Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

RGB Fusion da placa-mãe não reproduz vermelho após curto


Posts recomendados

Boa tarde, 

Entao, o que aconteceu foi que minha placa-mãe é a ga-ab350m-ds3h v2, na qual possui entrada para RGB 12v 4pin, e a mesma, foi ligado incorretamente o fan cooler do gabinete. Foi ligado o cabo de 3 pinos que é o da ventoinha, na entrada do RGB invés do sys_fan. Ao ligar a placa saiu fumaça dos pinos RGB, e logo em seguida desliguei, reconheci a conexão errada. 

Após isso, a cor vermelha do fan cooler, conectada nesses pinos, não funciona mais. 

As dúvidas que tenho são:

Tem como reparar os pinos do RGB da placa-mãe? 

Teoricamente, a placa-mãe ou o fan queimaram a cor vermelha? 

Tem algum controlador com 4 pinos 12v de entrada e saída? 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bate foto da região da placa, se possivel que dê pra ler os componetne smd daquele aregião (se não for controlado pelo chipset)

adicionado 1 minuto depois

controlador pra 4 pino pode usar aqueles de fita led

https://www.americanas.com.br/produto/1551602489?opn=YSMESP&sellerid=27950505000173&epar=bp_pl_00_go_mv_todas_geral_gmv&WT.srch=1&acc=e789ea56094489dffd798f86ff51c7a9&i=5c186824eec3dfb1f82392f2&o=5e6807e5f8e95eac3d6b4b76&gclid=CjwKCAjw2uf2BRBpEiwA31VZjxs-HY5ncu6l0_Sy_fMYNLyh3aH1bB5_axgPSYPNg50bknL4g7dxbRoCqZoQAvD_BwE

 

só tem que fazer uma gambiarra no molex pra ligar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Victor Brunno Neves Alves Não queimou os pinos, pois eles são apenas conexões e não "queimam". Acredito que provavelmente o chip controlador, ou uma trilha que leva a ele, foi danificado. Nesse caso só levando em um especialista em eletrônica para ver se ele identifica ou comprando um controlador avulso novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

podes tentar mandar numa eletronica que mecha com coisas pequenas como celulares e notebooks, mas não é garantido que volte a funcionar.

se eu fosse fazer a tentativa de conserto cobraria uns R$ 90,00 - R$ 100,00 + o material. e ainda assim não daria garantia de retorno de funcionamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Victor Brunno Neves Alves Minha eletrônica está enferrujada, mas acredito que esses sejam transistores que queimaram. Você comprometeu o circuito todo, eu sequer usaria RGB nessa MB, talvez até aposentaria a MB inteira. Estou me perguntando até agora como você conseguiu conectar um cabo de ventoinha em uma entrada RGB... Você sequer consultou o manual para fazer essa montagem?

 

Enfim, troque a placa-mãe. Guarde essa de reserva ou dê para alguém. Não arrisque ela danificar algum componente mais caro utilizando ela a menos que tenha conhecimento de eletrônica para trocar esses componentes. Se for levar em um técnico, coloque no papel o custo. Geralmente, por não ter garantia como o @Eder Neumann citou, não vale a pena.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...