Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Lote defeituoso? Tópico investigativo: fontes Corsair CX e TX estourando


Ir à solução Resolvido por KairanD,

Posts recomendados

  • Coordenador

ATUALIZAÇÃO

 

Conforme relatos dos usuários, as fontes Corsair CX 550, CX 650, CX 750, e talvez TX 550 e TX 650 parecem estar envolvidas. Trata-se muito provavelmente de um lote defeituoso, sendo comum a numeração "XXXX48XX". A maioria das fontes é proveniente das lojas KaBuM!, Pichau e Terabyte. Não há relatos apontando para problemas na CX 450. A série CV e a série VS não estão envolvidas.

 

Se sua fonte pertence a esse lote e você teve problemas, entre em contato com a loja ou a Corsair para efetuar o procedimento de RMA. Eles estão efetuando as trocas normalmente. As fontes não são ruins, pelo contrário: são bons produtos, com desempenho honesto ou acima da média do segmento. Trata-se de fato infortúnio, que poderia ter ocorrido com qualquer empresa e com qualquer loja.

 

Links para suporte:

 

Olá, pessoal,

recentemente apareceram, aqui no Fórum, vários relatos de fontes Corsair CX estourando. Criei este tópico para manter um controle do problema, já que esses modelos são muito recomendados e populares. Eis alguns casos:

 

 

 

 

 

 

 

 

Vamos investigando. Essa quantidade de relatos recentes - há outros, que irei adicionar posteriormente - indica que alguns lotes podem estar com defeito. Melhor termos cautela ao indicar esses produtos de agora em diante! São bons produtos, mas podem estar com problemas.

  • Curtir 22
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Caio Ferreira Penso o mesmo,o estranho é que a CX não é uma linha nova,estranho dar problemas só agora (pelo menos relatado).

Mas porque o pessoal tem pé atrás com a VS eu não sei, é uma linha de entrada,mas possui todas as proteções e características de uma fonte de qualidade (PFC ativo, eficiência 80%+,componentes de proteção).Mas os casos das CX's estarem estourando é curioso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Frib 004 eu tinha um pé atrás com a VS porque todas as fontes com defeito que vi da Corsair eram dessa linha. não sei também se foi um azar de lote ou se melhoraram o projeto, mas do ano passado pra cá confesso que não vi mais gente se queixando dessa fonte nos grupos de venda/troca. desse modo, passei a recomendar também as fontes dessa linha VS/CV além da CX.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Caio Ferreira Meu PC mal chega a 100W,mas tenho uma VS400 há 8 meses e é ótima,não esquenta,é silenciosa,comprei ela pra substituir uma genérica que eu usava.A linha VS foi remodelada em 2016 se não me engano,mas pode ser azar das pessoas que compraram e deram defeito.

Quanto à CX pode ser o que o @KairanD disse,lotes defeituosos ou uma coincidência daquelas.

adicionado 0 minutos depois
3 minutos atrás, Caio Ferreira disse:

CV

 A CV é uma linha nova,evito recomendar pois não vi nenhum teste dela,apesar de achar difícil que a Corsair vá lançar produtos ruins,mas só recomendo um produto com testes.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, Frib 004 disse:

Mas porque o pessoal tem pé atrás com a VS eu não sei, é uma linha de entrada,mas possui todas as proteções e características de uma fonte de qualidade (PFC ativo, eficiência 80%+,componentes de proteção).

 

exatamente.. a unica coisa q difere sao os componentes responsaveis pela classificacao entre white e bronze, ou seja, no tocante a eficiencia e nao a qualidade das mesmas

 

pra mim, excelentes fontes.. tive um pc com uma vs400, atualmente uso uma vs550 e nada a reclamar.. se tem uma fonte q eu recomendo sao essas vs, pelo menos numa faixa de preco mais adequada

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
23 minutos atrás, rodrigo.dcvieira disse:

exatamente.. a unica coisa q difere sao os componentes responsaveis pela classificacao entre white e bronze, ou seja, no tocante a eficiencia e nao a qualidade das mesmas

Conforme já mencionei em outro tópico, o que difere é basicamente tudo. Não faz sentido dizer que uma fonte com regulação DC-DC (linha CX) e outra que utiliza tensão agrupada (linha VS) são a mesma coisa, que o que diferencia é apenas a eficiência. Mosfets mais simples, capacitores mais simples e por aí vai. O projeto é diferente e os componentes são outros. Isso interfere não apenas na eficiência, mas também no comportamento e, sim, também na qualidade e na durabilidade (a própria diferença no prazo de garantia deixa isso evidente). Até a capacidade de entrega de potência é diferente (vide distribuição de potência entre as linhas).

