Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O último suspiro de uma placa-mãe


Posts recomendados

Boa tarde a todos,

 

Hoje, minha placa-mãe acabou dando seu último suspiro e faleceu.

 

Estava eu, todo pimposo e alegre, por conta do meu outro pente de 8GB ter chego, então resolvi ligar o PC antes de abri-lo para checar se estava tudo certo, e por fim descobri que minha placa-mãe tinha falecido.

 

Eu penso que é minha placa-mãe por conta de: 

 

1 -> Não dar tela, mesmo que a GPU acenda.

2 -> Mouse, Teclado não acenderem e nem darem sinal de vida (entretanto meu monitor que pega a energia a partir do USB ele da sinal de vida)

 

Basicamente ela acende tudo normal menos o teclado e mouse, e dado o fato de ela nem dar tela.

 

(Por favor, se vocês acham que não é a placa-mãe me digam, pois assim evitarei comprar uma coisa desnecessária)

 

Assumindo que o problema é a placa-mãe 

 

Eu gostaria de pedir a vocês opiniões de placas B350 / B450 custo-beneficio mas que não me deixem na mão por um tempo.

(Assim como a minha Asrock A320M-HD me deixou)

 

Enquanto tive a A320 não tive oportunidade de fazer Overclock e nem nada do gênero, então gostaria de testar e fazer um overclock bem leve.

 

Por isso estou pedindo uma B350 / B450 pois quero fazer overclock mas não quero nada muito caro a ponto de ser uma facada nas costas.

 

Eu vi alguns vídeos e pesquisei um pouco e a que mais esta barata no mercado hoje é aquela Asus B450 Gaming BR, mas estava vendo o Review do Peperaio e ele disse que esta placa estaria boa para o preço de 500 a 600 reais, e hoje ela esta na faixa de 800 reais, o que seria uma bela de uma facada.

 

Sei que os preços estão mais altos por conta da quarentena, é que esta época seria péssima para comprar peças de computador, mas não posso ficar sem.

 

Tenho ao todo para gastar cerca de 700 reais parcelado, poderia subir até 800 mas seria algo ruim para mim.

 

Gostaria de agradecer a todos que estão lendo e a todos que tentarão me ajudar.

 

Noix ;D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Broadwink disse:

Estava eu, todo pimposo e alegre, por conta do meu outro pente de 8GB ter chego

Antes de tudo, já tentou tirar a memória RAM nova? Ao que tudo indica pode ser placa-mãe, memória RAM ou fonte, não tem como saber ao certo sem testar.

 

17 minutos atrás, Broadwink disse:

Enquanto tive a A320 não tive oportunidade de fazer Overclock e nem nada do gênero, então gostaria de testar e fazer um overclock bem leve.

 

Por isso estou pedindo uma B350 / B450 pois quero fazer overclock mas não quero nada muito caro a ponto de ser uma facada nas costas.

 

Eu vi alguns vídeos e pesquisei um pouco e a que mais esta barata no mercado hoje é aquela Asus B450 Gaming BR, mas estava vendo o Review do Peperaio e ele disse que esta placa estaria boa para o preço de 500 a 600 reais, e hoje ela esta na faixa de 800 reais, o que seria uma bela de uma facada.

De fato a Asus B450 é ótima em custo benefício, fazendo até overclocks médio-alto! Mas nos dias atuais, com os preços do jeito que estão, eu não compraria.

Verifique a sua placa primeiro, teste com os pentes separados de RAM, tenha certeza que não é a fonte, em último caso pense em trocar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Theodoro19

 

Eu desmontei meu PC totalmente, estou dando uma limpada e vou começar a remonta-lo.

 

Creio que fonte não pode ser por conta que esta ligando o PC normalmente.

 

Quanto as memórias, antes de desmonta-lo eu troquei as memorias de lugar, tirei a velha e coloquei a nova, testei em ambos os slots, tirei a nova e testei a velha em ambos os slots também, mas sem sucesso algum.

