Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Lote defeituoso? Tópico investigativo: fontes Corsair CX e TX estourando


Ir à solução Resolvido por KairanD,

Posts recomendados

  • Membro VIP
2 horas atrás, Shaman93 disse:

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/institucional/politicas.cgi

Ou seja, dá a entender que só não pagam o frete se a garantia for negada.

É isso aí mesmo, o CDC dá o direito de troca/reparo sem custos de qualquer natureza, desde que esteja dentro da garantia. Abraços.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
16 minutos atrás, juliowelte disse:

@mick 07 No meu ver, acho melhor esperar o Recall. Tenham FÉ. Inocentes confiamos na Garantia de 100% de qualquer Produto...

Esse tópico possui 5 páginas de postagens, e sendo muito sincero, li apenas o post que o @Shaman93 me marcou, não sei o desenrolar desse assunto. Entretanto, em se comprovando vício oculto, o que me parece ser o caso desse tópico, o prazo de reclamação começa a correr a partir do dia que o consumidor detecta o defeito e não da entrega, é bom ficar atento a isso, porque nesse caso o produto ainda está na garantia.

adicionado 3 minutos depois
2 horas atrás, StrongLion disse:

@Shaman93 Pois é cara, acho que mudou mesmo. Sobre o que tá escrito nos termos que você mencionou e pelo que eu tinha entendido antes, o custo da gente enviar para eles o produto é totalmente nosso e pronto. Se acharem defeito, nos enviam um novo ou consertado e o custo de frete é deles. Se não acharem defeito nenhum, nos enviam o mesmo produto de volta e o custo é todo nosso. É muita sacanagem. Espero que dê tudo certo, porque senão já era compra na Kabum.

Normalmente algumas empresas não cobram o frete de envio pro RMA, mas não sendo constatado defeito, o frete de retorno é do consumidor. Algumas também não pagam o frete, mas se o defeito for constatado, fazem o reembolso pro consumidor. Tem que ver como cada uma atua. E o que escrevi mais acima serve pro seu caso, sendo comprovado vício oculto, tem 90 dias de garantia a partir do momento que você detectou esse defeito, independente da data de compra/entrega, e a troca é sem custo algum, mesmo que de frete.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, mick 07 disse:

Esse tópico possui 5 páginas de postagens, e sendo muito sincero, li apenas o post que o @Shaman93 me marcou, não sei o desenrolar desse assunto. Entretanto, em se comprovando vício oculto, o que me parece ser o caso desse tópico, o prazo de reclamação começa a correr a partir do dia que o consumidor detecta o defeito e não da entrega, é bom ficar atento a isso, porque nesse caso o produto ainda está na garantia.

adicionado 3 minutos depois

Normalmente algumas empresas não cobram o frete de envio pro RMA, mas não sendo constatado defeito, o frete de retorno é do consumidor. Algumas também não pagam o frete, mas se o defeito for constatado, fazem o reembolso pro consumidor. Tem que ver como cada uma atua. E o que escrevi mais acima serve pro seu caso, sendo comprovado vício oculto, tem 90 dias de garantia a partir do momento que você detectou esse defeito, independente da data de compra/entrega, e a troca é sem custo algum, mesmo que de frete.

http://www.tjrj.jus.br/c/document_library/get_file?uuid=1296b43c-e9fd-4905-9632-a6da3616d852&groupId=10136

adicionado 4 minutos depois

Vício oculto

 

Doutrina CLÁUDIA LIMA MARQUES: “se o vício é oculto,
porque se manifesta somente com o uso, experimentação do produto ou porque se evidenciará muito tempo após a tradição, o limite temporal da garantia legal está em aberto, seu termo inicial, segundo o § 3º do art. 26 é a descoberta do vício. Somente a partir da descoberta do vício (talvez meses ou anos após o contrato) é que passarão a correr os 30 ou 90 dias. 

