Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Meu overclock está correto ? Ryzen 5 3600 + B450m pro4


Posts recomendados

Olá amigos, gostaria de saber com quem realmente entende do assunto, se o meu Overclock está correto no Ryzen 5 3600 + B450m Pro4, pois só modifiquei a frequência do CPU e a tensão, porém existem várias outras opções, tais como : Overclock Mode (Bus speed) que eu não sei se deixo em Auto ou então Manual. Abaixo uma foto de como está configurado o OC no meu processador.

 

CONFIG COMPLETA DO PC:
-Ryzen 5 3600 OC 4200 @ 1,325v
-placa-mãe Asrock B450m Pro4
-Water Cooler Cooler Master Master Liquid ML240RGB, RGB 240mm, MLX-D24M-A16PA-R1
-2x 8gb 3000mhz CL15 @ 3200mhz CL14 Crucial Ballistix Sport LT BLS8G4D30AESBK
-SSD Lexar NS100 512GB 2.5" Sata III 6GB/s, LNS100-512RB
-Kit Fan com 3 Unidades KWG Gemini M1-1203R, RGB 120mm
-VGA Gigabyte RX 5700 XT GV-R57XTGAMING OC-8GD
-Monitor AOC Hero 24G2/BK 1MS 144HZ IPS
-Gabinete Pichau Gadit X RTB
-Fonte Corsair CX550

 

lh6Rw56.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@leonardo162 essa frequência já é a normal do boost do processador se não me engano... você usa o cooler box ou comprou um bem melhor?  seu processador em stock já dá conta tranquilamente da 1660.

 

a tensão você tem que ir baixando aos poucos após fazer um teste com ela no auto e observar uma média. não é recomendável fazer na "sorte".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em termos técnicos está correto, mas 1.35v pra ficar 24 horas por dia é muito. Pode ocorrer degradação por eletro migração. 
 

o recomendado seria não passar de 1.275v em overclock estático.

 

Eu tentaria 4,1ghz a 1.2v e rodaria o cinebench R20. 4..1ghz você perderia pouca coisa no single core (que em stock boosta ate 4.2) e ganharia em multi core que geralmente ele não boosta até 4ghz.

 

Se funcionar a 1.2v vai diminuindo ou tenta 4,15ghz

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Caro usuário,

 

Seja  bem-vindo ao Clube do Hardware!

 

De forma que a nossa comunidade possa auxiliá-lo com as suas dúvidas e para que você obtenha respostas mais satisfatórias que atendam às suas necessidades, pedimos que informe a configuração completa da sua máquina. Precisamos saber, em particular, a marca e o modelo dos seguintes componentes: processador, placa-mãe, memória (RAM), placa de vídeo, unidades de armazenamento e fonte de alimentação. Clique aqui caso você não saiba essas informações.

 

Atenciosamente,
Equipe Clube do Hardware

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, leonardo162 disse:

Olá amigos, gostaria de saber com quem realmente entende do assunto, se o meu Overclock está correto no Ryzen 5 3600 + B450m Pro4, pois só modifiquei a frequência do CPU e a tensão, porém existem várias outras opções, tais como : Overclock Mode (Bus speed) que eu não sei se deixo em Auto ou então Manual. Abaixo uma foto de como está configurado o OC no meu processador.

 

lh6Rw56.jpg

 

se nao tá com nenhum problema, nao está esquentando demais, entao tá beleza

 

na minha b450m tb fiz isso.. so alterei a tensão e o clock.. o resto deixei automatico.. e assim está ate entao..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1.35 V seu chip quase com certeza vai degradar em alguns meses. Mesmo 1.325 V já foi demonstrado que é demais pra mais ou menos metade dos chips. SenseMI + PBO2 já extrai perto do máximo que o chip é capaz, a não ser que você seja um entusiasta de overclock e tenha muitas horas pra ficar fuçando e testando, a recomendação pros Zen 2 é manter em stock.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Shaman93 disse:

1.35 V seu chip quase com certeza vai degradar em alguns meses. Mesmo 1.325 V já foi demonstrado que é demais pra mais ou menos metade dos chips. SenseMI + PBO2 já extrai perto do máximo que o chip é capaz, a não ser que você seja um entusiasta de overclock e tenha muitas horas pra ficar fuçando e testando, a recomendação pros Zen 2 é manter em stock.

 

O problema é que em stock a temperatura fica oscilando muito, de 31º vai para 60º do nada só na area de trabalho do windows, uma outra coisa estranha, é que em stock o processador chega a 1,490v direto mesmo sem fazer nada, muito mais do que meus 1,325v, tem certeza que meu processador vai degradar nessa tensão ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, leonardo162 disse:

 

O problema é que em stock a temperatura fica oscilando muito, de 31º vai para 60º do nada só na area de trabalho do windows, uma outra coisa estranha, é que em stock o processador chega a 1,490v direto mesmo sem fazer nada, muito mais do que meus 1,325v, tem certeza que meu processador vai degradar nessa tensão ?

Absoluta, esses picos de temperatura e variações de tensão são previstos, normais e inofensivos pro processador.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos, possuo a config abaixo, e recentemente lendo a respeito de OC nos Ryzen 3000, vi muitos relatos de degradação do processador em OC até mesmo em 1,325V, devido a isso, gostaria de pedir a ajuda de vocês, para ativar corretamente o Precision Boost Overdriver 2 e o XFR diretamente na Bios da placa-mãe, pois já pesquisei e não achei um vídeo informando tudo que preciso saber, como por exemplo na minha mobo, existe pbo em dois locais diferentes, preciso saber qual deles ativar, e outra coisa, preciso saber se devo deixar ativado o Core performance Boost, ou se devo desativá-lo quando o pbo / xfr estiverem ativados, abaixo vou deixar minha config e algumas fotos da minha bios.

-Ryzen 5 3600
-placa-mãe Asrock B450m Pro4
-Water Cooler Cooler Master Master Liquid ML240RGB, RGB 240mm, MLX-D24M-A16PA-R1
-2x 8gb 3000mhz CL15 @ 3200mhz CL14 Crucial Ballistix Sport LT BLS8G4D30AESBK
-SSD Lexar NS100 512GB 2.5" Sata III 6GB/s, LNS100-512RB
-VGA Gigabyte RX 5700 XT GV-R57XTGAMING OC-8GD
-Corsair CX550

 

qs6pvPl.jpg

 

ZN49VZO.jpg

 

NuBqRCx.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...