Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

i5 8400 upgrade p/ ryzen 3600x, qual x570?


Posts recomendados

Boa noite.

 

Não sei que titulo colocar, são muitos aspectos para abordar...

 

Primeiramente uso o PC para jogar(fps), e para o trabalho, porém apenas e-mail, navegador, nada demais.

 

Tudo que eu falar, pode opinar, não há problema, e é justo o que quero.

 

Ando pesquisando sobre ql upgrade fazer, INTEL ou AMD, e com o rumor de que a 4 geração será compatível com a 5 geração, mesmo que seja apenas rumor, meio que me fez decidir em ir de AMD, e com isso, se for seguir a lógica, no minimo as placas maes x570 que seriam compatíveis, e é por isso que decidi por elas, apenas por esse motivo e nenhum mais. 

 

Atualmente tenho um i5 8400, z370m, 2070 super, 2x16gb 3600 crucial ballistic rgb , 2 HDs, 1 SSD(sata), 6 fans, com uma fonte de 600w thermaltake, Gabinete Sharkoon TG5, e meu monitor é um de 240hz.

 

Toda pesquisa de preço que fiz, utilizei as 3 mais conhecidas: pichau, kabum, terabyte, e todos os valores, peças disponíveis, obviamente sao até o momento desse post.

 

Pelos valores atuais, optei pelo 3600x que está o mesmo valor que o 3600, Acho que não vale 1mil a mais no 3800x, e nem 800 reais a mais no 3700x. E minha intenção é ficar por uns 2 anos, e pular para o 4 geração, ou direto para o 5 geração, caso seja compativel mesmo. Outra coisa, propus esse upgrade pois tenho comprador para o meu processador e placa-mãe atual...

 

E vamos as questões:

 

1- Vale a troca, em relação a ganho de FPS? Esse ganho será grande ou será nulo? Já vi alguns videos, e em alguns tem ganhos altos, outros nao, nao sei em quem confiar... Tenho um time de R6, apesar de eu já ser mais velho, vamos tentar cenario competitivo rs.... jogo outras coisas, mas o foco será isso mesmo, brinco no cod com o pessoal, cs, mas nada serio. 

 

2- Não pretendo fazer overclock, alias, se eu fizer alguma mudanca, será travar em 4.4ghz, que é justo o turbo dele, mas acho que nao farei nada disso, e não sei se isso é considerado overclock, ou se overclock seria ultrapassar esse 4.4ghz. Digo isso porque quero saber se o cooler que o acompanha será suficiente ou terei que comprar algum, caso tenha, qual recomendam?

 

3- Minha fonte aguenta esse upgrade?

 

 

 

Em relação a placa-mãe tenho outras questoes:

 

1- Quero alguma que aceite sem problema a memoria que possuo, apenas ativando o xmp e pronto, mais os armazenamentos que tenho, e mais um m2 para um outro SSD.

 

2- Que de pra controlar as fans.

 

3- Que consiga controlar os RGBs

 

4- Que tenha wi-fi, porém se para isso tenha que pagar muito mais caro, ou que seja o mesmo valor de uma outra, porém essa outra tenha construção muito melhor, eu abro mão do wi-fi.

 

E as que vi disponíveis, pelo menos até o momento dessa postagem, e dentro do valor que estou disposto a pagar, mesmo achando caríssimo, são:

 

1-MSI X570-A PRO

2-Gigabyte X570 UD

3-ASRock X570 Phantom Gaming 4S

4-MSI MPG X570 Gaming Plus

 

Caso alguém me ajude, e tenha outras disponiveis no momento, pode me sugerir por favor.

 

 

Não sei se to esquecendo de alguma informacao, ou de algo que eu precise ou algum ponto que nao levei em consideracao e deveria e eu nao saiba haha.

 

Aguardo ajuda de vocês, abraço.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Nicolas Gouveia Costa de Campos disse:

Boa noite.

 

Não sei que titulo colocar, são muitos aspectos para abordar...

 

Primeiramente uso o PC para jogar(fps), e para o trabalho, porém apenas e-mail, navegador, nada demais.

 

Tudo que eu falar, pode opinar, não há problema, e é justo o que quero.

 

Ando pesquisando sobre ql upgrade fazer, INTEL ou AMD, e com o rumor de que a 4 geração será compatível com a 5 geração, mesmo que seja apenas rumor, meio que me fez decidir em ir de AMD, e com isso, se for seguir a lógica, no minimo as placas maes x570 que seriam compatíveis, e é por isso que decidi por elas, apenas por esse motivo e nenhum mais. 

 

Atualmente tenho um i5 8400, z370m, 2070 super, 2x16gb 3600 crucial ballistic rgb , 2 HDs, 1 SSD(sata), 6 fans, com uma fonte de 600w thermaltake, Gabinete Sharkoon TG5, e meu monitor é um de 240hz.

 

Toda pesquisa de preço que fiz, utilizei as 3 mais conhecidas: pichau, kabum, terabyte, e todos os valores, peças disponíveis, obviamente sao até o momento desse post.

