Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Barulhos e erros no disco rígido


Posts recomendados

Fala pessoal. Tenho uma dúvida sobre meus HDs. Uso um de 320GB 7200RPM (Onde deixo apenas o sistema e alguns programas) + Outro de 750GB 5400RPM onde armazeno praticamente de tudo. Ambos esses HDs já são antigos, no entanto de um tempo pra cá tenho notado uma presença muito grande de barulhos. Já havia um tempo que meu HD fazia um barulho semelhante a um "clack!" quando ligava o PC, mas de tempos pra cá tenho ouvido esse barulho durante o funcionamento da máquina espontaneamente durante várias e várias vezes afetando até no funcionamento dela, pois certos momentos ouço o HD começando a trabalhar de maneira forte, a tarefa que estou executando no momento congela por mais ou menos um segundo, e sucessivamente vem esse "clack" e minha tarefa volta ao normal depois. 

 

Como estou montando uma build nova e sei que muito provavelmente tenho um HD com problema, já estarei comprando outro e não me incomodo com isso, porém, o HD mais velho que tenho (750GB) é o único que está com alertas no CrystalDisk e o meu sistema NÃO está instalado nele. Minha dúvida maior então é: Seria possível meu PC ficar "travando" mesmo que meu sistema não esteja instalado nesse HD, ou supostamente eu tenho problema NOS DOIS e não estou sabendo?

 

Segue abaixo os prints. Valeu.

 

 

hd1.png

hd1-2.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

os discos são independentes, lentidão no sistema operacional não tem nada a ver com o outro... você já rodou testes pra checar a integridade do disco C?

 

no mais, não compre outro HD, compre um SSD, Windows 10 só roda bem, no geral, com eles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Caio Ferreira disse:

os discos são independentes, lentidão no sistema operacional não tem nada a ver com o outro... você já rodou testes pra checar a integridade do disco C?

 

no mais, não compre outro HD, compre um SSD, Windows 10 só roda bem, no geral, com eles.

@Caio Ferreira Olá Caio, não. Ainda não executei nenhuma espécie de teste no disco C pois não conheço muito bem afundo a plataforma do CrystalDisk e muito menos outros programas. Se puder me auxiliar desde já agradeço.

 

Entretanto, também gostaria de pegar um SSD para o sistema operacional, mas com a verba que tenho disponível prefiro momentaneamente pegar um HD pois falta muito espaço no armazenamento daqui, e os SSDs com maior quantidade de armazenamento andam bem caros. Planejo pegar um HD comum para o restante das minhas coisas, deixar meu Windows 10 no meu HD 320GB atual caso ele não esteja com problemas, e dentro dos proximos meses trocá-lo por um SSD (a menos que você diga que não tenho nada muito grave com os meus discos atuais e posso comprar um SSD desde já sem me preocupar com falta de espaço, no entanto continuo aceitando sugestões).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@D4RKS0LD13R testes no HD através do HD Tune e CDM em suas versões gratuitas podem não apresentar o problema do HD. A tabela de testas que vi da versão gratuita do HD Tune para a versão  paga tem uma diferença absurda. Na  versão paga, você pode realizar mais que o dobro de testes. 

 

O firecuda de 1T não é ineficiente no w10 e tem um valor menor que um ssd de 1T, fora a garantia de  cinco anos. Esse sim seria mais vantagem. Também dá para  fazer uma limpeza no w10 excluindo coisas desnecessárias para você, só tem que tomar cuidado para não apagar ou desativar algo fundametal para o funcionamento dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Grande Mestre Lucas disse:

@D4RKS0LD13R testes no HD através do HD Tune e CDM em suas versões gratuitas podem não apresentar o problema do HD. A tabela de testas que vi da versão gratuita do HD Tune para a versão  paga tem uma diferença absurda. Na  versão paga, você pode realizar mais que o dobro de testes. 

 

O firecuda de 1T não é ineficiente no w10 e tem um valor menor que um ssd de 1T, fora a garantia de  cinco anos. Esse sim seria mais vantagem. Também dá para  fazer uma limpeza no w10 excluindo coisas desnecessárias para você, só tem que tomar cuidado para não apagar ou desativar algo fundametal para o funcionamento dele.

@Grande Mestre Lucas Vou ver o que posso limpar aqui no PC, mas costumo deixar ele bem polidinho com tudo em dia. Quanto aos programas que sugeriu vou dar uma pesquisada e ver o que encontro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Caio Ferreira

3 minutos atrás, Caio Ferreira disse:

@D4RKS0LD13R o HD que você usa pra backup é um de notebook? notei que ele roda apenas em 5400RPM...