 

A VS é ruim? Não. É uma fonte honesta e tem o que é necessário. Mas dizer que não há diferença na qualidade dos componentes é errado. Há diferença e é muita. Basta analisar internamente (até o fan da VS é mais simples):

Se a diferença fosse apenas a eficiência, dificilmente faria sentido recomendar fontes de categoria superior. Não é pela diferença na eficiência que recomendamos, mas sim pela diferença em todo o resto. De qualquer forma, isso é discussão para outro tópico.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, venho reiterar o tópico que aconteceu comigo também. Comprei uma CX650 recentemente na Kabum e a mesma fez um barulho de traque/estampido/estalo muito alto parecido com tiro, após o estalo o computador reinicia normalmente e funciona como se não tivesse acontecido nada. Enviei mensagem ao RMA, por que sempre utilizei fontes CX da Corsair e nunca tive problemas, e agora estou tendo. Meu filtro de Linha é Clamper como a maioria do pessoal aqui do fórum utiliza.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Marco Tada Eu sinceramente parei de indicar todas essas fontes de entrada/intermediárias da Corsair... Até que isso seja resolvido, não tem como confiar.

 

A CX eu já quase nem indicava mesmo, tendo em vista que o modelo de 450W tem apenas um conector para placas de vídeo (o que é uma bela de uma limitação) e o modelo de 550W está com preço mega inflacionado.

  • Curtir 1
  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Marco Tada É a crise kkkkkk.

Mas falando sério:espero que a Corsair não entre em decadência em seus produtos,pois é uma das poucas empresas que dá pra se recomendar de olhos fechados,acredito que seja apenas lotes defeituosos,daqui algumas semanas tudo se normaliza,assim eu espero...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais um com o mesmo problema... Fonte Corsair CX650 80 Plus Bronze. Sou publicitário e trabalho com produção audiovisual. Decidi sair da Apple e voltar a um desktop, então comprei as peças na Kabum e montei o PC:

 

AMD Ryzen 5 2600 3.4GHZ

AMD Radeon RX5500 XT 8GB OC

Memória ADATA XPG SPECTRIX D41 8GB (2x)

 

Tinha parado de usar a máquina (uso casual) e tinha me deitado, 5 minutos depois eu escutei um barulho bem alto e um clarão vindo da parte inferior da fonte. Imediatamente meu PC reiniciou e bipou normal, porém minha reação foi retirá-lo da tomada. Abri o gabinete e não havia sinal de danos nem cheiro de queimado. O máquina tem apenas 5 dias de uso, e está ligado em um filtro. Acionei o RMA da Corsair porque de nada adianta entrar em contato com a Kabum, pois se isso for problema de lote, eu prefiro que vá pra fabricante ao invés de ir pra loja, onde provavelmente vão me retornar uma outra fonte do mesmo modelo com o mesmo problema. Aguardando resposta da Corsair... 

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Renanol1911 @Pedro Henrique Cercato Por favor nos contem como foi o processo de RMA. :)

 

Em 09/06/2020 às 16:31, Felipecfk disse:

Por ser uma linha popular e produzir em massa, cedo ou tarde vai começar a dar erros. Duvido que eles testem tudo, daí acontece isso.

Pois é... Mas é duro. Lotes inteiros com um vício específico. Importante lembrar também que a Corsair não é fabricante, tendo em vista que ela só coloca a marca (e participa do projeto em diversos modelos). Pode haver uma falha no controle de qualidade (pois, para cada lote, algumas unidades devem ser escolhidas como amostras para a realização de testes). Resta saber se a falha no controle foi da fabricante ou da Corsair (ou ambas).

 

A CX 450 foi fabricada em duas versões, por dois fabricantes diferentes: Great Wall e CWT.

