Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tensões abaixo do normal no HW Monitor


Posts recomendados

Olá pessoal, meu problema é o seguinte: meu pc ta desligando do nada, primeiro achei que fosse a temperatura mas está normal (27-30 graus em idle e 50 jogando). Baixei o HWMonitor e percebi que na placa-mãe a tensão da linha 3.3V está muito mais baixa que 3.3V, o HWMonitor diz que está 1.918V. Seria essa a causa do pc estar apagando do nada?

 

Specs:

Asus Gtx 1050ti

POS-EIH61CE

Intel Core I3-3240

8GB Ram Ddr3 1333mhz (2x4)

Fonte: Leadership Gamer 500w

 

Sim, eu sei que essa fonte é genérica, estou sem dinheiro no momento mas pretendo comprar uma corsair cx450 ou superior, uso essa fonte a alguns anos e sempre deu esse problema de desligar, eu troquei a placa-mãe e parecia ter resolvido o problema mas recentemente ele voltou a desligar do nada, ja testei outras fontes (genéricas também) que eu tinha aqui em casa e dava o mesmo problema, e levando em conta que eu jogo quase o dia inteiro e não da nenhum problema (jogo far cry 5, cs:go, gta v, league of legends), se fosse a fonte creio eu que ele nao funcionaria normal grande parte do dia ou as vezes até alguns dias/semanas e depois volta a desligar.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha... A fonte não é, pois se a linha de 3.3V da fonte estivesse em 1.9V, nem ligaria o computador, o HW monitor não é 100% confiável em medição de tensão elétrica, e sim um multímetro(nunca falha). Mas sobre o PC estar desligando sozinho... Você viu a temperatura de todos os componentes da máquina? HD, Placa de vídeo e etc... Você ainda usa estabilizador? Analisar este tipo de caso é difícil... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MikroTech - Informática @MikroTech - Informática Vou checar a temperatura do hd e dos outros componentes mas se eu não me engano a maioria não sai dos 30 graus. Caso eu notar alguma coisa irei atualizar aqui mas por enquanto vou cuidar tudo e ver se está tudo normal, eu ia comprar um i5-3470 mas é bem provavel que dê mais problemas ainda com essa fonte então vou comprar uma pcyes electro v2 600w nos proximos meses, essa fonte é boa para meu setup?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vitor Saucedo  Eu não entendo muito sobre qualidades de fonte de PCs atuais por pouca experiência com elas, mas essa que você citou parece ter um bom padrão de qualidade, só de ser 80 Plus, PFC ativo e pelo preço, é mais comprovável a qualidade e suportar este seu Setup por ser de 600W.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

55 minutos atrás, Vitor Saucedo disse:

Specs:

Asus Gtx 1050ti

POS-EIH61CE

Intel Core I3-3240

8GB Ram Ddr3 1333mhz (2x4)

 

15 minutos atrás, Vitor Saucedo disse:

eu ia comprar um i5-3470

Com esta configuração, qualquer que seja o processador, qualquer BOA fonte de 400W já abastece bem. Não há necessidade de uma fonte de 600W.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Athom disse:

 

Com esta configuração, qualquer que seja o processador, qualquer BOA fonte de 400W já abastece bem. Não há necessidade de uma fonte de 600W.
 

Também achei exagerado, mas se tiver futuros upgrades não precisa preocupar com fonte. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vitor Saucedo Usa estabilizador? Já passou um visto interno na tomada da parede para saber se não há algum mau contato?

 

adicionado 5 minutos depois
1 hora atrás, Vitor Saucedo disse:

o HWMonitor diz que está 1.918V

Constante? Ou você está vendo isto na coluna "Min" ?

adicionado 8 minutos depois
1 hora atrás, Vitor Saucedo disse:

POS-EIH61CE

Qual versão do BIOS desta MB?

adicionado 11 minutos depois
1 hora atrás, Vitor Saucedo disse:

I3-3240

Você tá usando um processador Ivy Bridge, terceira geração, se o BIOS não estiver atualizado, BINGO!

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Athom opa, os 1.9v ficam na coluna value, min e max, então creio eu que o programa esteja apresentando problemas mesmo. Quanto a fonte eu pesquisei várias e todas estão muito caras, encontrei na terabyte a PCYES Electro V2 de 600w por um preço mais acessivel para mim e pelo o que eu vi ela é uma fonte boa, considerando que irei por o i5-3470 e futuramente uma rx570 acho que irei de pcyes mesmo. o CPU-Z diz que a bios está na versão 4.6.5 de 05/03/2013, porém essa placa-mãe é uma ECS-H61H2-M2 que a Positivo compra e muda o nome, não achei nada de bios para ela no site da positivo e prefiro não arriscar pôr uma bios da ecs nela. não uso estabilizador, uso direto na tomada e ja testei o pc em varias tomadas da casa então creio que o problema não seja na tomada de meu quarto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vitor Saucedo Tenho uma MS-7222 que a Positivo modificou a BIOS, e sei que realmente é arriscado atualizar a BIOS, creio que a única solução não é atualizar a BIOS, deve ser outro problema, pode descartar que é fonte, pois você disse que foi testada outras e apresentou o mesmo defeito, se o PC já funcionou várias horas e ainda funciona por este tempo, então não tem nehuma tensão alterada, nunca vi PC funcionando com tensão abaixo da tolerância, este parece ser um defeito sério infelizmente. Mas... Você usa estabilizador? Alcontece algo quando seu PC desliga?(Lâmpada pisca, ou outro aparelho falha), pode ser algum defeito elétrico de alimentação, uma falha, ou um mal contato em algum conector, ou um defeito complexo de circuitos da mobo. Tá sério o defeito. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MikroTech - Informática Nenhuma lâmpada pisca ou outro aparelho da casa apaga, não uso estabilizador nem filtro de linha, a placa-mãe foi trocada recentemente e o problema havia sido resolvido por varios meses, só voltou agora do nada (o que é bem estranho), até agora não desligou, o máximo de temperatura que chegou foi:

processador: 39 graus
HD: 28 graus
Placa de video: 26 graus

 

e como eu disse antes, é bem aleatório essas apagadas que ele da, as vezes ele fica semanas sem dar problema, as vezes alguns dias e as vezes algumas horas, creio eu que seja algum contato na placa-mãe, nas portas USB ou algo parecido, pois parece que quando movo o mouse muito rápido ele apaga, não sei se é paranóia minha mas é o que parece, só é estranho eu estar sentado olhando pra area de trabalho e ele desligar do nada sem eu nem mexer. se ele desligar de novo vou trocar as portas USB e testar.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...