 

qual a config completa do seu pc? já fez desfragmentação do disco?

O HD que se encontra meu sistema sim, que eu me lembre era de um Notebook. Não sabia dessa dos 5400RPM, para mim tinha 7200. E já fiz desfragmentação do disco só não me lembro se dos dois.

 

Segue minha config completa:

 

Motherboard: ASRock DTA-H61

Processador: Intel Xeon E3-1270 (i7 2770)

VGA: Nvidia Geforce GTX 1060 6GB

RAM: 8GB (2x4 1333Mhz)

HD: 750GB // 320GB (OS)

OS: Windows 10 Pro 64 bits.

 

Obs: Config antiga (eu sei), estou montando a nova.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@D4RKS0LD13R acho que você inverteu então os RPM no que citou acima porque disse que o HD 750gb rodava a 5400RPM, não seu HD que roda o sistema operacional de 320GB. rodar windows 10 num HD já é barra, imagina numa num hd a 5400RPM... não usa o Windows 7 porque? programas não rodam nele? já resolveria esse problema de travamento em dois tempos, acredito eu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, Caio Ferreira disse:

@D4RKS0LD13R acho que você inverteu então os RPM no que citou acima porque disse que o HD 750gb rodava a 5400RPM, não seu HD que roda o sistema operacional de 320GB. rodar windows 10 num HD já é barra, imagina numa num hd a 5400RPM... não usa o Windows 7 porque? programas não rodam nele? já resolveria esse problema de travamento em dois tempos, acredito eu.

@Caio Ferreira Na verdade essa novela já é antiga amigo, haha. Tentei instalar Windows 7 nele inúmeras e inúmeras vezes, mas ocorre sempre o mesmo erro: Quando ligo o computador com ele possuo conexão à internet, e quando desligo e ligo pela segunda vez não possuo mais, e assim por diante. Já tentei solucionar de 1000 maneiras diferentes, com outras versões de Windows 7, pesquisando se os drivers de rede estavam errados ou com problemas, e não consegui solucionar de maneira nenhuma, provavelmente porque minha motherboard é extremamente antiga e me causa diversas incompatibilidades. Ah, e esse mesmo erro ocorre comigo se tento atualizar meu Windows 10 versões acima da qual estou (1709). Mas de maneira ou outra esses erros acabarão em breve.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

 

 

- Verificar integridade do HD/SSD.

 

1) Verifique se o cabo SATA não tem defeito ou teste com outro, caso esteja utilizando um.

 

2) Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) e digite esse comando: wmic diskdrive get caption,status. Esse comando mostra rapidamente se algum HDD ou SSD instalado no seu computador estão funcionando corretamente ou se eles têm algum problema crítico. Se ele estiver funcionando perfeitamente, deve aparecer OK em todos eles, mas se houver qualquer problema, aparecerá o status do erro existente ali. 

 

3) Se estiver usando um SSD, baixe o programa de monitoramento da própria fabricante pra verificar erros, testes de diagnóstico e atualização de firmware (ex: SSD Manager da Kingston, Samsung Magician, Western Digital SSD Dashboard, Crucial Storage Executive, SanDisk SSD Dashboard Installer, Intel SSD Toolbox, Corsair SSD Toolbox, Adata SSD Toolbox, GUI do SeaTools SSD e etc).

 

3.b) Se o seu HD for da Seagate, verifique também se existe atualização de firmware: https://www.seagate.com/br/pt/support/kb/determining-internal-drive-details-004206en/. Se for da Western Digital, baixe o verificador de firmware: https://support.wdc.com/downloads.aspx?lang=bp#WD_softwarepc

 

4) Baixe o HD Tune e verifique as abas health e error scan.

 

5) Baixe o  WD Data Lifeguard e faça um teste completo. (pode ser usado em qualquer HD/SSD)

 

6) Baixe também o SeaTools Bootable (pode ser usado em qualquer HD/SSD), em Basic Tests (Testes básicos) faça o SMART Check (Verificação SMART)Short Drive Self Test (Autoteste de disco rápido) e Long Generic Test (Teste genérico detalhado). Pra saber mais sobre essa ferramenta: https://www.seagate.com/br/pt/manuals/software/seatools-bootable/.