 

Em 09/06/2020 às 16:31, Felipecfk disse:

O jeito é achar uma marca em ascenção huehuehue

Temos um bocado:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD sem resposta do RMA até agora. To pensando em colocar a fonte pra funcionar isoladamente pra ver se volta a apresentar o problema. Não sou entendido do assunto, mas não parece ter muito sentido. Talvez algum inseto ou algum tipo de descarga por contato com o gabinete? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD Fiz o envio do ticket ao RMA da corsair, que me respondeu falando que eles não são responsáveis pela garantia do produto que tem garantia junto com a loja Kabum de 12 meses. Então fui obrigado a criar um ticket na Kabum e enviei apenas as fotos da caixa da fonte, por que na kabum eles querem que tire fotos do produto e eu não irei tirar por que apesar de ter dado o problema do estalo estou utilizando o computador para trabalho e não tem como ficar montando e desmontando por qualquer coisa. Agora é sentar e esperar, isso se ainda eu conseguir alguma resposta da Kabum sobre o defeito do produto. O pior é que só vejo reclamações do RMA da Kabum, estou quase aceitando a situação e pensando em comprar uma XPG modular. Corsair nunca mais.

  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renanol1911 a minha tá aqui funcionando isolada, até agora não fez nada. O RMA ainda não me respondeu, mas tendo em vista a sua resposta, não espero muita coisa da minha... é muito chato essa situação porque preciso da máquina pra trabalho 

 

edit: tá rodando a mais de 2 horas sem apresentar problema algum, ligado direto na tomada. Meu filtro de linha é um bem genérico da marca Qualitronix e eu uso um “aterramento eletrônico” no cabo desse filtro de linha... Devo ligar no PC?

image.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
Em 11/06/2020 às 12:48, Pedro Henrique Cercato disse:

Não sou entendido do assunto, mas não parece ter muito sentido. Talvez algum inseto ou algum tipo de descarga por contato com o gabinete? 

Muitas coisas poderiam provocar esse comportamento. Pode ser algum curto provocado por solda mal feita ou isolamento ruim, por exemplo... É realmente difícil dizer sem avaliar a unidade. Mas, considerando o grande número de reclamações que surgiram ultimamente e o recall de outra linha, como o @Marco Tada mencionou, é quase certo que há lotes defeituosos.

 

Em 11/06/2020 às 13:54, Renanol1911 disse:

Fiz o envio do ticket ao RMA da corsair, que me respondeu falando que eles não são responsáveis pela garantia do produto que tem garantia junto com a loja Kabum de 12 meses.

O princípio da responsabilidade solidária, definido no Código de Defesa do Consumidor (CDC), estabelece que a loja, o fornecedor e o fabricante são solidariamente responsáveis pelo produto vendido. Ou seja, a Corsair, a KabuM! e o fornecedor da KabuM!. E são 5 anos (prevalece o maior valor prometido). Se o material informativo da Corsair não informar ainda que se tratam de 3 meses de garantia legal + 4 anos e 9 meses de garantia estendida, então na realidade vão ser 5 anos (garantia prometida) e 3 meses (garantia legal).

 

Lei nº 8.078:

  • Art. 3°: "Fornecedor é toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados, que desenvolvem atividade de produção, montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços.";
  • Art 18: "Os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade, com a indicações constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou mensagem publicitária, respeitadas as variações decorrentes de sua natureza, podendo o consumidor exigir a substituição das partes viciadas".

 

Ou seja: em caso de defeito em produtos de consumo duráveis ou não duráveis, o fornecedor responde solidariamente com o fabricante pelo defeito do produto adquirido pelo consumidor.

 

Em 11/06/2020 às 14:00, Pedro Henrique Cercato disse:

edit: tá rodando a mais de 2 horas sem apresentar problema algum, ligado direto na tomada. Meu filtro de linha é um bem genérico da marca Qualitronix e eu uso um “aterramento eletrônico” no cabo desse filtro de linha... Devo ligar no PC?

Seu filtro de linha provavelmente não protege nada... E que "aterramento eletrônico no cabo" seria esse?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Pedro Henrique Cercato Não use esse "aterramento eletrônico". Descarte isso. Procure comprar um bom filtro de linha com DPS, como os modelos da Clamper. Mas você pode perfeitamente ligar a fonte diretamente na tomada (ou no filtro de linha meia boca mesmo) enquanto isso.

 

Jamais use "aterramento eletrônico", módulo isolador estabilizado, estabilizador ou no-break vagabundo do tipo off-line ou de linha interativa (short-break com onda retangular e estabilizador integrado, o que corresponde a todos os no-breaks "baratos", abaixo de R$ 1.000,00).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu nunca recomendei tanto a linha CX da corsair sempre que ia recomendar uma dessa linha era ou a CX550 ou CX650 mas parece que todas elas estão com problemas, ainda bem que peguei uma PCYes ao invés de uma corsair nessa época.

Agora só recomendo superflower EVGA (algumas) e PCYes, até a corsair resolver isso ai

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...