Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como montar um Water Block?


Posts recomendados

Estou montando um pc dos sonhos com uma RTX 2080 TI e I9 10900K para trabalho e gaming, só que vendo os benchmarks de temperatura estou medo do trambolho explodir, por isso queria adicionar a máquina um water cooling para diminuir a temperatura do sistema futuramente, mas não faço a minima ideia de quais são as peças para comprar, com exceção de que precisa dos fluidos e do watercooler, caso contrario teria que usar um air cooler mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Caio Ferreira disse:

@Draugoth esses ja vem tudo pronto, so instalar. mas o mais seguro eh você procurar review gringo porque aqui no brasil ainda n chegou nada disso. você trabalha com video/render?

 

Maravilha, vou dar uma checada nos melhores modelos que caibam no meu orçamento.

Citação

você trabalha com video/render?

Ainda não, o PC é também para essa finalidade.

adicionado 1 minuto depois
2 minutos atrás, RS Faria disse:

O que você viu, pra ficar preocupado assim??

Vi que ele chega a bater pra cima de 90°C

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Draugoth disse:

Vi que ele chega a bater pra cima de 90°C

Em quais circunstâncias?? Vi alguns reviews dele e ele é surpreendentemente frio, pra um deca-core de 14nm..

 

Aí, vai depender da placa-mãe, das tensões nele e do cooler.. De modo geral, ele não é tão bravo pra controlar, como eram os antigos..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, RS Faria disse:

Em quais circunstâncias?? Vi alguns reviews dele e ele é surpreendentemente frio, pra um deca-core de 14nm..

 

Aí, vai depender da placa-mãe, das tensões nele e do cooler.. De modo geral, ele não é tão bravo pra controlar, como eram os antigos..

Engraçado,vi em forum americano pessoal falando que ela esquenta muito e em review também. Alguns exemplos:

 

https://wccftech.com/intel-core-i9-10900k-10-core-cpu-hot-power-hungry-at-stock-benchmarks-reveal/

 

https://www.eurogamer.net/articles/digitalfoundry-2020-intel-core-i9-10900k-core-i5-10600k-z490-motherboard-review

 

Deve ser por estarem rodando em clocks altos. Creio que vou ficar sossegado nesse quesito então.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Draugoth uma máquina que funcione com um sistema de refrigeração desses vai precisar de uma mesa adequada. Basicamente vai precisar de uma mesa feita sob medida.

 

Tem um sujeito que usava esse sistema, só que ele tinha um SLI de 1080ti e um i7 8700K com frequência superior a 5Ghz, dizendo ele que chegava em 5.5Ghz. Ele jogava BF. 

 

Já vi 4 Titan's em um único gabinete lá de um estadunidense. 

 

Eu não acredito que seja obrigatório um sistema desses para refrigeração de configuração extrema. 

 

Você vai usar memória ram de qual frequência? Utilizar abaixo dos 3000mhz vai ficar desbalanceado. 

 

Se é para usar com um i7 ou i9 de décima geração, talvez seja mais negócio uma placa de vídeo 3080 se for com foco principal em games ou uma da linha com foco para trabalho profissional se for esse o caso. 

 

Uma configuração extrema com o i9 de décima geração para ficar equilibrada vai sair bem mais que dez mil. 

 

Se for para ser usada em ambiente que não tem central de ar e passa fácil dos 30º, vai esquentar demais. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Grande Mestre Lucas

 

Citação

Você vai usar memória ram de qual frequência? Utilizar abaixo dos 3000mhz vai ficar desbalanceado. 

Vou usar frequência de 3600mhz. Talvez 4000 dependendo do modelo de RAM que eu pegar e do valor.

 

Citação

Se é para usar com um i7 ou i9 de décima geração, talvez seja mais negócio uma placa de vídeo 3080 se for com foco principal em games ou uma da linha com foco para trabalho profissional se for esse o caso. 

 

Foco é Games, foco secundário uso profissional.

 

Citação

talvez seja mais negócio uma placa de vídeo 3080 se for com foco principal em games ou uma da linha com foco para trabalho profissional se for esse o caso. 

Se anunciarem a 3080 e estiver pelo preço das RTX 2080 ti de mercado, não veria por que não pegar. Só que até agora não anunciaram.

 

Citação

uma máquina que funcione com um sistema de refrigeração desses vai precisar de uma mesa adequada. Basicamente vai precisar de uma mesa feita sob medida.

