Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD Ryzen 7 3800x congelando


Posts recomendados

Olá pessoal, tudo bem com vocês ? 


Acabo de montar uma maquina para trabalhar / jogar e estou tendo uma experiencia um tanto frustrante.
As peças da minha maquina são:
- placa-mãe asrock a320m-hd;
- Processador Ryzen 7 3800x
- Memoria hyperx 3200 16gb
- fonte Corsair CX7500
- Video Zotac Geforce GTX 1660 TI

 

Trabalho com desenvolvimento de software e tenho um dual-boot com Windows 10 e Ubuntu 20.04.

Os congelamentos ocorrem nos dois OS.

O computador congela de repente mais pude notar alguns padrões entre os congelamentos:
- Quando estou assistindo alguma tipo de stream ao-vivo. ( hangouts, twitch ).

 

- No linux quando tenho algum processo de webserver e sempre com o navegador aberto. 
- No windows ja meio que estressei a maquina jogando e nunca tive esse congelamento, porém com o navegador aberto ele vem a ocorrer.
- Outro padrão é q se ligo o segundo monitor, os congelamentos são mais recorrentes.
- Quando estou no linux, sempre mantenho o software htop aberto, e noto que durante os congelamentos, sempre uma ou duas threads ficam em 100%, geralmente a 10ª.
- Não notei superaqueciemento em nenhuma das peças.

- Nao notei gargalos em nenhum dispositivo alem do processador.

- Não estou estressando a maquina durante os congelamentos.. sempre poucas coisas abertas.


Gostaria de saber se pode ser incompatibilidade entre alguma peça, ou driver e bios desatualizado. Ainda estou em tempo de "me arrepender" de alguma compra e poder alterar por um produto que performe melhor, o ponto é que preciso da maquina funcional para trabalho.



Agradeço qualquer informaçao que puderem compartilhar! Um abraço!


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dmanzetti

Perguntas: 

  • Você instalou os dois sistemas depois da máquina montada ou foram aproveitados de outra máquina?
  • Baixou e instalou os drivers mais recentes do site da fabricante da placa-mãe e da placa de vídeo?
  • Fez OC?

 

Sua placa-mãe é muito, completamente inadequada para o 3800X. Além de não ser robusta o bastante, tem compatibilidade limitada com a série 3xxx. Se puder trocá-la, troque, pois mesmo que ela não seja a causadora do seu problema atual, certamente vai te dar cabeça no futuro.

 

Além disso, você pode e deve fazer testes nas unidades de disco com HDtune ou CrystalDiskInfo, nas memórias com memtest86, deve testar usar o PC com as memórias sem XMP ligado (ou DOCP, ou EOCP, são todos a mesma coisa), rodando em velocidade stock da placa-mãe. 

Faça também um teste de estabilidade, estressando a CPU, com o programa AIDA64.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dmanzetti Atualização de BIOS não acarreta em perda de garantia a menos que você erre na atualização e mate a MB. Consulte o manual ou termo de garantia se tiver dúvidas.

 

Recomendo a Gigabyte B450M DS3H para essa CPU. Se pudesse gastar mais, seria ideal até uma mais robusta. A AB350M DS3H V2 talvez seja suficiente para essa CPU, mas ainda vai superaquecer um pouco o VRM. A propósito, você montou tudo isso dentro de um gabinete extremamente bem ventilado, com umas 6 ventoinhas pelo menos, e com um cooler after market na CPU, não é?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

53 minutos atrás, dmanzetti disse:

- placa-mãe asrock a320m-hd;

 

provavelmente o problema tá ai nessa placa-mãe..

 

setup bem desequilibrado esse.. apesar da compatibilidade existir pois o am4 serve a todas as 3 geracoes dos ryzen, eu nao arriscaria nem esse 3800x na minha b450m steel legend atual porque conforme muitos testes q já vi ela leva de boa até um 3700x em stock..

 

acima de 3700x, mtos reviewers ja cravaram, o ideal é no minimo dos minimos, uma x570. e ponto final

 

essas a320 pegam no maximo um 1600/2600 tudo em stock e olhe lá.. tem placas com construcoes pifias e falta de fases de alimentacao suficientes para processadores mais parrudos

 

se o processador é top, a placa-mãe tb tem q ser!.. 

 

erro primordial q sempre vejo ao longo do tempo quando se monta um pc.. tentar economizar em placa-mãe e principalmente fonte.. as coisas mais importantes e essenciais a qualquer pc pois sao a base do que virá.. processador, placa de video e o restante das coisas nao tem a menor finalidade se nao estiverem em conjunto com boas placas mae e fontes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...