Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Ola bom dia, sou leigo no mundo do hardware porém estou com um problema e nenhuma das soluções vistas na internet funcionou comigo;

meu computador funcionava normalmente quando certo dia fui ligar e só metade da ram estava sendo reconhecida, o resto testava sendo "reservado para hardware", mudei os slots e funcionou normalmente, depois de um tempo o problema retornou, tentei inicializar em single channel e funcionou, porém coloquei dual e o problema persistiu, logo pensei que era problema no pente, comprei outro e o problema persistiu, porém ontem liguei e funcionou normalmente, mas hoje quando fui ligar o problema retornou, não sei utilizar corretamente a bios então não fiz nada nela, outra coisa que me entriga é que quando utilizei o CPUz ele informou que estou com single channel de 8 gb sendo que uso dual;image.png.abe4b6a338c95ae8a1d1b73c7a233ed6.png
image.png.524e90b32f2c80c2b9c0d581c2f06ec1.png

Configs

placa-mãe: Asus M5A78L-M PLUS/USB3

Processador: Amd Fx 6300 

Placa de video: Gtx 1050

Memória 8 gb ddr3 (2x 4)

Postado

@Lorenzzo Santos O problema talvez esteja na sua fonte, ela não é muito confiável. Nao achei nenhuma avaliação sobre ela, o que, por mim, já caracteriza ela como no mínimo suspeita. O uso de uma fonte de qualidade evita dores de cabeça como essa

Postado

Provavelmente é contato sujo pois funciona e as vezes não. Isso explicaria também o dual channel as vezes não funcionar (mesmo detectando 2 pentes) pois para que ele funcione as memórias têm de estar trabalhando 100% no mesmo ritmo, mesmo que para isso tenha que se reduzir a velocidade de um eventual pente mais rápido. Sugiro você dar uma limpeza nos pentes de memória e em seus slots, obviamente com muito cuidado e usando produtos específicos para não danificá-los.