Então creio que não vá precisar, vou seguir o console do primeiro reply e pegar um water cooler da corsair em conta para refrigeração extra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Draugoth disse:

Engraçado,vi em forum americano pessoal falando que ela esquenta muito e em review também. Alguns exemplos:

 

https://wccftech.com/intel-core-i9-10900k-10-core-cpu-hot-power-hungry-at-stock-benchmarks-reveal/

 

https://www.eurogamer.net/articles/digitalfoundry-2020-intel-core-i9-10900k-core-i5-10600k-z490-motherboard-review

 

Deve ser por estarem rodando em clocks altos. Creio que vou ficar sossegado nesse quesito então.

O primeiro é um rumor de antes do lançamento.. No segundo, eles falam justamente o que falei.. :confused:

 

Mais confirmações

 

https://www.techspot.com/review/2028-intel-core-i9-10900k/

 

Um vídeo mostrando como ajustar tensões, funciona bem nesse caso, mesmo com clocks altos..

 

https://www.youtube.com/watch?v=H5BN_Y7fF2I

 

 

São coisas que você terá de lidar, ao montar algo assim: TDP, Vcore, MCE e etc.. Mas, ele não é tudo isso não, quanto a temperatura..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Draugoth

2 minutos atrás, Draugoth disse:

@Grande Mestre Lucas

 

Vou usar frequência de 3600mhz. Talvez 4000 dependendo do modelo de RAM que eu pegar e do valor.

 

3600mhz é pouco, mas tem que ver a latência da memória, não adianta pagar mais em 64GB RAM 4000mhz Cas19, se tem 64GB RAM 3600mhz Cas 15 anunciada por menos, contudo o correto aí seria na casa dos 4000mhz com latência máxima de 17 caro que de marca confiável.

 

2 minutos atrás, Draugoth disse:

Foco é Games, foco secundário uso profissional.

 

  

 

Em qual resolução quer jogar e qual a taxa de quadros?

 

2 minutos atrás, Draugoth disse:

 

Se anunciarem a 3080 e estiver pelo preço das RTX 2080 ti de mercado, não veria por que não pegar. Só que até agora não anunciaram.

 

Se puder esperar mais um pouco. A 2080ti com rtx on perde 20FPS ou mais. 

 

 

2 minutos atrás, Draugoth disse:

 

Então creio que não vá precisar, vou seguir o console do primeiro reply e pegar um water cooler da corsair em conta para refrigeração extra.

 

Essas mesas vagabundas vendidas em grandes lojas nacionais não são uma boa compra. A madeira enverga. Eu imagino que só o seu gabinete com tudo dentro deva pesar mais de 5,5Kg, se for colocar uma impressora e um monitor, no caso de caber tudo em cima da mesa, vai ficar sem a devida distância. Uma mesa de madeira bem resistente com nenhuma das coisas em cima ficando na beirada dela com o risco de cair, aguenta uns dez anos. Não sei que gabinete vai colocar, mais se for um full-tower, só o peso dele já vai para mais de 5kg. O meu gabinete é um mid-tower e pesa 7kg sem as ventoinhas adicionais. Com todas as peças dentro eu não pesa menos de 10kg. Conforme o monitor ou televisão que for utilizar, vai ser mais negócio pendurar na parede. 

 

Hoje tem o firecuda que é pci 4.0, mas o 980 pcie 4.0 vai ser lançado esse ano. Se for parar para colocar no papel, os M.2 só vão estar estáveis na segunda leva lá para o ano que vem. Já li que o novo M.2 da Corsair já chegou pifado. Um relato é muito pouco para concluir o que estou dizendo, mas tem o fato das temperaturas dos M.2 da geração que passada que atingiam mais de 75ºC. Imagine esses M.2 novos com velocidades na casa dos 4000mbs. Sem central de ar para configuração extrema nesse calor brasileiro pode esquecer. 

 

Sobre testes em sites chamados de especializados ou em canais do youtube, o que eu tenho a dizer é que para manipular um teste, não é tão difícil. Não precisa criar falsa tabela de resultados com programa de edição, basta mudar a temperatura ambiente e pronto, já alterou os resultados. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, RS Faria disse:

 

@RS Faria

O primeiro é um rumor de antes do lançamento.. No segundo, eles falam justamente o que falei.. :confused:

 

Mais confirmações

 

https://www.techspot.com/review/2028-intel-core-i9-10900k/

 

Um vídeo mostrando como ajustar tensões, funciona bem nesse caso, mesmo com clocks altos..

 

https://www.youtube.com/watch?v=H5BN_Y7fF2I

 

 

São coisas que você terá de lidar, ao montar algo assim: TDP, Vcore, MCE e etc.. Mas, ele não é tudo isso não, quanto a temperatura..

sossegado, por sorte todas as reviews falaram que o 10900K é muito bom para games e workstations

 

14 minutos atrás, T1000_2015 disse:

@T1000_2015 Eu instalaria um Split decente no cômodo e não faria estas gambiarras de water cooling. Trincar um chip, molhar placa, componentes caros desses, eu tô fora.

