Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

placa-mãe Notebook Positivo Stilo XR3000 fumaçou


Posts recomendados

Olá,

 

Recentemente me interessei pela área de eletrônica e resolvi ir atrás de alguns aparelhos com defeito para aprender o básico das placas e aos poucos ir me aprofundando no assunto. Consegui um notebook da positivo, modelo stilo xr3000 que pede uma fonte (carregador) de 19V mas como eu só tinha uma de 19.5V de um netbook que tenho aqui acabei ligando ela mesmo e acho que não podia, primeiramente queria saber se podia ou não, ficaria grato caso alguém me desse essa resposta.

 

Para minha surpresa ele ligou, pois me disseram que estava com defeito. Após isso, deixei carregando e quando voltei estava apagado. Pressionei o botão power pensando que fosse algum protetor de tela que deveria sair, o notebook fez um zumbido que lembra bastante um aparelho desligando. Daí não ligou mais, ao pressionar o botão, o led fica vermelho em vez de azul, que acredito que seja acusando bateria sem carga mas fica assim mesmo com a fonte conectada.

 

A partir daí, ao conectar a bateria na placa-mãe, ela fazia um zumbido constante - as vezes com alguns cortes - bem agudo e de baixo volume pela região entre a memória, bateria da CMOS, processador, arrisco dizer que podia ser algum dos capacitores cerâmicos, não sei, não conheço nada de eletrônica. As vezes o zumbido só era emitido ao conectar a fonte também.

 

Após um ou dois dias fui ligá-la novamente. Conectei a bateria e depois a fonte. Derreteu um componente da placa-mãe na hora e fumaçou. Será a placa-mãe em curto? E será que foi causado por eu ter colocado uma fonte de tensão maior que a suportada pelo notebook? Por ser muito leigo na área não sei exatamente o nome do componente que derreteu e fumaçou, mas com o que pude aprender até aqui com vídeos na internet arrisco dizer que é um CI PWM.

 

Reparei que a região que emite o zumbido é conectada ao componente que derreteu e fumaçou através de trilhas na traseira da placa-mãe. Será que poderia ser um curto circuito neste CI PWM da placa-mãe devido a tensão demasiada aplicada a mesma e com isso os capacitores a partir dela também entraram em curto? Talvez a troca deste CI PWM solucione o problema? 

 

LUGAR DA placa-mãe ONDE DERRETEU E FUMAÇOU:

 

https://imgur.com/mJbFheC

 

REGIÃO DA placa-mãe ONDE É ESCUTADO O ZUMBIDO:

 

https://imgur.com/tjBbbhG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/05/2020 às 01:13, GabrielDCM disse:

primeiramente queria saber se podia ou não

Para testar placa de NB em bancada precisa de fonte assimétrica.

A variação de tensão de 19 V par 19,5 V não seria o grande problema. porém para ligar direto uma placa na fonte, que tenha um possível curto, pode danificar ainda mais a placa, devido ficar sem proteção de limitar a corrente.

 

Em 29/05/2020 às 01:13, GabrielDCM disse:

o led fica vermelho em vez de azul

Existe defeito no circuito charger ( carregamento ). Pode ter circuito pwm e mosfet em curto.

 

Em 29/05/2020 às 01:13, GabrielDCM disse:

componente que derreteu e fumaçou

A melhor forma de citar algum componente na placa, seria pelo esquema elétrico da placa-mãe. Geralmente tem a serigrafia na placa nestas placas da positivo. Outras marcas que não tem a serigrafia na placa, tem de ver pelo boardview.

 

Em 29/05/2020 às 01:13, GabrielDCM disse:

emite o zumbido

Geralmente este zumbido é ouvido quando existe um curto em algum circuito pwm na placa-mãe.

 

Em 29/05/2020 às 01:13, GabrielDCM disse:

Talvez a troca deste CI PWM solucione o problema? 

Tem de fazer a análise do curto na placa, e quais os componentes que estão danificados.

Vai precisar do esquema elétrico deste modelo de placa, como tambem dos componentes a serem trocados.

Na bancada, vai precisar de microscópio, estação de ar quente e estação de solda.

 

Em 29/05/2020 às 01:13, GabrielDCM disse:

o que pude aprender até aqui com vídeos na internet arrisco dizer que é um CI PWM.

Os vídeos de internet não vai dar a base de eletronica que precisa, o recomendado seria ter um amigo que já tem experiencia em reparo de placas eletronicas para poder ensinar, ou ainda, fazer um curso na área de atuação que pretende seguir. Estas placas de NB e desktop tem muita micro eletronica, e requer prática em seus reparos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

@Reset2020 Agradeço a resposta e peço desculpas pela demora.

Citação

Na bancada, vai precisar de microscópio, estação de ar quente e estação de solda.

Possuo aquele microscópio usb simples "1000x", uma estação yihua 850, uma fonte minipa mps-3005b, um multímetro minipa et-1002 e outros acessórios na bancada.

 

Removi o CI PWM que aparentemente pegava fogo, serigrafado com as letras OZ8660, após a remoção, a placa havia parado de pegar fogo, aí encostei ela esses dias e fui testar de novo agora e voltou a pegar fogo, se alastrando para o resistor acima do PWM.

 

Será que tem jeito ainda?

 

Citação

A variação de tensão de 19 V par 19,5 V não seria o grande problema. porém para ligar direto uma placa na fonte, que tenha um possível curto, pode danificar ainda mais a placa, devido ficar sem proteção de limitar a corrente.

Então, é que ele chegou funcionando. O dono dele que me deu o notebook (ainda bem), disse que nem pegava mais, mas provavelmente o problema era na fonte dele pois chegou funcionando na fonte de 19,5v. Após deixar uns minutos ligada nessa tensão superior é que não ligou mais e chegou a este ponto. Não tem nem uma chance dos 0,5v a mais ter danificado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, GabrielDCM disse:

Possuo aquele microscópio usb simples "1000x", uma estação yihua 850, uma fonte minipa mps-3005b, um multímetro minipa et-1002 e outros acessórios na bancada.

Tem equipamentos necessários de bancada, para fazer alguns tipos de reparo. Acredito que deve ter estação de solda com controle de temperatura,  ou ferro de solda com temperatura controlada.

 

2 horas atrás, GabrielDCM disse:

letras OZ8660

Este é o chip de entrada de 19 V. E tem algumas funções.

 

2 horas atrás, GabrielDCM disse:

Não tem nem uma chance dos 0,5v a mais ter danificado?

Não acredito que tenha sido este o problema, os componentes que recebem 19 V, tem tolerancia para receber tensão um pouco maior. E a fonte ( carregador ), tem um sistema interno de proteção, para desarmar a fonte, em caso de curto.

 

Em 29/05/2020 às 01:13, GabrielDCM disse:

modelo stilo xr3000

Precisa identificar, qual o modelo da placa-mãe. Com este código poderá conseguir o esquema elétrico.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...