Será, então, a nova garantia eterna? Não, os bens de consumo possuemuma durabilidade determinada. É a chamada vida útil do produto. Se se trata de videocassete, sua vida útil seria de 8 anos  aproximadamente
(omissis)”.21
Seguindo na mesma direção, ANTÔNIO HERMAN BENJAMIM,
conclui que, “diante de um vício oculto, qualquer juiz vai sempre atuar
casuisticamente. Aliás, como faz em outros sistemas legislativos. A vida útil
do produto ou serviço será um dado relevante na apreciação da
garantia”.22
Já SERGIO CAVALIERI FILHO assim doutrina: “em princípio,
quanto mais distante estiver o produto ou serviço do final da sua via útil,
maior será a possibilidade de se tratar de um vício de qualidade. Se o bem
é novo ou recém-adquirido, pode-se, até, falar em presunção relativa da
anterioridade do vício. Em resumo: quando o bem for novo, haverá uma
presunção relativa de que o vício é de origem, podendo o ônus da prova
ser invertido pelo juiz; quando o bem não for novo, deve-se atentar para a
vida útil do produto ou serviço, e a prova da anterioridade do vício deve
ser feita mediante perícia”. 23

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já mandei a minha (nesta quinta feira) para o RMA da KaBuM.

 

O FocaSP tinha me dito que se fosse algum problema com o lote eles teriam noticiado, mas vendo agora a foto de todo mundo, tá difícil acreditar que não seja algo do lote.

 

De qualquer modo, se a KaBuM não efetuar a troca vou reabrir o meu ticket no suporte da corsair.

 

Em baixo da imagem vou deixar linkado também um post com alguns outros usuários tendo o mesmo problema, não sei se eles chegaram a ver este tópico.

 

Jdeyh4z.jpg

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Boa noite, pessoal! Peço que por favor continuem a discussão com base em três considerações:

  1. Por favor evitem desviar o assunto do tópico envolvendo outros produtos. O objetivo é acompanhar apenas o caso dessas fontes (CX) em específico;
  2. Embora promovamos uma área de debate aos nossos usuários, não podemos servir de meio de suporte a terceiros. Por isso, procedimentos de RMA devem ser realizados somente e diretamente por canais oficiais da própria Corsair;
  3. Para a segurança de nossos usuários, posts que contenham informações pessoais e específicas sobre o processo de RMA (como protocolos de atendimento) serão editados ou excluídos. Por favor, não forneçam essas informações publicamente ou a terceiros.

Obrigado pela compreensão.

 

P.S.: este tópico agora está listado junto com os demais tópicos em destaque.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom amigos, apesar de ser deste fórum há 16 anos, é muito raro postar aqui.
 

As fontes CX, em especial as suas últimas atualizações (pela Great Wall e Channel Well), tem projetos decentes e construção adequada para sua relação de custo.


Também apresentam um prazo de garantia bastante razoável (implantei a garantia da Corsair em 2011, acredito ter deixado um bom legado com ela, mas saí da empresa há 3 anos e não sei como estão agora).

Esses modelos, são importados "aos milhares", portanto se um índice normal de defeitos (vamos "exemplificar", para fontes de alimentação, 1%, 2% ou até 3% no meio de 20 mil unidades no Brasil dos modelos CX, quantidade e porcentagem razoável), teremos 200, 400 ou até 600 fontes com defeito, mesmo sem haver nada de anormal em relação à quantidade de produtos com defeito no mercado.

 

Acontece que a explosão de uma fonte impacta muito mais que uma simples falha (não ligar, queimar "sem barulho" ou mesmo não fornecer energia de forma adequada), o que se propaga com muito mais força nas mídias sociais e fóruns.
É claro que mediante tantos relatos, é preocupante, pois nenhum de nós quer estar no meio desses "porcentos" de explosão.

 

Para a empresa, ou qualquer tipo de investigação, é importante saber os "lotes", ou seja, identificar o(s) Part Number(s) e Números de Série (S/N) dessas unidades, bem como a sua procedência, para tentar rastrear o problema.
O eventual relato de outra série para recall não tem ligação direta, mas sim o reconhecimento de que um erro de fabricação foi cometido e por isso o aviso para correção.

 

Atesto que já fui para 2 laboratórios da Allion Labs, onde vocês podem ver nos vídeos abaixo, com a presença do Aris (Tom's Hardware, TechPowerUp, Cybenetics) e Jon (Jonnyguru) esses mesmos modelos sendo testados em todas as suas qualidades:

 

 

Acreditem, esse local é uma parte muito pequena do laboratório, onde são realizados os testes da Corsair.

