Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador da boot e fica na BIOS


Ir à solução Resolvido por Shaman93,

Posts recomendados

Boa tarde a todos.

 

Ontem fui instalar mais um pente de memória RAM da XPG em minha mobo e após liga-lo, o computador simplesmente não sai mais da BIOS. Ativei o XMP na BIOS e mesmo assim o computador não dá boot. Fui fazer dual Channel, liguei o PC, ativei o XMP e depois o PC da boot mas fica apenas na BIOS e não sai disso.

Tenho dois módulos de memória, um Ballistix Sport e outro XPG. Ambas de 8GB e 2666MHz. (A XMP é nova, comprei não faz 2 dias).

 

Já tentei deixar só a da Ballistix, desativei o XMP, alterei as tensões da RAM, coloquei em 2133, 2400MHz, coloquei automático também e de jeito algum a máquina da boot. 

 

Se eu tento dar boot no SSD(onde tem o windows), o PC reinicia e volta pra BIOS. Se eu dar boot no meu HD (arquivos secundários), o monitor fica ligando e desligando num ciclo sem fim.

 

Já desmontei o computador, reconferi todos os conectores e também já tirei a bateria da mobo e nada. Tentei resetar o jumper, mas ou eu sou muito cego ou muito burro.

 

Alguém teria alguma ideia do que pode ser?

 

As informações do computador está abaixo do meu nome no canto esquerdo em Meu PC!

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@IgorAlexandre Provavelmente ocorreu uma incompatibilidade de memórias. O ideal é utilizar de mesma marca e frequência. Marcas distintas, podem ocasionar problemas. Eu sugeria um clear cmos, mas pelo jeito já realizou. Tente colocar o pente já utilizado anteriormente em um slot distinto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O PC não sai mais da BIOS mesmo com a memória original, é isso?
Remove ambas as memórias e a bateria por 5 minutos. Liga de volta sem as memórias e vê se acusa a falta delas (pelo código de beeps ou luz de debug da placa-mãe). Se sim, bota a sua memória original e liga de volta. Se conseguir entrar no sistema, tenta colocar a memória nova sozinha, tira a antiga, e vê se funciona. Nos informa dos resultados até então.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matheus Malvezi Reconheco que foi erro meu em comprar de outra memória, porém, a marca que eu precisava não estava no mercado há quase um mês e estava ficando inquieto por conta disso. Procurei outra memória com a mesma latência que a minha e a da XPG era a que enquadrava. Então fui de XPG mesmo!

 

Eu já tentei os 4 slot da mobo e em nenhuma foi, infelizmente.

 

@Shaman93 desde de ontem deixei apenas com a memória antiga para ver se aí menos o computador volta a funcionar, e infelizmente não voltou..

Tirei a bateria e a RAM e o computador da boot mas não aparece o logo da Aorus. O monitor nem ligava para ser mais exato. Liguei com a bateria e sem a memória RAM e deu a mesma coisa. Depois que liguei com a bateria e ram, apareceu uma mensagem da BIOS que já mostrou outras vezes. Vou disponibilizar a imagem abaixo (ou tentar) porque estou escrevendo tudo pelo celular, infelizmente..

E após essa mensagem da bios eu tentei reiniciar e também não foi.

 

Uma coisa que me deixa bem curioso é que eu tentei formatar o SSD e na hora que seleciona a linguagem, o mouse e teclado simplesmente para de funcionar. Será que uma formatação

poderia resolver? Porque eu testei um outro hd que tenho sem arquivos e ele só não deu boot porque não tinha windows nele. Fui tentar instalar windows nesse hd e ele só não instalou por conta de parar de funcionar o teclado e mouse. Sei que são duas coisas nada a ver, mas será que o SSD que poderia ter dado algum problema com a RAM? Porque se for, eu poderia formata-lo sem problemas para ver se o problema ainda persiste. (Estou cogitando várias coisas, no momento)..

 

Outra coisa é que eu não formato com pendrive e sim com cd Room (eu tenho um guardado da Asus) e utilizo pra formatação dos PCs. Será que tem alguma influência em parar de funcionar o teclado e mouse?

 

 

 

 

IMG_20200529_174946.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, IgorAlexandre disse:

Tirei a bateria e a RAM e o computador da boot mas não aparece o logo da Aorus.

Não fica acesa nenhuma led de debug da placa-mãe nem dá nenhum código de beeps? O que acontece se clica em 'ok'?

 

9 minutos atrás, IgorAlexandre disse:

Será que uma formatação

poderia resolver?

É possível, mas é cedo pra dizer. Consegue entrar na bios, né? O SSD e a RAM são reconhecidos corretamente?

 

10 minutos atrás, IgorAlexandre disse:

Sei que são duas coisas nada a ver, mas será que o SSD que poderia ter dado algum problema com a RAM?

Sim, pode ter corrompido o Windows.

 

10 minutos atrás, IgorAlexandre disse:

Outra coisa é que eu não formato com pendrive e sim com cd Room (eu tenho um guardado da Asus) e utilizo pra formatação dos PCs. Será que tem alguma influência em parar de funcionar o teclado e mouse?

