Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

FPS oscilando, PC novo


Posts recomendados

Boa tarde galera. 
Montei meu PC ontem (na verdade pedi para um técnico montar para mim) e comecei a jogar nele hoje, e por mais que eu esteja conseguindo rodar meus jogos com certa tranquilidade, estou sentindo uma certa ''queda'' de FPS em alguns casos... não sei se isso é normal ou coisa da minha cabeça... ontem eu até senti quedas mais bruscas, tipo ir de 60 para 5 fps do nada, mas dps que desliguei o pc e liguei hoje isso melhorou um pouco..

 

É o seguinte.. no Call of Duty MW, por exemplo, enquanto estou no menu, o jogo fica em uns 90 FPS.. quando troco de tela (por exemplo, do menu principal para o multiplayer), o fps cai de 90 para 45, e quando estou buscando partidas, o fps chegou a cair de 85 para 8, e subiu rapidamente... o mais estranho é que durante a gameplay em si, quase não cai, e quando cai, é quase imperceptível... durante uma killcam caiu de 95 para 65 mais ou menos..

 

O segundo jogo que testei foi o Hitman 2, configurei para rodar no alto, e o jogo começa a rodar em uns 100 fps... quando eu giro a tela, o fps cai para uns 70 fps... é normal? sei que é um jogo pesado, com bastante detalhes, mas não imaginava perder 30 frames só numa girada de tela, rs... outra coisa que achei estranho é que eu vi um vídeo de uma pessoa que testou o Hitman 2 com as mesmas configurações que as minhas mas no Ultra e conseguiu bem mais FPS que eu, eu aqui peguei menos que 60, e a pessoa pegava uns 80... será isso tb um sinal que posso estar com problemas de FPS? 

O MW estava rodando tudo no mais alto possível, e os FPS estavam como nos vídeos que eu havia visto para as minhas configurações (cerca de 90-100 FPS), só o Hitman 2 que ficou diferente.. 

Vou deixar 2 vídeos do YT que gravei a tela do PC onde da para entender melhor!

 

Sobre drivers, os drivers da placa de vídeo estão atualizados (pelo menos entrando no Geforce Experience fala que o que eu tenho é o mais atual), baixei os drivers da placa-mãe, e acredito que os drivers do windows tb estão atualizados (no windows update não aparece nada para atualizar). A configuração de energia já está configurada para ''alto desempenho''.
Temperaturas tb estão OK, 75 graus no máximo na placa de vídeo, 45 no máximo no processador.. já desativei o Vsync enquanto jogo...

 

Por fim, a única coisa que eu acredito que possa ser o problema para isso é a BIOS da minha placa-mãe... atualmente a minha está na 2.70, e a fabricante recomenda a 2.50 para o meu processador, mas eu tenho medo de fazer o downgrade (não manjo, teria que chamar alguém pra fazer para mim).. será que pode ser isso q está ocasionando essas quedas? 
Obrigado

Config: Ryzen 5 1600 AF, GTX 1660 Super Gigabyte, 16gb 2666Mhz, B450M Steel Legend, monitor AOC Sniper 75Hz Freesync, fonte Corsair CX550W.
 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Gabriel Amato  Começando pela BIOS, não se faz downgrade. As versões mais novas costumam ser cumulativas.

adicionado 2 minutos depois

Você não informou sua configuração. Tem só 8GB de memória RAM? Se for isso, pode ser gargalo de memória.

O MSi afterburner tem um monitor de desempenho, com vários gráficos. Jogue um pouco e poste aqui o resultado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

47 minutos atrás, Math.Pi disse:

@Gabriel Amato  Começando pela BIOS, não se faz downgrade. As versões mais novas costumam ser cumulativas.

adicionado 2 minutos depois

Você não informou sua configuração. Tem só 8GB de memória RAM? Se for isso, pode ser gargalo de memória.

O MSi afterburner tem um monitor de desempenho, com vários gráficos. Jogue um pouco e poste aqui o resultado.


Ah não? Mas já vi pessoas falando que compraram a placa-mãe, que veio com uma BIOS acima, e eles mudaram para uma BIOS anterior... não dá para fazer isso? pois a AMD recomenda a BIOS 2.50 para essa minha placa-mãe..

Sobre a config, informei sim, está no final do texto. Tenho 16 GB de RAM, 2666 MHz CL16. Acho que o problema não é isso.. 

É difícil mexer nesse monitor de desempenho do MSI afterburner? Nunca mexi nele... e outra coisa, essa queda de FPS está realmente acontecendo por algum motivo ou é coisa da minha cabeça da qual não devo me preocupar? rs

Muito obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu não disse que não dá. Eu disse que não faz o menor sentido.

55 minutos atrás, Math.Pi disse:

@Gabriel Amato  Começando pela BIOS, não se faz downgrade. As versões mais novas costumam ser cumulativas.

 

 

 

Faça isso:

55 minutos atrás, Math.Pi disse:

 

O MSi afterburner tem um monitor de desempenho, com vários gráficos. Jogue um pouco e poste aqui o resultado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Math.Pi disse:

Eu não disse que não dá. Eu disse que não faz o menor sentido.

 

 

Faça isso:

 


Boa tarde @Math.Pi, fiz os testes aqui (não sei se da maneira correta) e vou postar os resultados pra você dar uma olhada. O teste eu realizei no Hitman 2.

Notei que o uso da GPU e do CPU estão se alternando muito... tem horas que o uso do CPU vai para 60%, 65%, e durante o teste chegou a bater 83% (mas bateu e já caiu). A GPU não fica cravado em 97%, 98%, 99% (o que eu imagino que deveria ficar, pois a placa num jogo pesado como esse deveria estar trabalhando no seu uso máximo a todo instante), tem horas que cai para 80%, 70%... e os FPS a mesma coisa, quando inicio o jogo os FPS estão na casa dos 100, quando chego num cenário com muitas pessoas, ambiente colorido e etc, chegam a cair para menos de 60... o que pode estar acontecendo? acho que com o conjunto que tenho, não era para isso estar acontecendo, sei que o Hitman 2 é um jogo pesado mas eu imaginava rodar ele no High com pelo menos uns 90 FPS ''cravados''..

PS: Eu acabei voltando a BIOS para a 2.50 pois me senti mais seguro e porque também me indicaram a fazer isso no fórum da AsRock... os drivers da placa-mãe e placa de vídeo estão atualizados até onde eu sei, driver do processador não encontrei para atualizar..

testes 1.jpg

testes 2.jpg

adicionado 2 minutos depois

PS: como eu jogava no PS4 e entrei pra essa vida de PC gamer só agora, não manjo muita coisa, mas até onde eu sei, o uso de CPU deveria ficar em uns 30, 40% por ai não é? e o uso da GPU cravado em 99%... principalmente em jogos que não são lançamento.. e no meu caso ambos ficam variando =(

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra coisa que percebi, ainda no Hitman 2: quando eu pauso o jogo e deixo parado no menu de pausa, o uso da GPU fica travado em 98% e o uso da CPU fica variando de 23 a 27%, e o FPS também fica travado, claro q isso tudo porque não está acontecendo nada na tela... será isso um indício que eu estou realmente com algum problema ou será esse um indício que eu realmente NÃO estou com problemas? Pois vendo isso eu percebo que o Hitman é um jogo que consome muito uso da CPU, por isso o seu uso em algumas cenas varia de 20 para 50, até 60, 65%, e o uso da GPU cai de 99, 98% para casa dos 80%... estou certo ou estou viajando? Kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...