 

Por isso eu acho que seria a placa-mãe mesmo.

 

Vou remonta-lo para não ter aquele BO de comprar 1 nova e a velha voltar a funcionar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Broadwink Retire a placa-mãe do gabinete. Desconecte todos os cabos dela. Instale apenas um módulo de memória, a placa de vídeo, a CPU, e os cabos da placa-mãe e da placa de vídeo. Tente ligar pelo jumper onde se conecta o botão de power do painel frontal (PW_SW ou POWER SW). Basta encostar a chave de fenda nos dois jumpers e retirar que o PC liga.

 

Se não funcionar, desative a chave de segurança da fonte (posição O), retire a memória, instale outra em outro slot, tente novamente. Faça reset de BIOS (retire a bateria ou feche curto no CLR_CMOS por por no mínimo 10 segundos com o PC fora da tomada), tente novamente.

 

Se nada disso funcionar:

Teste outro monitor ou TV.

Teste outra GPU.

Teste outro cabo de vídeo.

adicionado 3 minutos depois

Se nada disso funcionar, retire o cooler da CPU, retire a CPU, confira os pinos se há algum amassado, reinstale a CPU (se não tiver nenhum pino amassado) e o cooler, teste novamente.

Se tiver pino amassado use uma pinça para desamassar com muita delicadeza. Esses pinos quebram muito fácil e depois de quebrar não tem volta.

 

Se tiver outro PC para testar a GPU, memórias e CPU, terá certeza de que é a MB. Se não tiver, aí fica complicado ter certeza.

Para você ter ideia de como é importante testar, eu acionei garantia para duas placas mãe ano passado para um PC de um cliente, mas aí fui descobrir que tinha um curto na memória que interferia no funcionamento da MB, e eventualmente a CPU parou de funcionar. Troquei a CPU, a memória, agora tudo funciona redondo. As MBs anteriores nunca vou saber se realmente tinham defeito ou se queimaram por causa da memória.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Caio Ferreira disse:

@Broadwink recomendo a placa-mãe Gigabyte B450 DS3H, ela cabe no seu orçamento.

Também recomendo esta, ou a AB350M DS3H V2 se a grana estiver apertada.

adicionado 0 minutos depois

@Broadwink Você acaba de perder uma MB e pretende fazer OC na próxima? Seu dinheiro dá em árvore? kkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Obrigado a todos que comentaram 

 

@WOZ Dods

 

Eu remontei todo o PC e a primeira coisa que eu fiz foi checar se os pinos do processador não estavam amassados, e pelo que aparenta, não estão.

Infelizmente não tenho todos os aparatos como outra GPU ou outro processador para testar, e isso eh uma das razoes pela qual tenho medo de comprar outra MOBO e o não problema ser ela.

2 horas atrás, WOZ Dods disse:

Também recomendo esta, ou a AB350M DS3H V2 se a grana estiver apertada.

adicionado 0 minutos depois

@Broadwink Você acaba de perder uma MB e pretende fazer OC na próxima? Seu dinheiro dá em árvore? kkkkkk

 

Hahahah, bem que eu gostaria que crescesse mas nãoc.

 

Quando eu comprei este computador eu era bem burrinho e cai naquele famoso conto de "placa-mãe não da FPS então não vou pagar caro", e ai quando eu pesquisei mais posteriormente vi a ********** que eu fiz, por isso eu queria gastar um pouco mais agora com o intuito de pegar algo de maior qualidade, e usufruir desse OC liberado que os processadores Ryzen possuem.

 

@Caio Ferreira

 

Eu li neste post no reddit

 

Onde o pessoal fala muito mal desta placa 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Caio Ferreira

 

Então, eu recebi o outro pente de memória e fui ligar o PC antes de monta-lo.

 

Acabou que ele ficou em um estado muito estranho, o monitor fica piscando e algumas USBs simplesmente morreram.

