Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Preciso de conselhos nessa build


Posts recomendados

Fala time, tudo bem? Preciso da ajuda de vocês. Criei essa conta no clube só pra fazer esse post porque realmente preciso de alguns conselhos.

Eu tenho um PC que uso pra jogar algumas coisinhas em configurações médias com performance média desde 2014. Mas, pela primeira vez na vida vou gastar o que eu considero uma grana preta em partes novas basicamente pra conseguir jogar Cyberpunk 2077 (configurações do jogo aqui: https://www.systemrequirementslab.com/cyri/requirements/cyberpunk-2077/13169). Eu sei que não tenho $ pra conseguir jogar no ultra, mas rodando a 30 FPS no médio de maneira estável pra mim ta ok. Daí, to montando uma build que só vou ter dinheiro pra comprar em agosto porque realmente preciso ir economizando até lá. Tentei buscar componentes com bom custo benefício e que rodem bem os jogos dessa geração. Pelo que vi, rodaria no alto jogos como Mount and Blade 2, The Division 2, AC: Odyssey, The Witcher 3, Cities Skylines e aparentemente até Red Dead Redemption 2. Show. Só que tem alguns pontos importantes:

  1. Eu tenho exatamente R$2304,68 de orçamento (se precisar muito consigo arrumar até 200 reais a mais aí dentro);
  2. Meu HD de 1TB tá com problema, vou precisar trocar ele antes que queime de uma vez;
  3. Pra mudar meu PC, vou ter que trocar a fonte também, porque atualmente a minha tem 325W reais e pelo que calculei a nova build vai precisar de pelo menos 380W;
  4. Tenho 2 pentes de 2GB RAM de 1333MHz (minha placa-mãe aguenta até 1600MHz).
     

Aqui tá os componentes que vou comprar:

  • Processador AMD Ryzen 5 1600, Cache 19MB, 3.2GHz (3.6GHz Max Turbo)
    • R$ 729,90
  • Placa de Vídeo Afox AMD Radeon RX560D, 4GB, GDDR5
    • R$ 569,90
  • Memória Kingston 8GB, 1333MHz, DDR3, CL9 
    • R$ 359,90
  • Fonte Gamemax 500W 80 Plus Bronze - GMX GM500
    • R$ 309,90

Total R$2289,50


Vi que tem uma GTX 1050 2GB por + ou - 100 reais a mais só que preferi essa GPU que escolhi por ter 4GB.

Eaí, o que vocês acham? Será que eu consegui os componentes com melhor custo benefício? Têm alguma recomendação?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, ricardotanaka disse:
  • Processador AMD Ryzen 5 1600, Cache 19MB, 3.2GHz (3.6GHz Max Turbo)
    • R$ 729,90
  • Placa de Vídeo Afox AMD Radeon RX560D, 4GB, GDDR5
    • R$ 569,90
  • Memória Kingston 8GB, 1333MHz, DDR3, CL9 
    • R$ 359,90
  • Fonte Gamemax 500W 80 Plus Bronze - GMX GM500
    • R$ 309,90
  • CPU, ótimo, se for o modelo AF.
  • GPU, meh, não vai rodar tudo com bom desempenho. Para isso o recomendado é no mínimo uma RX 570 8GB. Convém adiar a montagem se for o caso. Pegue GPUs Asus, Gigabyte ou MSI. São as melhores em durabilidade. Prefira com mais ventoinhas do que com menos.
  • A memória que você escolheu é DDR3 amiguinho, não é compatível com nada hoje. Você precisa de DDR4, preferencialmente acima de 3000 MHz e das marcas G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial ou Adata/XPG se você quiser que dure.
  • Fonte porcaria, cara ainda por cima. Compre uma Corsair CX 450 ou VS 450 (essa é a mais barata, mas inferior à CX). Ambas custam mais ou menos o mesmo que a que escolheu, porém são melhores. Fonte você não escolhe pela potência (nada hoje consome mais do que 400W em stock), mas sim pela qualidade.

Faltam:

placa-mãe: recomendo no mínimo uma AB350M DS3H V2. Se puder pagar a mais, uma B450M DS3H.

HD ou SSD: no caso de HD pegue Western Digital ou Toshiba. No caso de SSD pegue as mesmas marcas de memórias acrescentando Intel, Samsung e WD, de preferência no formato M.2 (pode ser SATA mesmo, a diferença efetiva de desempenho é pequena).

Gabinete: recomendo os abaixo ou qualquer um que tenha fonte de instalação inferior, frente perfurada (mesh) e filtragem de ar no painel frontal e superior.

  • Aerocool Aero 500G RGB BK
  • Aerocool Aero One Frost
  • Corsair Carbide Series SPEC-DELTA
  • Cougar MX330-G
  • Deepcool E-Shield
  • Deepcool Matrexx 55 Mesh
  • Thermaltake Comander C35 TG ARGB
  • Thermaltake Versa J24
adicionado 2 minutos depois
20 minutos atrás, ricardotanaka disse:

Vi que tem uma GTX 1050 2GB por + ou - 100 reais a mais só que preferi essa GPU que escolhi por ter 4GB.

