Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

I5 7600k chegando aos 99 graus em 100% de uso.


Posts recomendados

Boa noite,

Tenho um i5 7600k e que uso em stock com o cooler box da Intel e tinha uma GTX 1060 de 6GB, nunca tive problemas de temperatura com esse i5 até o momento. Com a chegada do COD Warzone, comecei a jogar e percebi que o CPU ficava sempre com oscilações de 70-100% de uso, e a temperatura se mantinha na casa dos 75-85 graus. Buscando jogar mais competitivamente, comprei um Monitor de 144hz e uma RTX 2060 6GB da Gigabyte buscando os tão sonhados 144 fps. Removi os drivers da antiga placa de vídeo e instalei os da nova e liguei o jogo para conferir o desempenho. Usando o MSI After Burner para o monitoramento, logo na tela inicial do jogo destravei os frames antes travados em 75, e com a nova placa de vídeo o jogo estava rodando numa média de 120 fps, porém notei que o processador estava em 100% de uso o tempo todo, e a temperatura tinha elavado para a casa dos 90 graus. Troquei a pasta térmica e fui então testar meu CPU no Aida 64 e para minha tristeza chegou a 99 graus em 7 minutos de estresse acusando CPU thottling. Em jogos mais leves como league of legends e Cs Go o cpu trabalha com temperaturas normais de 70 graus, me levando a crer que eu não deveria usa-lo em jogos mais pesados como COD que usa muito processamento sem um sistema de refrigeração melhor.

 

Pergunta 1: Vale a pena comprar um Water Cooler e uma pasta térmica da Cooler master ou seria melhor juntar uma grana e investir num processador que trabalhe com mais folga como um Ryzen 5 3600?

Pergunta 2: Caso opte por um WC, teria que investir em uma nova fonte de alimentação? Atualmente uso uma da EVGA 600w Silver.

Pergunta 3: Qual a relação da GPU nesse caso? O GPU está causando gargalando o processador ou ele só entrou em 100% por que destravei os frames?

 

Obrigado pela atenção.

 

Meu sistema atual:

I5 7600k

placa-mãe AsRock h110m

Memoria ddr4 crucial balistic 2x8gb 3000mhz

Placa de Vídeo RTX 2060 6GB Gigabyte

Fonte de alimentação EVGA 600w

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for comprar water cooler tem que ser acima de 240mm em diante, porém prefiro sempre um bom air cooler do que walter, não ligo muito pra estética e prezo por um melhor desempenho. Problema no seu caso é o cooler box da intel que não da conta, terá que trocar. 

 

Primeira pergunta que você fez: water cooler ou air cooler ira possibilitar seu processador trabalhar com máximo desempenho sem esquentar tanto a ponto de reduzir o desempenho, se o seu processador consegue empurrar 144 fps para rodar warzone então coloque um sistema de refrigeração nele, se não conseguir tera que colocar outro processador ou placa de vídeo, tem que ver onde está o gargalo. 

 

Pergunta 2 é não.

 

Pergunta 3. Se a placa de vídeo está trabalhando a 100% ele é o provável gargalo mas imagino que deve está tudo no ultra. Reduza a qualidade do jogo para o médio ou baixo e veja se o uso do processador aumentou e consequentemente o quanto de frames tua cpu consegue empurrar, se conseguir mais de 144 fps não precisará trocar de processador. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi, no caso o processador sempre fica nos 100% quando eu destravo os frames. Quando eu travo em 75fps ele opera de 70% com picos de 95%, consequentemente um pouco mais frio ficando na media dos 80 graus. A GPU consegue rodar com uma folga com os presets que eu estou usando no momento. Vou fazer mais testes e trago informações aqui.

 

Em relação aos WC tb não ligo pra rgb, o meu medo é comprar um e não caber no meu gabinete. Uso um Gabinete Gamer CG-01F7 K-MEX| Gaming Master,mas nunca achei muita informação relevante sobre ele.

 

Enfim obrigado pela resposta.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fiz dois testes. Um deles com os presets todos no low a 1080p com o fps destravado, e o outro com presets no medium a 1080p com FPS destravados também.

 

No teste low consegui uma média de 107 FPS com a GPU trabalhando por volta dos 65 a 75%. 

No teste medium a média ficou em 104 FPS com a GPU trabalhando em 70-80%.

 

Em ambos os testes o CPU ficava de 90-100% independente dos presets, com temperatura na margem dos 90 graus com máxima em 95, e na GPU o uso só ficava perto dos 90% quando eu estava no paraquedas e com temperatura média de 70 graus com a máxima de 78.  Vou anexar uma print do monitoramento no final de uma partida no medium.Teste.thumb.jpg.2b0b337425b510768edc381fc75e47b8.jpg

 

Enfim, acredito que com esses testes fica um pouco mais claro que o CPU não ta conseguindo entregar uma média maior de FPS por estar já nos 100% de uso. É complicado 4 cores e 4 threads não tão dando conta desse jogo hahaha. Enfim acho que vou investir numa plataforma Ryzen 5 3600  6 cores 12 threads, talvez eu consiga acabar com problemas de temperatura por trabalhar com mais folga e ganhar desempenho no FPS.

 

Se alguém tiver alguma sugestão ou me corrigir caso eu esteja errado eu agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim estou ciente, mês que vêm provavelmente eu consigo fazer esse upgrade se os preços não ficarem absurdo.

Uma dúvida, se eu comprar o Ryzen 5 3600 e uma Asus b450m, o procedimento padrão é formatar a instalação do windows e instalar os drivers da nova placa-mãe e da gpu novamente correto? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Adans Lee disse:

Sim estou ciente, mês que vêm provavelmente eu consigo fazer esse upgrade se os preços não ficarem absurdo.

Uma dúvida, se eu comprar o Ryzen 5 3600 e uma Asus b450m, o procedimento padrão é formatar a instalação do windows e instalar os drivers da nova placa-mãe e da gpu novamente correto? 

O recomendado é fazer uma instalação limpa do windows mas pode funcionar so colocando o antigo hd ou ssd do sistema que já usa e depois é so vim instalando os drives novos. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Só para atualizar, comprei o Ryzen 5 3600x e uma Gigabyte b450M. No COD com presets no low consegui atingir uma média de 146 fps, temperatura do cpu na casa dos 70 com picos no 80 graus. 

Única queixa que eu tenho nesse Ryzen é que o cooler box Wraith Spire é estremamente barulhento. Tentei trocar a curva de rotação de fan na bios e continuou extremamente alto parecendo uma turbina de avião, mesmo só mexendo na internet.

A solução que eu encontrei foi configurar o desempenho do processador pelas opções de energia do painel de controle, diminui de 100% para 99% e o barulho imediatamente cessou. O ruim é que em jogos não alcança o clock boost máximo mas ai é so trocar para "alto desempenho" nas opções de energia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...