É possível, o que seria esse cd da Asus exatamente? Se tiver uma pendrive usa o utilitário do Windows que é garantido. Dependendo rola até recuperar sem formatar.
https://www.microsoft.com/pt-br/download/windows-usb-dvd-download-tool

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Shaman93 disse:

1, Não fica acesa nenhuma led de debug da placa-mãe nem dá nenhum código de beeps? O que acontece se clica em 'ok'?

 

2, É possível, mas é cedo pra dizer. Consegue entrar na bios, né? O SSD e a RAM são reconhecidos corretamente?

 

3, Sim, pode ter corrompido o Windows.

 

4, É possível, o que seria esse cd da Asus exatamente? Se tiver uma pendrive usa o utilitário do Windows que é garantido. Dependendo rola até recuperar sem formatar.
https://www.microsoft.com/pt-br/download/windows-usb-dvd-download-tool

 

1- fica acesso um led sim, porém, não sei dizer se é o de debug. Esse led que fica acesso é o mesmo que acende conforme vai dando boot na ram, HD, e etc.

Ele se mantém acesso o tempo todo sem nenhum beep. Além do mais, quando comprei meu gabinete ele veio um "speaker" para colocar na placa-mãe para os bipes. Eu poderia coloca-lo, mas não sei onde na minha placa-mãe (b450 Aorus M), assim conseguiria saber se dá beeps ou não.

 

2- Sim, tenho acesso normal a BIOS e sim, marca tudo corretamente, SSD,HD e a RAM.

 

3- Qual seria a chance de ter corrompido? E a RAM seria capaz de ter corrompido? Como?

 

4- Posso ter me confundindo com leitor de cd/dvd quando falei cd room, mas é o leitor de cd basicamente.. Como eu poderia dar boot nesse software da Microsoft? Pois não tenho um segundo computador e não consigo passar para um pendrive. Teria alguma outra sugestão? Porque eu já queria formatar de um jeito ou outro, mas, como ele nem liga mais então o meu foco está sendo fazê-lo da boot ao menos. Se der, em seguido eu formato. Tem alguma sugestão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
23 minutos atrás, IgorAlexandre disse:

1- fica acesso um led sim, porém, não sei dizer se é o de debug. Esse led que fica acesso é o mesmo que acende conforme vai dando boot na ram, HD, e etc.

Você tem que olhar na serigrafia impressa na placa-mãe o que esse led marca. O speaker vai ter uma marcação dizendo 'speaker'. São 4 pinos, geralmente na parte de baixo da placa-mãe, próximos aos conectores do painel.

 

23 minutos atrás, IgorAlexandre disse:

3- Qual seria a chance de ter corrompido?

Por só ter adicionado outro slot de RAM? Sinceramente, acho que pequena.

 

23 minutos atrás, IgorAlexandre disse:

E a RAM seria capaz de ter corrompido? Como?

A memória que fica na RAM é volátil, apaga quando a energia é interrompida, então ela não tem como corromper como um HD. Pode queimar por curto circuito, estragar por oxidação, etc, mas 'corromper' não.
 

23 minutos atrás, IgorAlexandre disse:

Como eu poderia dar boot nesse software da Microsoft? Pois não tenho um segundo computador e não consigo passar para um pendrive. Teria alguma outra sugestão?

Não precisa de segundo computador, basta ter um pendrive de no mínimo 8 GB. Você cria ele (usa o utilitário do link que mandei) e depois disso é como com um CD, mas na BIOS altera a ordem de boot pra colocar a porta USB em 1o lugar e eras isso, vai abrir a recuperação/instalação do Windows.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shaman93

 

Com muita dor de cabeça consegui solucionar o problema. O SSD decidiu "morrer" de vez. Não sei o real motivo, mas foi muito estranho isso ter acontecido logo quando conectei a nova memória.

Tentei fazer testes em notebook e em outro HD e em nenhum reconheceu o SSD. 

Infelizmente, ele morreu com menos de um ano de uso. Porém, irei recorrer ao RMA da Kingston para vê se consigo 'ativar' a garantia dele, pois são 3 anos de garantia.

 

Em relação a memoria da XPG, também entrei em contato com a Kabum e agora estou aguardando a resposta deles, mas acredito que dará certo. Com isso, acho que o caso foi resolvido.

 

Uma coisa interessante foi que, meu HD secundário agora virou o primário e tive que formata-lo para poder usar. Consegui um pendrive com um amigo e incrivelmente o pendrive com W10 foi tudo normal. Cheguei a dar uma pesquisada mais afundo sobre tal e muitas pessoas inclusive no próprio fórum da Microsoft contém resposta falando que, como o W7 "morreu" para a Microsoft, eles meio que bloquearam instalação por vias de CD obrigando ser tudo por pendrive. Posso sim estar falando asneira, mas tudo o que li sobre foi isso.

De qualquer modo, meu problema foi resolvido.

 

Uma coisa que achei interessante foi que no gerenciador de tarefas não consta mais o uso de GPU mesmo estando tudo atualizado (antes da formatação aparecia tudo corretamente) e agora não aparece mais. É assim mesmo o W10 ou teve alguma atualização sobre isso?

 

Ahhh, também consegui instalar o Speaker e agora faz os bipes, obrigado!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...