Trata-se de um dos mais importantes e rigorosos laboratórios do mundo, com várias sedes, portanto não é um problema de projeto, mas de fabricação (Great Wall ou CWT).


Não se tira o respeito e qualidade de uma marca por isso, pois é passível de acontecer.


Mas apenas se o seu sistema de suporte e garantia não honrar o problema causado, apenas à sua unidade ou até mesmo para eventuais terceiros componentes que tenha danificado.

 

Nossos testes no modelo CX550W estão publicados aqui:
https://bit.ly/3i2eahr

 

Temos uma unidade do modelo CX650, com Nota Fiscal e lacrado, mas não estamos trabalhando com os testes e certificações de fontes para o público, mas apenas ajudando dois fabricantes a desenvolver novos modelos para o mercado (testes privados).

 

Para finalizar, se alguém conseguir algum desses modelos para o TecLab verificar, possivelmente podemos identificar de onde vem o problema e até ajudar com isso, mas não temos nenhum modelo testado que explodiu.

 

Espero ter ajudado.

  • Curtir 5
  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Passei 10 anos usando uma fonte bomba (SF-650P28N, https://www.clubedohardware.com.br/artigos/energia/teste-da-fonte-de-alimentação-extream-fex-65t28-de-650-w-r35135/ ) sem problemas no meu PC e quando decido trocar por uma q ia ser boa, começa a acontecer problemas com a marca. Comprei a minha CX750 na Kabum no inicio desse mês (junho/2020) e ainda não tive absolutamente nenhum problema. Ouvi micro estalos nos primeiros dias mas já parou sem dar nenhuma alteração no PC. Confesso q estou com medo pois ela parece q é pertencente à esse lote defeituoso. Meu sistema nem usa 50% da potencia da fonte e é ligado a um nobreak da APC de 1500VA micro processado. Comprei essa fonte com o intuito de fazer um upgrade na minha placa de vídeo no final do ano, mas agora nem sei se ela chega até lá...

Meu sistema:

SSD M.2 Gigabyte 512gb
placa-mãe Gigabyte B360M Gaming HD
Intel Core I7 8700K Refrigerado por um H80i v2 (que voltou da garantia da Corsair porque o primeiro falhou a bomba)
2x 8gb DDR4 2,666mhz
Geforce GTX 1060 6gb
3 HD`s e um drive de DVD-RW (nem sei pra que...)

 

O numero do lote seriam os 8 primeiros dígitos do S/N?

 

Postei só pra constar e se acontecer algo vou relatar aqui.

1683885790_DSC_0002-Copia.thumb.JPG.b0bbf1d402c563109b81161f0db8b223.JPG1107066177_DSC_0006-Copia-Copia.thumb.JPG.2d1409a877cf81b4535e6bb76dd8a5c1.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Hieauw disse:

é ligado a um nobreak da APC de 1500VA micro processado

Esse nobreak é online/senoidal puro? Nobreaks baratos (e "barato" é abaixo de uns R$ ~1500) em geral são como um estabilizador com bateria interna. Detonam com a fonte e não devem ser usados pelos mesmos motivos que os estabilizadores, podendo até invalidar a garantia. Algum material de referência:
image.png.95e7d5b0bdc1b43ac1ec0ef803ebdf83.png
 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Santo deus... Eu ia comprar essa mesmissima fonte(cx 550) por 80 pila a mais que comprei a minha PCYES 600w spark v2 nesse período ai que surgiu essas primeiras reclamações. Inclusive fiz um tópico aqui pedindo recomendação de fontes e me recomendaram fortemente essa cx 550.. Nunca agradeci tanto não ter esses 80 pila a mais na época. To rodando minha rx 580 8gb + ryzen 5 2600 com gabinete cheio de led tudo overclockado e a fonte não da um piu.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, vim relatar que sou a mais nova vitima de estouro dessas fonte, vou contar logo abaixo

