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Espaço do disco Sumiu


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Boa tarde,

 

Tenho um disco Seagate ST4000DM00 (4TB)

O disco estava funcionando normalmente até que em um momento o mesmo simplesmente parou abrir os dados e quando fui ver ele tinha perdido mais da metade do disco e o número de série também havia sido apagado. Atualmente consigo trabalhar com apenas 1.6TB.

Não sei porque isso ocorreu. Já recorri a diversos tipos de ferramentas para tentar recuperar o espaço perdido do disco mas sem sucesso.

Alguma dica pessoal?

 

Valeu

Image 2020-06-01.jpeg

Imagem 2020-06-01.jpeg

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No tempo dos discos IDE a ferramenta Seagate Tools recuperava este tipo de erro, mas é coisa antiga e acredito que só sirva para discos IDE
Ela vem no Hirens CD Boot 15.2
É a Set Capacity To MAX Native no menu Advanced

adicionado 0 minutos depois

01-1TB.png

adicionado 5 minutos depois

É apenas uma curiosidade pois com certeza não funciona com discos SATA de alta capacidade

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Fiz o teste sugerido através do Hiren´s.

Pelo Seagate Tools consegui definir o tamanho máximo do disco e pelo Parted Magic consigo enxergar os 4TB criar partições e formatar o disco, mas quando volto para o windows e tento trabalhar com o disco, ele volta a exibir 1.6TB.

 

Vai ser uma  pena ter que jogar um baita disco desses no lixo... tomara que haja uma última experança rsrsrs

 

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@mick 07 estranho que executei e não encontrou nenhum erro

 

C:\>chkdsk d: /f /r
O tipo do sistema de arquivos é NTFS.

Estágio 1: examinando a estrutura básica do sistema de arquivos...
  256 de registros de arquivos processados.
Verificação de arquivos concluída.
 Duração da fase (Verificação de registro de arquivo): 8.33 milissegundos.
  0 registros de arquivos grandes processados.
 Duração da fase (Recuperação de registro de arquivo órfão): 1.67 milissegundos.
  0 registros de arquivos inválidos processados.
 Duração da fase (Verificação de registro de arquivo incorreto): 1.22 milissegundos.

Estágio 2: examinando a ligação do nome do arquivo...
  278 de entradas de índice processadas.
Verificação de índices concluída.
 Duração da fase (Verificação de índice): 53.11 milissegundos.
  0 arquivos não indexados verificados.
 Duração da fase (Reconexão órfã): 1.31 milissegundos.
  0 arquivos não indexados recuperados em achados e perdidos.
 Duração da fase (Recuperação de órfãos para achados e perdidos): 1.20 milissegundos.
  0 registros de novas análises processados.
  0 registros de novas análises processados.
 Duração da fase (Verificação de ponto de nova análise e ID de Objeto): 0.62 milissegundos.

Estágio 3: examinando os descritores de segurança...
Verificação de descritores de segurança concluída.
 Duração da fase (Verificação do descritor de segurança): 89.94 milissegundos.
  12 arquivos de dados processados.
 Duração da fase (Verificação de atributo de dados): 3.93 milissegundos.
O CHKDSK está verificando o diário de USN...
  176 de bytes USN processados.
Verificação do diário de USN concluída.
 Duração da fase (Verificação do diário de USN): 2.47 milissegundos.

Estágio 4: procurando clusters inválidos nos dados do arquivo do usuário...
  240 de arquivos processados.
Verificação dos dados do arquivo concluída.
 Duração da fase (Recuperação de arquivos do usuário): 721.71 milissegundos.

Estágio 5: procurando clusters inválidos livres...
  439840069 de clusters livres processados.                                            0 ...
Verificação de espaço livre concluída.
 Duração da fase (Recuperação de espaço livre): 0.02 milissegundos.

Não há problemas no sistema de arquivos.
Nenhuma ação necessária.

1759516671 KB de espaço total em disco.
     35904 KB em 6 arquivos.
        72 KB em 13 índices.
         0 KB em setores defeituosos.
    120415 KB em uso pelo sistema.
     65536 KB ocupados pelo arquivo de log.
1759360280 KB disponíveis em disco.

      4096 bytes em cada unidade de alocação.
Total de  439879167 unidades de alocação no disco.
 439840070 unidades de alocação disponíveis em disco.
Duração total: 915.87 milissegundos (915 ms).

C:\>

 

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- Verificar integridade do HD/SSD.

 

1) Verifique se o cabo SATA não tem defeito ou teste com outro, caso esteja utilizando um.

 

2) Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) e digite esse comando: wmic diskdrive get caption,status. Esse comando mostra rapidamente se algum HDD ou SSD instalado no seu computador estão funcionando corretamente ou se eles têm algum problema crítico. Se ele estiver funcionando perfeitamente, deve aparecer OK em todos eles, mas se houver qualquer problema, aparecerá o status do erro existente ali. 

 

3) Se estiver usando um SSD, baixe o programa de monitoramento da própria fabricante pra verificar erros, testes de diagnóstico e atualização de firmware (ex: SSD Manager da Kingston, Samsung Magician, Western Digital SSD Dashboard, Crucial Storage Executive, SanDisk SSD Dashboard Installer, Intel SSD Toolbox, Corsair SSD Toolbox, Adata SSD Toolbox, GUI do SeaTools SSD e etc).

 

3.b) Se o seu HD for da Seagate, verifique também se existe atualização de firmware: https://www.seagate.com/br/pt/support/kb/determining-internal-drive-details-004206en/. Se for da Western Digital, baixe o verificador de firmware: https://support.wdc.com/downloads.aspx?lang=bp#WD_softwarepc

 

4) Baixe o HD Tune e verifique as abas health e error scan.

 

5) Baixe o  WD Data Lifeguard e faça um teste completo. (pode ser usado em qualquer HD/SSD)

 

6) Baixe também o SeaTools Bootable (pode ser usado em qualquer HD/SSD), em Basic Tests (Testes básicos) faça o SMART Check (Verificação SMART)Short Drive Self Test (Autoteste de disco rápido) e Long Generic Test (Teste genérico detalhado). Pra saber mais sobre essa ferramenta: https://www.seagate.com/br/pt/manuals/software/seatools-bootable/.

 

7) CheckDisk: abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite chkdsk X: /r (sendo X a letra do disco que você quer testar) > ENTER > S > reiniciar > Para ler o resultado: 1. Clique com o botão da direita do mouse no logotipo do Windows e clique em Visualizador de Eventos >  Ao abrir o Visualizador de Eventos, clique em Logs do Windows e Aplicativo > Clique em Filtrar Log Atual e no campo Fontes do evento digite Wininit ou escolha Wininit na lista e clique em OK > O resultado mais importante do relatório é a conclusão dele, onde pode ver ser há problemas no sistema de arquivos e a quantidade de setores defeituosos.

 

8 ) Se o HD estiver fazendo barulho, pode comparar com os sons desse site: Failing hard drive sounds

 

 

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Acho muito estranho que pelo PartedMagic (Linux) o disco parece funcionar perfeitamente tanto formatando para ext4 ou para ntfs, mas quando volta para o windows e tento formatar para ntfs o mesmo volta para 1.6TB. 

Nunca vi isso.. realmente muito estranho..

To começando a aceitar que marreta é a solução kkkkkk

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