Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema instalação do arduino


MicSG

Posts recomendados

  • Membro VIP

Olá.

Comprei um arduino uno e até hoje não consegui instalar ele. Ao abrir o gerenciador de dispositivos, há a seguinte mensagem:

497496275_Semttulo.thumb.png.2db7e2f92ad7d9468a11c4b7b0084c92.png97838331_2Semttulo.png.f03108420cb694059aadf6998e6f7eb8.png933163170_3Semttulo.png.5aa7870a82de864814fc187362eb59c7.png

Ele diz que uma seção de instalação de serviço neste INF é inválida.

 

Meu Arduino UNO R3 é este:

uno-r3-cabo-usb-para-arduino-1b8776d4.jpg.8e18112e62daaa38451cc35e5c50f79c.jpg

Especificações:

 

Microcontrolador: ATmega328

- Tensão de Operação: 5V

- Tensão de Entrada: 7-12V

- Portas Digitais: 14 (6 podem ser usadas como PWM)

- Portas Analógicas: 6

- Corrente Pinos I/O: 40mA

- Corrente Pinos 3,3V: 50mA

- Memória Flash: 32KB (0,5KB usado no bootloader)

- SRAM: 2KB

- EEPROM: 1KB

- Velocidade do Clock: 16MHz

 

O chip conversor serial é o atmel mega16u2

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá @ederlap, Tenho também a IDE arduino 1.8.5 instalada.

Nela mostra como se não tivesse nada conectado:

A aba 'Porta' não entra e quando clico em Obter informações da Placa diz Por favor selecione uma porta para obter informações da placa.

Ao carregar o 'blink' para a placa arduino diz que há um Problema ao carregar para a placa.

 

123.png.3d9e11065fb176674d4a83e044fa1c07.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Eder Neumann  Eu fiz o processo descrito no site que você indicou:

 

"Instale os drivers da placa

Se você usou o Instalador, o Windows - do XP até 10 - instalará os drivers automaticamente assim que você conectar sua placa.

Se você baixou e expandiu o pacote Zip ou, por algum motivo, o quadro não foi reconhecido corretamente, siga o procedimento abaixo.

Clique no menu Iniciar e abra o painel de controle.

Enquanto estiver no Painel de Controle, navegue para Sistema e Segurança. Em seguida, clique em Sistema. Quando a janela Sistema aparecer, abra o Gerenciador de dispositivos.

Procure em portas (COM e LPT). Você deverá ver uma porta aberta denominada "Arduino UNO ( COMxx )". Se não houver uma seção COM & LPT, procure em "Outros dispositivos" para "Dispositivo desconhecido".

Clique com o botão direito do mouse na porta "Arduino UNO ( COmxx )" e escolha a opção "Atualizar driver".

Em seguida, escolha a opção "Procurar no meu computador pelo driver".

Por fim, navegue e selecione o arquivo do driver chamado "arduino.inf" , localizado na pasta "Drivers" do download do software Arduino (não no subdiretório "FTDI USB Drivers"). Se você estiver usando uma versão antiga do IDE (1.0.3 ou anterior), escolha o arquivo de driver Uno chamado "Arduino UNO.inf"

O Windows concluirá a instalação do driver a partir daí."

 

Mas ao realizar isto,  windows retornou a seguinte mensagem:

456.png.1a7936d62461273f8d083f65b5cef3f5.png

 

Nota: Ao ir em C:\Program Files\Arduino\drivers, eu visualizo o arquivo arduino.inf, o que quer dizer que ele existe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

-Coloca em outra usb

-Verifique a configuração da usb no setup bios

-Desinstale/reinstale o programa e drivers

-Rode como adminstrador

-Rode no modo compatibilidade com versão anterior

-Coloque em outro pc

-etc...

 

O meu roda no linux mint de boa mas de fato tive que fazer uma ginásticazinha 😁

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Eder Neumann

1 hora atrás, Eder Neumann disse:

windows update ta em dia?

Então, há 75 atualizações importantes para atualizar, mas como o meu windows não é original não sei se é uma boa ideia realizar a atualização.

 

@Isadora Ferraz

1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

-Coloca em outra usb

-Verifique a configuração da usb no setup bios

-Desinstale/reinstale o programa e drivers

-Rode como adminstrador

-Rode no modo compatibilidade com versão anterior

-Coloque em outro pc

-etc...

 

O meu roda no linux mint de boa mas de fato tive que fazer uma ginásticazinha 😁

Eu coloquei em outra USB ( antes estava conectado em uma extensão USB),  apaguei os drivers das instalações automáticas, entrei pela conta de administrador e coloquei o driver manualmente da pasta drivers da IDE arduino e então apareceu a seguinte mensagem: 

789.png.751618f29da28e54edddf1365977f2f5.png

 

Queria saber se não dá pra abaixar o arquivo arduino.inf para instalar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bem... pelo menos a mensagem mudou..Penso que a maioria das pessoas segue o procedimento ...

e tem sucesso. Faça tudo com calma e devagar. E de novo, se possível teste em outro computador.

Confirme que você já googlou arduino driver windows 10, viu e fez isso...

https://www.arduino.cc/en/Guide/DriverInstallation

...

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Blumer Celta

19 horas atrás, Blumer Celta disse:

Arduno original? Apesar de dizer isto nas especificações, verifique se é este mesmo o chip, as vezes pode ser outro como o ch340 (no win10 acho que reconhece automaticamente este também).

O arduino não é original. Comprei na eletrogate junto de um kit. O arduino  é o da versão UNO. Veja a foto do chip conversor serial: 15913702779041523046774.thumb.jpg.8e16bb6c0e475b2bc471cf2086065f4c.jpgé o atmel MEGA16U2 PH A272NB

 

Meu Windows 7 de 32 bits

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olás... só pra constar, arduinos e cia não tem este lance de original e afins. É projeto open source e vale tudo. Ou seja, todos têm que te satisfazer a contento.

E isto daí não conversor. É um mc pregravado com porta USB que traduz a conversa pro outro mc aliás do mesmo fabricante. Ainda não pesquisei/precisei mas deve ter uma forma de regravá-lo se for o caso.

off ...

Pelo intervalo entre retornos, o autor deve ter coisa mais importante pra fazer. Eu (eu) me desesperaria e não sossegava o facho até o trem rodar 🤪

  • Curtir 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...