 

Pelos valores atuais, optei pelo 3600x que está o mesmo valor que o 3600, Acho que não vale 1mil a mais no 3800x, e nem 800 reais a mais no 3700x. E minha intenção é ficar por uns 2 anos, e pular para o 4 geração, ou direto para o 5 geração, caso seja compativel mesmo. Outra coisa, propus esse upgrade pois tenho comprador para o meu processador e placa-mãe atual...

 

E vamos as questões:

 

1- Vale a troca, em relação a ganho de FPS? Esse ganho será grande ou será nulo? Já vi alguns videos, e em alguns tem ganhos altos, outros nao, nao sei em quem confiar... Tenho um time de R6, apesar de eu já ser mais velho, vamos tentar cenario competitivo rs.... jogo outras coisas, mas o foco será isso mesmo, brinco no cod com o pessoal, cs, mas nada serio. 

 

2- Não pretendo fazer overclock, alias, se eu fizer alguma mudanca, será travar em 4.4ghz, que é justo o turbo dele, mas acho que nao farei nada disso, e não sei se isso é considerado overclock, ou se overclock seria ultrapassar esse 4.4ghz. Digo isso porque quero saber se o cooler que o acompanha será suficiente ou terei que comprar algum, caso tenha, qual recomendam?

 

3- Minha fonte aguenta esse upgrade?

 

 

 

Em relação a placa-mãe tenho outras questoes:

 

1- Quero alguma que aceite sem problema a memoria que possuo, apenas ativando o xmp e pronto, mais os armazenamentos que tenho, e mais um m2 para um outro SSD.

 

2- Que de pra controlar as fans.

 

3- Que consiga controlar os RGBs

 

4- Que tenha wi-fi, porém se para isso tenha que pagar muito mais caro, ou que seja o mesmo valor de uma outra, porém essa outra tenha construção muito melhor, eu abro mão do wi-fi.

 

E as que vi disponíveis, pelo menos até o momento dessa postagem, e dentro do valor que estou disposto a pagar, mesmo achando caríssimo, são:

 

1-MSI X570-A PRO

2-Gigabyte X570 UD

3-ASRock X570 Phantom Gaming 4S

4-MSI MPG X570 Gaming Plus

 

Caso alguém me ajude, e tenha outras disponiveis no momento, pode me sugerir por favor.

 

 

Não sei se to esquecendo de alguma informacao, ou de algo que eu precise ou algum ponto que nao levei em consideracao e deveria e eu nao saiba haha.

 

Aguardo ajuda de vocês, abraço.

 

 

 

 

Respondendo diretamente:

 

1 - Só vale a troca se levar em conta outros fatores, como usar pra multitarefas, para jogos o ganho é mínimo, de acordo com este vídeo:

 

2 - O Clock turbo dele é ativado quando o processador exige, akém disso é overclock então precisará de um bom sistema de refrigeração, mas o clock turbo dele iria te satisfazer, e o cooler aguentaria numa boa (o que não impede voce de ivestir em um cooler mais parrudo)

 

3 - Sim, aguenta com folga

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, OPiantino disse:

 

Respondendo diretamente:

 

1 - Só vale a troca se levar em conta outros fatores, como usar pra multitarefas, para jogos o ganho é mínimo, de acordo com este vídeo:

 

2 - O Clock turbo dele é ativado quando o processador exige, akém disso é overclock então precisará de um bom sistema de refrigeração, mas o clock turbo dele iria te satisfazer, e o cooler aguentaria numa boa (o que não impede voce de ivestir em um cooler mais parrudo)

 

3 - Sim, aguenta com folga

 

O meu é apenas para jogos mesmo, o restante do meu uso é indiferente o processador.

 

Esse video que você mandou é de um 3600, o que me referi é o 3600x, mas de qq forma eu ja tinha visto esse video também, e alem do mais, o 3600 e 3600x sao identicos pelos videos que vi, muita pouca diferenca, entao daria pra se basear por esse video, o problema eh q tem outros videos que mostram diferencas muito maiores, de 15-20% de melhoria, ai fica a duvida de qm está certo...

 

Se seguir esse video nao vale a troca, por mais q eu tenha comprador para o que tenho agora, nao sei se valeria...

 

 

 

E em relação as placas você tem conhecimento?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Em 10/06/2020 às 08:18, Nicolas Gouveia Costa de Campos disse:

Ninguém?

 

Qual é seu orçamento para seu novo computador ? Valores em Reais - R$ ?????

 

Quando pretende comprar seu novo computador ?

 

Qual é o modelo atual do seu monitor, resolução e hz ? Pretende comprar monitor novo no futuro ? Qual seria o orçamento?

 

Todas as peças podem ser compradas nas lojas kabum, terabyte, pichau e dentre outras lojas, se não estiver disponível podem ser substituídas por peças similares.

 

Verifique os preços na kabum, pichau, terabyte e outros sites para saber onde fica mais barato.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...