Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Esta configuração será suficiente ?


Posts recomendados

Boa noite, gostaria de pedir um auxílio com respeito a escolha das componentes corretas para a montagem do meu PC. Peço desculpas caso eu fale algo que não faz sentido ou algo do gênero, pois confesso ser bastante leigo com a respeito a montagem de PC's, desktops, não sei muito a respeito de compatibilidade e que componentes podem ser razoáveis. Pois bem, estou interessado em montar um PC que seja para o uso diário comum e que também me possibilite jogar jogos leves, como por exemplo MU, então um processador com uma boa placa integrada já me parece suficiente, porém gostaria de montar uma configuração que me possibilitasse no futuro, caso eu queira, fazer um upgrade para por exemplo uma placa dedicada GTX 1050 ou 1650 (alterando apenas o processador caso seja necessário e então mantendo o restante das componentes), apesar de o principal objetivo ser apenas um PC para uso diário e que rode MU e jogos do gênero. Tomando como base os sites de montagem que tenho visto como terabyte e pichau, a configuração que tenho em mente é a seguinte:

  • Processador AMD Ryzen 3 3200G 3.6GHz
  • placa-mãe Asus Prime B450M Gaming/BR, Chipset B450, AMD AM4, mATX, DDR4
  • Memória DDR4 Corsair Vengeance LPX, 8GB 3000MHz, CMK8GX4M1D3000C16
  • SSD Sandisk Plus, 480GB, Sata III, Leitura: 535MBs e Gravação: 445MBs, SDSSDA-480G-G26
  • Fonte Cougar VTC500 500W, 80 Plus White, PFC Ativo, 31VC050006P01

Poderiam me dizer se há algum problema de compatibilidade ? Gostaria de saber também se há a necessidade de mais coolers além do que vem junto ao processador, se sim quantos mais ? Agradeço muito qualquer ajuda !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De antemão, recomendo você usar as memórias em dual channel (2x4GB;2x8GB), mesmo que com a memória tendo uma frequência (Hz) menor em virtude do orçamento, ainda vai haver uma melhora *muito* considerável em todo o sistema, pois se tratando de uma APU que, não vai ter uma placa de vídeo e memória dedicada,vai acarretar em necessitar mais da RAM para os dois componentes CPU/iGPU, em jogos mais pesados o iGPU pode usar a RAM como VRAM. Assim o dual channel (que em teoria, dobra a largura de banda) é muito mais efetivo para melhorar a comunicação do sistema.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa configuração para o uso que você esta querendo utilizar esta ideal, com relação aos coolers procura ter um que jogue o ar frio para dentro , e outro que retire o ar quente.

E futuramente pode colocar uma GTX 1050 que o seu processador vai suportar, porém passando disso o ideal e a troca do processador, pois existe uma limitação nesses processadores com gráficos integrado quando em conjunto com placas de videos com configurações mais robustas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, blank disse:

De antemão, recomendo você usar as memórias em dual channel (2x4GB;2x8GB), mesmo que com a memória tendo uma frequência (Hz) menor em virtude do orçamento, ainda vai haver uma melhora *muito* considerável em todo o sistema, pois se tratando de uma APU que, não vai ter uma placa de vídeo e memória dedicada,vai acarretar em necessitar mais da RAM para os dois componentes CPU/iGPU, em jogos mais pesados o iGPU pode usar a RAM como VRAM. Assim o dual channel (que em teoria, dobra a largura de banda) é muito mais efetivo para melhorar a comunicação do sistema.

Entendi blank, muito obrigado por responder. Eu estava pensando em inicialmente colocar um único pente de 8, para no futuro se necessário fazer o dual channel com 2x8, ao invés de apenas 2x4, mas mesmo assim você acha interessante já começar com 2x4 mesmo ? Uma outra dúvida, essa placa-mãe tem 4 slots de ram mesmo, né ?

adicionado 4 minutos depois
10 horas atrás, João Gustavo Silva Lopes disse:

Essa configuração para o uso que você esta querendo utilizar esta ideal, com relação aos coolers procura ter um que jogue o ar frio para dentro , e outro que retire o ar quente.

E futuramente pode colocar uma GTX 1050 que o seu processador vai suportar, porém passando disso o ideal e a troca do processador, pois existe uma limitação nesses processadores com gráficos integrado quando em conjunto com placas de videos com configurações mais robustas.

Entendi João, confesso que n sabia que esse processador aguentaria uma GTX 1050. Quanto aos cooler, então além do que vem com o processador você acha interessante eu colocar pelo menos mais dois para auxiliar a circulação de ar, certo ? Dois ou três então são suficientes ? Uma outra questão, poderia ser esses coolers mais acessíveis na faixa de 40 reais/cada ou eles são muito frágeis e não compensam ? Recomenda alguma marca, algum com bom custo x benefício para essa configuração (Que seja acessível por favor rsrs) ? Muito obrigado pela atenção !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, João Gustavo Silva Lopes disse:

Essa configuração para o uso que você esta querendo utilizar esta ideal, com relação aos coolers procura ter um que jogue o ar frio para dentro , e outro que retire o ar quente.

E futuramente pode colocar uma GTX 1050 que o seu processador vai suportar, porém passando disso o ideal e a troca do processador, pois existe uma limitação nesses processadores com gráficos integrado quando em conjunto com placas de videos com configurações mais robustas.

Exato, e já que você está adquirindo uma B450M Gaming você pode comprar um Ryzen 5 3600 com uma RX 580 de 8gb que o desempenho é muito bom, ja vi diversos benchmarks tanto em jogos quanto em renderização e ele tem um desempenho muito bom mesmo (sim eu sou fã dessa configuração, como adivinhou?) É que em outras 2 postagens eu sugeri a mesma configuração, ela é realmente boa, e essa é exatamente a placa-mãe que eu sugiro também hauehauha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, KuryKat disse:

Exato, e já que você está adquirindo uma B450M Gaming você pode comprar um Ryzen 5 3600 com uma RX 580 de 8gb que o desempenho é muito bom, ja vi diversos benchmarks tanto em jogos quanto em renderização e ele tem um desempenho muito bom mesmo (sim eu sou fã dessa configuração, como adivinhou?) É que em outras 2 postagens eu sugeri a mesma configuração, ela é realmente boa, e essa é exatamente a placa-mãe que eu sugiro também hauehauha

Entendi KuryKat, o problema pra mim é a questão de orçamento e estou querendo montar algo apenas para suprir minha necessidade mesmo, costumo jogar mais em console, então para baratear estou optando por não colocar uma placa de vídeo dedicada (pelo menos por agora), até porque não é necessária para o que quero mesmo fazer. Mas muito obrigado pela dica, valeu pela atenção ! Abraço !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, KuryKat disse:

@ThiagoLucas13 Tranquilo maninho, foi mais como ideia pra upgrade futuro mesmo! Qualquer Processador com socket AM4 cabe nessa Placa-Mãe, mas segue a Dica do Rapaz ali e compra outro pente de 8gb de mesma frequência ou 2x4gb  que dá mais desempenho!! 

Show se bola, obrigado pela ajuda mano !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...