Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC não desliga nem reseta


Posts recomendados

Olá!

 

Estou postando aqui em energia pois estou desconfiado da fonte ou da placa-mãe (ou até mesmo do sistema operacional, mas vamos por etapas)...

 

Tenho um Ryzen 2200g com pouco mais de 1 ano de uso, placa MSI A320M PRO-M2 e fonte Corsair CX450. Memória GSkill 16GB e SSD kingston 120GB mais 3 HDs (2 de 1TB SATA3 e 1 de 300GB sata 2). Trabalho com Linux Mint 19.1 e tenho windows 10 instalado (mas pouco uso).

 

O PC fica ligado dias... já chegou a ficar 1 mês ligado (sem reiniciar, trabalhando normalmente) então é muito raro eu resetar ou desligar o mesmo.... porém de uns dias para cá ele ficou meio saturado, lento e reiniciei. Ele apaga o monitor mas congela, não faz mais nada, fica ligado parado com monitor desligado. Ao pressionar o botão de reset ele reinicia normal como se nada tivesse ocorrido.

 

Isso está acontecendo direto (as 3 vezes que testei até o momento), ou seja, não reseta, fecha o sistema e fica parado.... também tentei desligar, mesma coisa, desliga o monitor mas fica tudo ainda ligado e só segurando o botão de liga/desliga por uns 5 segundos que ele desliga de verdade.

 

Estou preocupado que seja um problema com a fonte ou a placa-mãe, ou ainda se poderia ser um problema de sistema operacional (o Kernel foi atualizado semana passada, e o windows já ocorreu isso um tempo atrás e parou)...

 

Aqui ocorre um evento estranho que já pesquisei na internet e parece comum: quando ligo o ventilador (desses de mesa) as vezes o monitor apaga por 1 segundo e volta... parece que pode ser fuga de tensão ou algo assim... será que isso pode ter estragado a fonte ou placa-mãe? Lembrando ainda que tenho um filtro de linha da clamper entre a tomada da parede e o PC (fonte).

 

Se alguem tiver alguma situação parecida ou souber o que é para eu verificar agradeço, pois não é nada grave, mas começa assim daqui a pouco não liga e vai bater aquele desespero do PC novo (1 ano) já dando problema...

 

Obrigado!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...