 

7) CheckDisk: abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite chkdsk X: /r (sendo X a letra do disco que você quer testar) > ENTER > S > reiniciar > Para ler o resultado: 1. Clique com o botão da direita do mouse no logotipo do Windows e clique em Visualizador de Eventos >  Ao abrir o Visualizador de Eventos, clique em Logs do Windows e Aplicativo > Clique em Filtrar Log Atual e no campo Fontes do evento digite Wininit ou escolha Wininit na lista e clique em OK > O resultado mais importante do relatório é a conclusão dele, onde pode ver ser há problemas no sistema de arquivos e a quantidade de setores defeituosos.

 

8 ) Se o HD estiver fazendo barulho, pode comparar com os sons desse site: Failing hard drive sounds

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, mick 07 disse:

 

 

- Verificar integridade do HD/SSD.

 

1) Verifique se o cabo SATA não tem defeito ou teste com outro, caso esteja utilizando um.

 

2) Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) e digite esse comando: wmic diskdrive get caption,status. Esse comando mostra rapidamente se algum HDD ou SSD instalado no seu computador estão funcionando corretamente ou se eles têm algum problema crítico. Se ele estiver funcionando perfeitamente, deve aparecer OK em todos eles, mas se houver qualquer problema, aparecerá o status do erro existente ali. 

 

3) Se estiver usando um SSD, baixe o programa de monitoramento da própria fabricante pra verificar erros, testes de diagnóstico e atualização de firmware (ex: SSD Manager da Kingston, Samsung Magician, Western Digital SSD Dashboard, Crucial Storage Executive, SanDisk SSD Dashboard Installer, Intel SSD Toolbox, Corsair SSD Toolbox, Adata SSD Toolbox, GUI do SeaTools SSD e etc).

 

3.b) Se o seu HD for da Seagate, verifique também se existe atualização de firmware: https://www.seagate.com/br/pt/support/kb/determining-internal-drive-details-004206en/. Se for da Western Digital, baixe o verificador de firmware: https://support.wdc.com/downloads.aspx?lang=bp#WD_softwarepc

 

4) Baixe o HD Tune e verifique as abas health e error scan.

 

5) Baixe o  WD Data Lifeguard e faça um teste completo. (pode ser usado em qualquer HD/SSD)

 

6) Baixe também o SeaTools Bootable (pode ser usado em qualquer HD/SSD), em Basic Tests (Testes básicos) faça o SMART Check (Verificação SMART)Short Drive Self Test (Autoteste de disco rápido) e Long Generic Test (Teste genérico detalhado). Pra saber mais sobre essa ferramenta: https://www.seagate.com/br/pt/manuals/software/seatools-bootable/.

 

7) CheckDisk: abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite chkdsk X: /r (sendo X a letra do disco que você quer testar) > ENTER > S > reiniciar > Para ler o resultado: 1. Clique com o botão da direita do mouse no logotipo do Windows e clique em Visualizador de Eventos >  Ao abrir o Visualizador de Eventos, clique em Logs do Windows e Aplicativo > Clique em Filtrar Log Atual e no campo Fontes do evento digite Wininit ou escolha Wininit na lista e clique em OK > O resultado mais importante do relatório é a conclusão dele, onde pode ver ser há problemas no sistema de arquivos e a quantidade de setores defeituosos.

 

8 ) Se o HD estiver fazendo barulho, pode comparar com os sons desse site: Failing hard drive sounds

 

 

@mick 07 @Caio Ferreira Alguns updates pessoal. Se é de interesse, sigam abaixo alguns testes efetuados com meu HD do Windows.

hd2.png

hd2-3.png

adicionado 2 minutos depois

E aqui, imagem da aba health no HD Tune do meu disco de 750GB supostamente com problemas. 

 

hd1-3.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, mick 07 disse:

Cade o resto do testes? Esse HD aí já era, compre outro.

@mick 07 Ainda estou pra fazer mais alguns com o HD que fica o OS. Fiz um teste utilizando o comando no prompt que você me sugeriu e diz que meus HDs tão Ok mas sabemos que não é assim, como pode-se ver no HD Tune. Vou fazer mais alguns mas com certeza já estarei comprando outro. Valeu.

 

hdscmd.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
22 horas atrás, D4RKS0LD13R disse:

Ainda estou pra fazer mais alguns com o HD que fica o OS. Fiz um teste utilizando o comando no prompt que você me sugeriu e diz que meus HDs tão Ok mas sabemos que não é assim, como pode-se ver no HD Tune. Vou fazer mais alguns mas com certeza já estarei comprando outro. Valeu.

Esse é apenas um teste pra saber se o HD está trabalhando OK, não é um teste definitivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...