Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade de notebook lenovo g400s


Visitante

Posts recomendados

Bom dia. Tinha meu lenovo g400s com processador i3-3110m e 4gb de RAM com alguns problemas leves, como tela e estrutura danificadas, por isso resolvi desmontá-lo e transformá-lo em um desktop (também por conta da maior ventilação). Instalei um i5-3230m e mais um pente de 4gb, além de um ssd 120gb no lugar do hdd. Agora, procuro adicionar uma placa de vídeo ao computador. Em um site que sinaliza o engarrafamento entre modelos de CPU e GPU, me foi recomendada a utilização de uma placa GTX750ti para máximo aproveitamento do meu processador. O problema é que esta placa necessita de alimentação extra, além da fornecida pelo sistema pela pci-express, o que encareceria meu projeto, uma vez que seria necessário também comprar uma fonte, exclusiva para a GPU, além do já necessário adaptador da entrada da placa de wi-fi para pci (utilizado em projetos de eGPU). Me apareceu então outra solução: Fora do Brasil, a lenovo vende versões do g400s com uma placa de vídeo integrada à placa-mãe. Essa placa-mãe pode ser comprada da China por um preço aproximado de 300 reais, contendo uma placa GT720m. No entanto, essa placa possui um desempenho muito inferior a outras como a GTX750ti, e eu estaria praticamente substituindo meu computador inteiro. Isso me faz voltar ao caso das eGPU: Existem modelos de placa que não necessitam de alimentação? Ou ainda, é possível adaptar uma fonte genérica extra de laptop para suprir a demanda energética de uma eGPU? 
Gostaria também de saber, em termos de desempenho e custo atual de componentes no Brasil, se o processo por mim realizado está valendo a pena, com e sem a possível implementação da GPU. Os custos do projeto foram:

notebook adquirido em 2014    - 900 reais

ram ddr3 4gbx1 1600Mhz C11 - 140 reais

ssd sandisk plus  120gb            - 220 reais

i5-3230m                                   - 140 reais

TOTAL                                       1400 reais (upgrade de 500 reais)

 

Com um adaptador eGpu + fonte + Gpu, eu acabaria gastando uns 550 reais (no caso da gtx750ti)

 

Gostaria de saber também se vcs acham uma boa ideia a implementação de uma eGPU, assim como os principais problemas que eu devo me alertar a respeito. Se você leu até aqui, obrigado pela paciência e pela possível ajuda.

 

Edit: O pc será utilizado principalmente para jogos leves (Lol, Minecraft, CsGO, Dota2 etc), além de aplicações gráficas como o Creo Parametric (programa 3d de modelagem em CAD).

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

No final era melhor ter comprado um desktop, correto? Pois vai ficar plugado na tomada de qualquer jeito, e não daria esta dor de cabeça aí.

Fora a questão que você não levou em conta, vai ter que possuir monitor, pois fazer o imput novamente para o notebook dar vídeo na tela levará a atraso de sinalização e perda de performance.

 

Vai perder o wifi, vai ter sim que comprar uma fonte de alimentação caso a placa de vídeo e adaptador exijam alimentação extra, vai ter que fazer a maior gambiarra porque quis usar notebook para games.

 

Lembrando tmb que você perde desempenho utilizando uma placa de vídeo em PCI-E 1x.

 

Eu não faria nada disso, montaria um desktop e nunca mais pensaria nisso aí.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A ideia inicial era montar um desktop sim, porém o custo de um desktop com apenas um ryzen 3 2200 (APU), o processador atual (com processamento de vídeo) mais simples, seria em torno de 1600 reais, sem monitor nem teclado. A intenção foi reaproveitar esse note que eu já tinha, porque vender ele seria difícil. Sem a placa de vídeo, gastei apenas 500 reais nos upgrades.

 

“Fora a questão que você não levou em conta, vai ter que possuir monitor, pois fazer o imput novamente para o notebook dar vídeo na tela levará a atraso de sinalização e perda de performance.“

Não sei se entendi direito esse ponto, você poderia dar mais detalhes? Essa atraso e perda de performance só se manteria se eu continuasse usando a tela original do note certo? (Já possuo um monitor externo para utilização).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Acvale7 Sim, se utilizasse a tela do note.

Ok, você gastaria mais em um desktop do zero, mas será que vale a pena insistir em um I3 de terceira geração de notebook (clock mais baixo), comprar SODIMM DDR3 e tacar uma placa de vídeo como a 750TI pra rodar em 1x no PCI-E?

No final o desempenho será pífio. Enfim, a grana é tua, só pense com cuidado.

