Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Choque no usb do PC e no espelho da placa-mãe


Ir à solução Resolvido por Shaman93,

Posts recomendados

Hoje fui ligar o PC para passar alguns dados do meu celular e fui surpreendido com um choque que passou pelo meu usb. minha casa possui aterramento e mesmo assim tá dando choque, esse choque pode ser prejudicial ao meu PC?

 

Config 

Fonte: Bluecase 500w

placa-mãe: GA-H61M-S1 (Rev 4)

Processador: I7 2600

Memoria RAM: 4x2 (8GB) DDR3

1 HD e 1 SSD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Sleepy Ash disse:

esse choque pode ser prejudicial ao meu PC?

depende, mas normalmente não é.

 

verifique se o aterramento esta devidamente instalado pois se ele se faz presente não era pra isto ocorrer.

 

pode ser eletricidade estatica, pode ser a fonte, o meu da choque no gabinete porque n tenho aterramento, mas se eu to de chinelo ou pantufa nem da nada.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Eder Neumann disse:

depende, mas normalmente não é.

 

verifique se o aterramento esta devidamente instalado pois se ele se faz presente não era pra isto ocorrer.

 

pode ser eletricidade estatica, pode ser a fonte, o meu da choque no gabinete porque n tenho aterramento, mas se eu to de chinelo ou pantufa nem da nada.

 

Esse choque pode ser prejudicial? Vi uns vídeos que colocam um fio num parafuso que segura a fonte na parte de trás do gabinete e põe um parafuso na parede e usa como aterramento provisório, isso daria certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Sleepy Ash disse:

Esse choque pode ser prejudicial? Vi uns vídeos que colocam um fio num parafuso que segura a fonte na parte de trás do gabinete e põe um parafuso na parede e usa como aterramento provisório, isso daria certo?

em teoria ele ameniza os choques, mas não é uma solução segura. eu não recomendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses dias fui conectar descalço meu

celular e fui surpreendido com um choque no usb, testando também senti o mesmo no espelho da placa-mãe, nunca avia notado esses choques. É prejudicial ao meu PC? 

 

Config

I7 2600

8GB (4X2 DDR3)

Bluecase 500w

GT 220 1GB DDR2

GA-H61M-S1 REV 4.0

 

Obs: minha casa possui aterramento.

Complementando, com chinelo não sinto choque ou formigamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Sleepy Ash disse:

 foi feito apenas pelo meu pai, creio eu que não foi testado 

É, seu aterramento não está funcionando. Lendo a NBR você pode ter noção de tudo que está incorreto: https://hosting.iar.unicamp.br/lab/luz/ld/normas%20e%20relat%F3rios/NRs/nbr_5410.pdf

Mas o mais recomendável e garantido é chamar um profissional pra refazer o serviço mesmo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A função do aterramento é exatamente proteger as pessoas, se você está tomando choque com o aterramento, isso significa que ele foi feito de maneira errada ou que alguma parte do circuito de terra está ruim (condutor rompido, fora do barramento, etc...)

 

O recomendável seria a contratação de um profissional para revisar a rede e fazer a instalação do terra de acordo com a norma.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Shaman93 disse:

É, seu aterramento não está funcionando. Lendo a NBR você pode ter noção de tudo que está incorreto: https://hosting.iar.unicamp.br/lab/luz/ld/normas%20e%20relat%F3rios/NRs/nbr_5410.pdf

Mas o mais recomendável e garantido é chamar um profissional pra refazer o serviço mesmo.

Isso poderia ser prejudicial ao meu computador? A minha casa está passando por mudanças e certamente isso será corrigido porém não agora, devo me preocupar com a vida útil do meu PC?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
6 minutos atrás, Sleepy Ash disse:

Isso poderia ser prejudicial ao meu computador? A minha casa está passando por mudanças e certamente isso será corrigido porém não agora, devo me preocupar com a vida útil do meu PC?

Sem aterramento seu PC está sujeito a surtos de tensão. Sendo a sua fonte bomba, aumenta as chances de, num eventual surto, outros componentes queimarem, além dela.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...