 

Como eu tenho 2 monitores, eu testei todas as entradas HDMI e DP, no caso ele só tem 1 porta HDMI e 3 DP, achei que o problema podia ser mau-contato, então abri o computador, vi se todos os cabos estavam conectados e tentei religar.

 

Mas nada aconteceu, mesma coisa, monitor piscando e algumas UBS's não funcionavam.

 

Então comecei a inverter as memórias de lugar nos slots, como é uma placa A320 só possui 2 slots de memória, então peguei a memória velha e testei em outro slot, mas também não adiantou, peguei a memória nova testei em ambos os slots e nada.

 

Foi ai que eu fiz um Hard Reset na Bios retirando a "bateria" e colocando de novo mas também não adiantou de muita coisa.

 

Então eu peguei o PC e desmontei ele por completo, tirei poeira de algumas partes que eram meio "inacessíveis", chequei para ver se não tinha nenhum pino do processador entortado ou algo do gênero mas aparentemente não tinha, e quando eu remontei ele por completo ele manteve o mesmo status.

 

Engraçado que o monitor fica piscando mas antes a primeira coisa que aparecia era o Logo da ASROCK juntamente com as teclas de acesso para a BIOS, mas isso não aparece mais, meio que ele nem da sinal de vida mesmo.

 

Dentro do Gabinete da pra ver o LED da Placa de Video acendido e também o cooler do processador rodando.

 

Então como ele nem iniciava direito, eu achei que poderia ser a placa-mãe, mas também pode ser a placa de vídeo, o triste é que não tenho como verificar se é ela mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Broadwink disse:

Eu li neste post no reddit

 

Onde o pessoal fala muito mal desta placa 

Reddit, o lugar onde todos os excluídos da comunidade de hardware se reúnem para falar coisas completamente insanas? Parabéns, você achou o fundo da cisterna! Bora começar a pesquisar comunidades de hardware realmente comprometidas e baseadas em fatos? Acredite, tem muito artigo para ler, muita informação para adquirir, quando não se tem a enorme preguiça que o pessoal do reddit, majoritariamente, tem. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Broadwink disse:

@Caio Ferreira

 

Então, eu recebi o outro pente de memória e fui ligar o PC antes de monta-lo.

 

Acabou que ele ficou em um estado muito estranho, o monitor fica piscando e algumas USBs simplesmente morreram.

 

Como eu tenho 2 monitores, eu testei todas as entradas HDMI e DP, no caso ele só tem 1 porta HDMI e 3 DP, achei que o problema podia ser mau-contato, então abri o computador, vi se todos os cabos estavam conectados e tentei religar.

 

Mas nada aconteceu, mesma coisa, monitor piscando e algumas UBS's não funcionavam.

 

Então comecei a inverter as memórias de lugar nos slots, como é uma placa A320 só possui 2 slots de memória, então peguei a memória velha e testei em outro slot, mas também não adiantou, peguei a memória nova testei em ambos os slots e nada.

 

Foi ai que eu fiz um Hard Reset na Bios retirando a "bateria" e colocando de novo mas também não adiantou de muita coisa.

 

Então eu peguei o PC e desmontei ele por completo, tirei poeira de algumas partes que eram meio "inacessíveis", chequei para ver se não tinha nenhum pino do processador entortado ou algo do gênero mas aparentemente não tinha, e quando eu remontei ele por completo ele manteve o mesmo status.

 

Engraçado que o monitor fica piscando mas antes a primeira coisa que aparecia era o Logo da ASROCK juntamente com as teclas de acesso para a BIOS, mas isso não aparece mais, meio que ele nem da sinal de vida mesmo.

 

Dentro do Gabinete da pra ver o LED da Placa de Video acendido e também o cooler do processador rodando.

 

Então como ele nem iniciava direito, eu achei que poderia ser a placa-mãe, mas também pode ser a placa de vídeo, o triste é que não tenho como verificar se é ela mesmo.