Muito fraca, não recomendo. Não em memória suficiente para jogar GTA V, por exemplo, e vai engasgar fácil. Veja a comparação: https://www.tomshardware.com/reviews/amd-radeon-rx-560-4gb,5254-6.html

adicionado 5 minutos depois
22 minutos atrás, ricardotanaka disse:

Mas, pela primeira vez na vida vou gastar o que eu considero uma grana preta em partes novas basicamente pra conseguir jogar Cyberpunk 2077 (configurações do jogo aqui: https://www.systemrequirementslab.com/cyri/requirements/cyberpunk-2077/13169).

Com essa grana preta você vai jogar esse jogo na configuração média ou mínima. Recomendo que espere o jogo sair com a grana na poupança. Você vai precisar de uma GPU melhor para jogar esse jogo bem, e esse é o componente mais caro.

Estou esperando para fazer meu upgrade no meio do ano que vem (talvez um pouco antes), e quero jogar o Cyberpunk também. Trocarei metade do meu PC e pretendo investir 3 a 4 mil. Afinal, esse jogo só vai baratear depois de uns 12 meses no mercado e não tenho desespero nenhum de comprar no lançamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Faltam:

placa-mãe:

talvez eu não tenha deixado claro, mas eu já tenho um PC, já tenho uma placamae, um gabinete e todos os outros componentes que um pc tem. mas preciso do upgrade só. Por isso preciso de uma memoria ram ddr3, porque a frequencia maxima da minha placa é 1600 mhz. se nao tivesse o fator orçamento, talvez compensaria eu trocar td de uma vez logo mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, ricardotanaka disse:

Placa de Vídeo Afox AMD Radeon RX560D, 4GB, GDDR5

  • R$ 569,90

 

Só uma coisa, não compre essa RX560D da  Afox, estão tendo muitos relatos que elas estão vindo com problemas de fábrica, onde ela simplesmente congela o computador todo. Uns 4~5 já vieram aqui no forum reclamar do mesmo sintoma na mesma placa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, ricardotanaka disse:

talvez eu não tenha deixado claro, mas eu já tenho um PC, já tenho uma placamae, um gabinete e todos os outros componentes que um pc tem. mas preciso do upgrade só. Por isso preciso de uma memoria ram ddr3, porque a frequencia maxima da minha placa é 1600 mhz. se nao tivesse o fator orçamento, talvez compensaria eu trocar td de uma vez logo mesmo.

Esse Ryzen que tu pretende comprar só é compativel com AM4, não pode usar nessa sua  placa-mãe, vai ter que comprar outra placa-mãe.

 

agora, ricardotanaka disse:

valeu pela dica! tem alguma recomendação de placa com mais ou menos a mesma faixa de preço e potencia?

Como o @WOZ Dods falou, por um preço proximo a melhor custo x beneficio é a RX 570 mesmo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Felipe Barbosa Melo disse:

Esse Ryzen que tu pretende comprar só é compativel com AM4, não pode usar nessa sua  placa-mãe, vai ter que comprar outra placa-mãe.

pode me passar um site ou qqlr coisa do tipo pra eu ler mais sobre essa compatibilidade? pelo que eu tinha pesquisado, deu a entender que o processador seria compativel com qqlr mobo
 

5 minutos atrás, Felipe Barbosa Melo disse:

a melhor custo x beneficio é a RX 570 mesmo

bem demais!!! só 100 reais a mais aparentemente. obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ricardotanaka Todas essas placas mãe nesse link que vou te mandar são compativeis, só não recomendo a A320:https://www.techtudo.com.br/noticias/2020/04/placa-mãe-am4-saiba-como-escolher-o-modelo-ideal-para-chips-ryzen.ghtml

 

agora, ricardotanaka disse:

em demais!!! só 100 reais a mais aparentemente. obrigado!

E a diferença de desempenho entre as 2 placas é bem grande

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ricardotanaka CPUs atuais, já faz pelo menos 4 anos, são compatíveis apenas com DDR4. Toda CPU precisa de compatibilidade por parte da placa-mãe e isso você pode conferir no site do fabricante da referida MB. CPUs AM4 só são compatíveis com socket AM4, mas no caso de Intel tem vários sockets que não são compatíveis com gerações posteriores ao seu lançamento. Você precisa muito compreender que a placa-mãe TEM QUE SER COMPATÍVEL, e que cada geração de memórias é compatível apenas com placas mães da referida geração. 

 

Apesar de você já ter todos esses componentes, minhas indicações ainda podem ser úteis se quiser observá-las. Bom desempenho requer observância a várias características dos componentes, e pesquisar, ler e comparar é essencial a esse processo. Se precisar de ajuda, estamos aqui, mas isso só cabe a você.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ricardotanaka Você já está no caminho certo. Observe meu primeiro post e siga as recomendações. Um Ryzen 5 1600 AF e uma RX 570 8GB já serão suficientes para jogar bem, mas tudo vai de quanto você pode gastar. Se puder pegar uma RX 580 ou superior, melhor, pois quem manda na qualidade gráfica é a GPU.

 

Pesquise com calma os preços dos componentes nas lojas Kabum, Terabyteshop e Pichau. Se for comprar montado, selecione as peças na Terabyteshop, ponha no carrinho, feche a compra e entre em contato com a loja. Peça a montagem que eles são os únicos que tem a opção de fazê-lo com os componentes que você quiser, as outras te limitam ao que tem nos aplicativos (que são péssimos e incompletos em todas).

Se você mesmo for montar, melhor, pois assim você pode escolher os componentes mais baratos de cada loja (geralmente o ideal é duas).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...