Vou de watercooler mesmo, pela recomendação do povo.

 

Citação

3600mhz é pouco, mas tem que ver a latência da memória, não adianta pagar mais em 64GB RAM 4000mhz Cas19, se tem 64GB RAM 3600mhz Cas 15 anunciada por menos, contudo o correto aí seria na casa dos 4000mhz com latência máxima de 17 caro que de marca confiável.

Teria recomendação para alguma memória de 4000mhz? Sou meio leigo nesse assunto. estou priorizando peformance a beleza estética nessa montagem

 

4 minutos atrás, Grande Mestre Lucas disse:

@Grande Mestre Lucas

 

 

Em qual resolução quer jogar e qual a taxa de quadros?

 

 

Se puder esperar mais um pouco. A 2080ti com rtx on perde 20FPS ou mais. 

 

Estou focando pra 4K e 60 fps.

 

Dependendo do preço da 3080 e do preço dólar e do orçamento da maquina esperar seria uma boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@T1000_2015

13 minutos atrás, T1000_2015 disse:

Eu instalaria um Split decente no cômodo e não faria estas gambiarras de water cooling. Trincar um chip, molhar placa, componentes caros desses, eu tô fora.

 

Daqui há pouco aparece alguém para dizer: "a conta da energia vai disparar!".

 

Eu penso que central de ar é conforto para quem mora em local quente e também um baita auxílio nas temperaturas das peças do computador. Só que tem que ver o volume que a central faz. Não adianta comprar uma poltrona pra ficar na frente da televisão atrás do sujeito está um barulho *****. Central de ar em 17ºC dá conta do recado. Vi que tem modelo que chega em 16ºC, mas aí já é bater recorde de oc. 

adicionado 19 minutos depois

@Draugoth eu se hoje tivesse apenas essas GPUs da série 2000 para comprar, montaria a base e deixaria para comprar uma 3080 ou 3080ti, quem sabe até uma Titan, mas isso aí já seria demais para o meus bolsos e olhe que eu gosto de usar aqueles short's com vários bolsos, também tem o desempenho, a rtx titan foi muita barrelagem da nvidia. 

 

Memória ram na casa dos 4000mhz eu até sei a marca, mas aqui no Brasil memórias com essa frequência ainda não chegaram firmemente. Possívelmente vai ter que comprar em um site estrangeiro. Hoje em dia mandar mensagem perguntando quando tal produto chega para venda e pedir dinheiro, a segunda ação é mais proveitosa. Tem lojista vagabundo que nem responde e tem também os que respondem dizendo que não tem previsão, ou seja, você tem o dinheiro e não tem as peças top de linha para comprar. Quando vai importar a receita pode te cobrar uma taxa muito absurda.

 

Resolução 4K eu acredito que tem que ser tela de 46 em diante. 

 

Se você gosta de jogar games de aventura, vai gostar demais de jogar em 4K. Não que os outros games não fiquem legais em 4K, mas é que uma partida de SF dura alguns minutos. Ficar zerando um game passando de fase em fase com várias coisas diferentes, aqueles movimentos das  plantas, da água, os detalhes nas roupas dos personagens, aquilo será algo muito legal. Se você já jogou Dynasty Warriors ou Naruto no PS3 ou XBOX 360º, quando for jogar o Storm 4 ou DW10 que no mínimo será lançado no próximo semestre, vai sentir muita diferença na qualidade da imagem. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Grande Mestre Lucas disse:

Não adianta comprar uma poltrona pra ficar na frente da televisão atrás do sujeito está um barulho *****.

Amigo, falei de split; o compressor fica do lado de fora; quase não tem barulho do lado de dentro.

Não precisa também transformar o ambiente numa geladeira; se você reduzir uma temperatura ambiente por exemplo, de 30 para 20oC), você já está reduzindo a temperatura do seu conjunto em 10oC, o que dá uma margem para um overclock leve.

Também não será um gasto extremo de energia, pois você em tese está resfriando 1 cômodo. Um Split de 12mil btu dá conta e sobra; com um consumo de 900W intermitente.

O sistema já é rápido demais, não vejo por que fazer um OC extremo correndo o risco de danificar o equipamento.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@T1000_2015 central de ar de dez anos atrás já chegava em 17ºC e não estou falando de modelo de 12.000BTU, falo de 9.000 para um quarto que tem 4 metros de lateral e 4 metros da janela até a parede em linha reta, não precisa de 12.0000BTU.  

 

Não sei como é o barulho dos atuais modelos.

 

OC não depende só de temperatura ambiente, tem que ver o gabinete.

 

Não sei o limite desse i9.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...