menores e tem menos conexões...

Em termos técnicos, não, pois o projeto é mais complicado pela falta de espaço; a exemplo, o que você conseguiria fazer com, digamos, apenas 4 camadas de PCB, agora vai precisar de 6 porque se não vão ter traços cruzando um em cima do outro; se antes você só tacava um dissipador para arrumar o seu projeto de VRM fuleiro, agora você não tem opção, vai ter que usar componentes de qualidade que ocupam pouco espaço, mas são mais caros. Entre outras coisas.

 

E ignorando a parte técnica, só o fato de serem produzidas menos unidades já faz com que o preço suba naturalmente, se comparado ao que seria possível com partes de maior volume.

 

1 hora atrás, Esraeu disse:

Mas o que seria esse VRM??? é algo importante?

Ah, não é nada de mais... é só a parte que fica responsável de fornecer energia para o seu processador, e se for ruim, acontece isso:

Spoiler


*Nota: Esse vídeo tem contexto, não é tão ruim assim. Mas para efeito cômico de frisar a importância do VRM, já serve.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...