Comprei a fonte a poucos dias na Kabum modelo CX 650 CP-9020122-BR  liguei ela no meu pc quinta feira dia 25/06/2020, no dia 27/06/2020 as 14:30h o pc estava ligado sem uso apenas ligado na area de trabalho, daí do nada um estouro forte, como um barulho de um 'tiro', o pc reinicia e continua funcionar normalmente, verifiquei a tomada e tá tudo perfeito sem problema na rede eletrica. Hoje no dia 28/06/2020 deu o mesmo ESTOURO. mas detalhe o pc tava desligado, apenas na tomada mas DESLIGADO. tirei todos os cabos de energia verifiquei se tinha algum cheiro de queimado ou fumaça mas não tinha nada, verifiquei a tensão da tomada no multímetro e tambem normal, depois liguei os cabos da fonte e tentei ligar novamente, e deu outro ESTOURO FORTE, mas pc ligou normalmente. Nao faço ideia do que seja mas o problema com certeza é na fonte. Eu usava antes disso uma outra fonte Corsair e não apresentava isso, usei por mais de 6 anos e nunca apresentou isso, e essa menos de 4 dias uma fonte nova e mais forte do que a anterior e está assim como descrevi

 

 

IMG_20200628_131116.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ronaldo Buassali Entao Ronaldo, tivi o mesmo problema relatado no forum pelo pessoal, comprei a fonte Corsair CX 650 usei apenas por 2 dias no terceiro deu um estouro muito forte, 3 vezes e esta funcionando no pc ,, estou usando ela ainda por nao ter outra pra substituir,, faça um video e poste no seu canal falando sobre isso já ajudaria muita gente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, pessoal

Fiz uma conta no fórum pra adicionar meu caso e acompanhar esse tópico. Também comprei uma CX650 do mesmo lote (...910XXX) na Kabum que explodiu a mais de um mês atrás, com dois dias de uso. Comprei tudo novo, exceto gabinete e ainda mal usei o pc novo devido a esse problema. Na primeira explosão o pc estava desligado, na segunda eu estava usando. Depois disso não liguei mais pra evitar danificar outra coisa.

 

1 hora atrás, gesniper disse:

Comprei a fonte a poucos dias na Kabum modelo CX 650 CP-9020122-BR  liguei ela no meu pc quinta feira dia 25/06/2020, no dia 27/06/2020 as 14:30h o pc estava ligado sem uso apenas ligado na area de trabalho, daí do nada um estouro forte, como um barulho de um 'tiro', o pc reinicia e continua funcionar normalmente, verifiquei a tomada e tá tudo perfeito sem problema na rede eletrica...

 

Absurdo a Kabum continuar vendendo essas bombas, esse tópico foi criado no dia 6 e desde então já há várias reclamações no Reclame Aqui de pessoas na mesma situação alertando que esse problema deve ser no lote.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Frokjor disse:

Olá, pessoal

Fiz uma conta no fórum pra adicionar meu caso e acompanhar esse tópico. Também comprei uma CX650 do mesmo lote (...910XXX) na Kabum que explodiu a mais de um mês atrás, com dois dias de uso. Comprei tudo novo, exceto gabinete e ainda mal usei o pc novo devido a esse problema. Na primeira explosão o pc estava desligado, na segunda eu estava usando. Depois disso não liguei mais pra evitar danificar outra coisa.

 

 

Absurdo a Kabum continuar vendendo essas bombas, esse tópico foi criado no dia 6 e desde então já há várias reclamações no Reclame Aqui de pessoas na mesma situação alertando que esse problema deve ser no lote.

pois é amigo, quero ver como vai ser o RMA? a minha como disse usei por 2 dias, chegou pra mim quinta feira passada, pior de tudo é ficar sem pc ate que se resolva isso, espero tb nao pagar frete nenhum pois ainda estou no direito de devolver nos 7 dias,, paguei 104 reais no frete via Sedex, e nao tenho condições de bancar um frete desses no momento, mesmo assim com todos esses problemas ainda acredito e confio na marca CORSAIR, agora vamos ver como ela quando e como ela vai se pronunciar sobre o problema.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só para divulgar um vídeo que achei no youtube sobre uma fonte CX 550.

NÃO SEI se esse vídeo já foi postado aqui pois são 6 paginas e é trabalho procurar, mas de qualquer forma, se já foi postado, ignorem. Esse vídeo foi upado no youtube no dia 18 de Junho!
Achei interessante postar pois pode ajudar a identificar de onde veio os estalos e também pode ajudar a galera a dizer se o seu problema foi algo muito parecido com o vídeo, ou se foi completamente diferente, mostrando que talvez esse problema do vídeo seja algo isolado.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...