Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte nova Corsair CX 650 estourando


Posts recomendados

Boa noite galera.

 

Preciso de uma ajuda para resolver um problema, de alguém que tenha mais experiência e conhecimento de elétrica do que eu, que sou um tanto leigo. Pesquisei na internet, mas não consegui chegar a uma conclusão clara de qual é a causa.

Vi que tem um tópico aqui no CdH com um problema similar, com outro modelo de fonte da mesma marca (Corsair), mas queria dar detalhes do problema que estou enfrentando.

 

Montei há duas semanas um PC novo, a partir de peças novas compradas na Kabum, com exceção da VGA, já usada. A configuração é a seguinte:
 

CPU: Ryzen 5 1600 AF

Memória: 16 GB (2x8GB) Crucial Ballistix Sport LT 2666 MHz

Mobo: Asus Prime B450M Gaming/BR

SSD: Crucial BX500 480GB

PSU: Corsair 650W 80 Plus Bronze CX650

Gabinete: Mid Tower Cooler Master K501L
VGA: Gigabyte Geforce GTX 980 G1

Para conectar o PC na rede elétrica, estou usando este filtro de linha, também comprado novo: https://m.kabum.com.br/produto/93486/filtro-de-linha-pw-com-prote-o-contra-surtos-6-tom-tripolar-bivolt-254-preto

Após montar o PC e ligar, tudo funcionando perfeitamente. Deixo o PC o tempo todo ligado no filtro de linha, ao qual também tem conectado um monitor (Asus você 239H) e o filtro de linha é conectado na tomada. Na primeira semana, sem problemas, embora o PC tenha ficado a semana toda praticamente recebendo energia mas sem uso, e o monitor foi utilizado diariamente.

Porém, na segunda semana, o PC, mesmo estando desligado (mas conectado na rede elétrica através do filtro, recebendo energia), produziu fortes estalos, como se fosse um estouro ou "cléc", tipo uma descarga elétrica de volume muito alto, em momentos e dias diferentes. Isso ocorreu umas 2 ou 3 vezes. Hoje, ocorreu o mesmo estalo novamente, tanto no momento que o PC foi ligado, quanto após cerca de uma hora de uso, fazendo o PC desligar e reiniciar sozinho. Por enquanto, sem nenhum dano em nenhuma outra peça ou componente. Não houve também qualquer fumaça saindo da fonte ou do gabinete, nem cheiro de queimado.

 

Não entendo muito de elétrica, mas desconfio de três possíveis causas destes fortes estalos e queria a opinião e ajuda de quem entende melhor:

1 - Fonte do PC

2 - Filtro de linha

3 - Rede elétrica

 

A fonte é de excelente qualidade, uma Corsair CX650. Mas mesmo assim, nenhum produto está isento de defeito, então entendo que pode ser uma possível causa, e se confirmada teria que acionar a garantia para fazer a troca.

 

O filtro de linha é bem barato e simples. Não sei se algum defeito nele pode vir a provocar de fato esse forte estalo. Mas como sou leigo, estou considerando como possível causa.
 

Por enquanto, estou mais desconfiado da rede elétrica. Moro em um apartamento alugado há 5 meses. Este apartamento vem apresentando problemas elétricos no chuveiro, que é daquele tipo que tem regulagem de temperatura, e não somente 3 modos (desligado-verão-inverno). Após certo tempo com o chuveiro ligado, o disjuntor desarma. As vezes ocorre de num banho de 10-15 minutos, o disjuntor desarmar até duas vezes, as vezes não desarma. Desconfio que possa estar ocorrendo um curto circuito, pois não tomo banho com a temperatura tão alta, então não deveria estar usando tanto a potência, demandando alta corrente e sobrecarregando a rede elétrica.

Mas também tenho um outro PC, já mais antigo, no qual também uso um outro filtro de linha simples para conectar à rede elétrica, e nunca tive problema nenhum usando no apartamento onde moro. Uso ele no mesmo comodo do PC com o problema, mas em uma tomada diferente em relação ao PC novo que apresenta o problema. Estou pensando em testar o PC e filtro novos nesta outra tomada, para tentar identificar se a causa é a rede elétrica, eliminando ou confirmando essa hipótese.

Variações de tensão, curto circuito ou algum outro problema na rede elétrica poderiam causar esse forte estalo?

 

Antes de montar esse PC, utilizei por cerca de 2 meses o monitor mencionado acima conectado diretamente na tomada suspeita, e não ocorreu nenhum problema do monitor desligar sozinho ou fazer qualquer barulho anormal.

Enfim, qualquer ajuda que puderem me dar no sentido de esclarecer o que é esse forte estalo, e principalmente qual as possíveis causas e que outros testes posso fazer para identificar a causa e solucionar o problema, são muito bem-vindos e fico muito agradecido.

Desculpem pelo post longo, mas quis fornecer o maior número de informações para ficar claro para quem for contribuir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, aconteceu isso comigo hoje a tarde, não sei o que pode ter acontecido com a fonte. Recomendo que você envie uma mensagem ao RMA da Corsair como eu fiz. Acredito que você tenha comprado a fonte na Kabum, onde foi o mesmo lugar que peguei, pode ser que seja defeito de um lote inteiro. O meu aconteceu exatamente a mesma coisa que o que aconteceu com você, deu um estalo super alto semelhante a barulho de tiro, o PC reiniciou e voltou a funcionar normalmente como se nada houvesse acontecido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Em 08/06/2020 às 22:53, leandroperes disse:

Olá, tive o mesmo problema.

 

Fiz a troca do cabo de energia (o meu era antigo) e aparentemente sanou o problema.

Estou fazendo um teste deixando mais tempo ligado... caso não resolva edito o post.

 

Já fizeram o teste com outro cabo?

 

Fonte comprada na Kabum.

Estou usando o cabo que veio na fonte, diga-se original, mas acho que não é este o problema é da fonte mesmo.pois tem muita gente com o mesmo problema.

adicionado 2 minutos depois

Comprei a minha na kabum recentemente, tem 6 dias hj, já abrir chamado lá. Pois ainda estou no direito de troca pela internet que são 7 dias. Qual marca recomendam? não vou usar mais corsair. Evga ou cooler master?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Estou passando por esse mesmo problema com essa fonte CX 650 acreditei que poderia ser algo gerado pela placa-mãe, por já ter sido reparada. Mas montei um PC novo trocando a placa-mãe, Memória e Processador.
Ultima vez que usei tem 2 dias. e deixei a fonte sem o cabo de força e liguei agora pouco e tava usando e deu um estouro e reiniciou.
Agora não sei se é um problema na instalação elétrica ou se é a própria fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...