Muita informação aí! Venhamos e convenhamos, se a placa de vídeo fosse seu problema dificilmente ela apresentaria qualquer imagem. O LED da placa de vídeo, placa-mãe ou coolers funcionarem não quer dizer nada, pois quando a placa-mãe é ligada ela tenta iniciar todos os processos um por um e se um falha, ela encerra o processo inteiro.

 

USB é outra coisa que só funciona se o PC finalizar o processo de post.

 

O que recomendo é que extraia sua MB, instale apenas CPU, um módulo de memória e GPU (se sua CPU não tiver integrada). Desconecte todos os drives, cabos e tudo mais, exceto pelos cabos de força da MB e da GPU (se for o caso). Tente iniciar. Se falhar, tente trocar o módulo de memória e instale esse outro em outro slot.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods

 

Já fiz tudo isso, tentei remontar de todas as formas e o estado continua o mesmo.

 

Levei minha Placa de Vídeo para testar em um local só para ver se da vídeo.

 

Acho que o resultado saí amanhã pela manhã mesmo, ai terei mais informações.

 

Creio que se a GPU voltar com problemas ai terei um gasto relativamente maior e terei que esperar para comprar uma nova.

 

Agora se a GPU voltar funcionando normalmente, eu vou assumir que é a placa-mãe o problema, eu sei que é meio que um tiro no escuro, mas eu não tenho nada além deste hardware para testar as peças.

adicionado 3 minutos depois
19 horas atrás, WOZ Dods disse:

Muita informação aí! Venhamos e convenhamos, se a placa de vídeo fosse seu problema dificilmente ela apresentaria qualquer imagem. O LED da placa de vídeo, placa-mãe ou coolers funcionarem não quer dizer nada, pois quando a placa-mãe é ligada ela tenta iniciar todos os processos um por um e se um falha, ela encerra o processo inteiro.

 

A grande questão é que não apresenta qualquer imagem, só fica piscando o monitor.

 

Isso é uma das grandes questões pela qual estou com medo de dar um tiro no escuro e comprar uma MOBO nova, por isso levei para testar e ver se da video.

 

Como eu disse, eu tentei remontar até mesmo tirando os cabos desnecessários e somente ligando os cabos mais básicos para o funcionamento do computador.

 

Sad que a Placa-Mãe Gigabyte B450M DS3H entrou em promoção na Kabum e ta por 706 reais parcelada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Broadwink Cara, você está no caminho certo. Se você tiver certeza de que a GPU está funcionando, se sua fonte é confiável e você já eliminou a possibilidade de ser ela, se já verificou a pinagem da CPU/socket com lupa e está tudo joia, as chances de ser a placa-mãe são as maiores. Se comprar a MB e não funcionar, sempre vai ter a possibilidade de devolução por arrependimento em 7 dias. Lembre de observar se a MB já vem com a BIOS atualizada para sua CPU. Se for o 1600 AF, tem que ser compatível com 2ª geração (B450 já vem compatível nativamente). Se for comprar MB na Kabum, Pichau ou Terabyteshop, todas que tenho comprado nelas já tem vindo com versões recentes de BIOS, mas vale mandar um email e conferir se for um modelo mais antigo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods

 

Sim, eu ia pegar a placa que mencionei ali em cima no link da kabum.

 

Quanto a fonte tenho uma PcYes de 600W.

 

Meu CPU é um Ryzen 5 1600, seria de 1° Geração mesmo, então quanto a atualização da BIOS não seria necessário pois na própria descrição do produto diz que já esta atualizada para 1° e 2° Geração.

 

Creio que a 3° Geração, caso eu for mudar para um Ryzen 5 3600, ai acho que seria possível  fazer esse update na BIOS para ele reconhecer estes novos processadores.

 

Pra ser sincero nem lembrava desses 7 dias,

 

Mas ainda estou na espera do resultado da GPU, acabou não saindo tão cedo quanto eu esperava.

 

Acho que nem tem muito o que eu possa fazer por enquanto, só esperar pacientemente o resultado da GPU.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...