 

eGPU mesmo em note potente geralmente é fria. Se não tem grana pra ficar trocando de note o melhor é desktop mesmo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu substituí o processador por um i5 3230m, que tem Turbo Boost até 3.20 Ghz e 2 núcleos tb, sendo que o i3 era 2.40 Ghz e não tinha turbo. Talvez não valha a pena mesmo comprar gpu então... Mas quanto ao resfriamento, ainda mais porque eu vou usar o turbo boost, você diria que é melhor manter o pc em um gabinete (to fazendo com acrílico e mdf), ou deixar no corpo original dele mesmo? Vai fazer diferença na temperatura do processador?

A tela original ta um pouco quebrada e eu não ligo pra portabilidade. 
Esse processador i5 novo que eu substituí tem mesma potência que o anterior i3, de 35w.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Acvale7 Você já substituiu o processador? Já comprou a RAM?
Cara, sei lá, pra mim tá tudo errado aí. O bom é que você aparenta ser jovem e estará aprendendo com seus erros... rs

 

Se tem a grana e falta pouco monta seu projeto aí, com eGPU e tudo mais.

MDF retém calor. Enfim, monta o frankstein aí e avalie os resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, recentemente comprei peças para upgrade do notebook g400s, que possuía um processador i3-3110m e 4gb de ram. Faço alguns trabalhos e jogo alguns jogos com ele, nada muito pesado(Lol, minecraft, csGO). Às vezes ele deixa a desejar no desempenho, por isso comprei mais um pente de ram, totalizando 8, um ssd 120gb e um processador i5-3230m (o slot do processador permite a troca). Vcs acham que esse upgrade valeu a pena em relação à configuração anterior? Paguei 900 reais no pc muito tempo atrás e comprei esses componentes por 500. Ainda posso devolver as peças e comprar um outro note/desktop, sem nenhum prejuízo.

Antes tinha a ideia de instalar uma eGPU, mas um usuário do fórum me alertou que essa poderia não ser uma boa ideia, no tópico a seguir:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, troquei o processador de meu notebook de um i3-3110m (sem turbo boost) para um i5-3230m (com turbo boost).

Ao testar aplicações, a frequência de trabalho não ultrapassou os 2.6 Ghz, indicando que o turbo boost pode não estar ativado. Acontece que não há a opção de habilitá-lo na BIOS, uma vez que meu processador original não possuía esse recurso e portanto não há essa opção na bios. Já contatei o suporte da minha fabricante, mas não acredito que eles poderão resolver. Como vocês acham que posso resolver o problema? Usar uma moded Bios poderia funcionar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@toni_fatec

É um Lenovo IdeaPad g400s type 80AC 

Serial number: PE00MY1A
 

Sim, monitorei pelo Cpu-Z

adicionado 1 minuto depois

No site da Lenovo, eles apresentam esse processador como uma peça compatível com o modelo em questão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Acvale7 não indico... risco grande. com BIOS não se brinca. se instalar uma versão que não seja 100% compatível, pode matar sua placa-mãe. teria que gastar uma nota pra colocar uma nova pra substituir o chip da bios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Acvale7 o programa eu acho mais de boas, so vi ate hoje pra overclock entao acho q se encaixa no seu caso ja que você quer ter liberado o boost do processador... pesquise no youtube sobre overclock em notebook intel e veja como funciona e se vale o risco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Caio Ferreira Atualização do caso: tentei contatar suporte da lenovo, mas disseram que nao auxiliam em upgrades, e eu deveria contatar meu técnico de confiança. Depois disso, procurei programas pra tentar resolver o problema, nenhum deu certo. O Dev russo do TechInferno me respondeu e eu decidi fazer o update da bios com ele, que ia tirar a whitelist e adicionar configurações avançadas. O update deu certo, mas, mesmo assim, não há nenhuma configuração específica de Intel TurboBoost nela. Agora to reinstalando o windows pra ver se não era um problema não relacionado à Bios. To começando a achar que o negócio vai ser ficar sem boost mesmo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Update2: Não consegui de jeito nenuhum usar o TurboBoost original, mas o Throttlestop beta funcionou (só o beta!), porém precisa instalar umas versões de visual c++ pra ele funcionar. Só registrando aqui caso alguém passe por uma situação parecida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx Kkkkk

Acho que o egpu nem compensa mesmo, muito caro pra uma coisa que pode acabar dando errado, sem falar que ia usar com um processador dual core... Se eu for me aventurando mais nos games acho que compraria um desktop como você disse. Esse aí já ta satisfatório para as coisas que eu faço hoje. De qualquer jeito, obrigado pela ajuda, principalmente o lance de mdf reter calor... eu deixei a placa bem espaçada em relação à base pra não dar problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...