Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Ola bom dia, sou leigo no mundo do hardware porém estou com um problema e nenhuma das soluções vistas na internet funcionou comigo;

meu computador funcionava normalmente quando certo dia fui ligar e só metade da ram estava sendo reconhecida, o resto testava sendo "reservado para hardware", mudei os slots e funcionou normalmente, depois de um tempo o problema retornou, tentei inicializar em single channel e funcionou, porém coloquei dual e o problema persistiu, logo pensei que era problema no pente, comprei outro e o problema persistiu, porém ontem liguei e funcionou normalmente, mas hoje quando fui ligar o problema retornou, não sei utilizar corretamente a bios então não fiz nada nela, outra coisa que me entriga é que quando utilizei o CPUz ele informou que estou com single channel de 8 gb sendo que uso dual;image.png.abe4b6a338c95ae8a1d1b73c7a233ed6.png
image.png.524e90b32f2c80c2b9c0d581c2f06ec1.png

Configs

placa-mãe: Asus M5A78L-M PLUS/USB3

Processador: Amd Fx 6300 

Placa de video: Gtx 1050

Memória 8 gb ddr3 (2x 4)

Postado

@Lorenzzo Santos O problema talvez esteja na sua fonte, ela não é muito confiável. Nao achei nenhuma avaliação sobre ela, o que, por mim, já caracteriza ela como no mínimo suspeita. O uso de uma fonte de qualidade evita dores de cabeça como essa

Postado

Provavelmente é contato sujo pois funciona e as vezes não. Isso explicaria também o dual channel as vezes não funcionar (mesmo detectando 2 pentes) pois para que ele funcione as memórias têm de estar trabalhando 100% no mesmo ritmo, mesmo que para isso tenha que se reduzir a velocidade de um eventual pente mais rápido. Sugiro você dar uma limpeza nos pentes de memória e em seus slots, obviamente com muito cuidado e usando produtos específicos para não danificá-los.

Outra sugestão é que você citou não manjar muito de bios mas vale a pena ao menos você entrar lá e botar o famoso "BIOS Optimal Default Settings" (já deve ter uma legenda e uma tecla de atalho para isso, basta ler o rodapé, normalmente vai ser um "F9", saia tendo certeza que salvou "save and exit" em vez de sair com a tecla ESC). É possível que alguém tenha feito uma configuração personalizada das memórias, você botando no Optimal e salvando, vai poder descartar essa hipótese. Dando tudo certo, depois você tenta habilitar o XMP se tua memória aceitar mais que os 1600 que ela tá dando atualmente, teu problema agora é fazer funcionar direito primeiro.

• Curtir 1
Postado

@Lorenzzo Santos Então, fonte pode dar um monte de problema em outros componentes, mas, na minha opinião, não tá com cara de ser isso não.

adicionado 8 minutos depois

@Lorenzzo Santos

8 minutos atrás, Lorenzzo Santos disse:

@APitt é possivel fazer a limpeza com um pincel ou cotonete?

Melhor usar uma escova de dentes macia, cotonete pode soltar fiapos minúsculos. Use álcool isopropílico (alcool comum contém água e vai estragar a placa). Escove sem forçar, o álcool vai fazer o trabalho de soltar a sujeira, então não é uma questão de força e sim de você conseguir passar por todos "dentes" do slot. O álcool evapora rápido, coisa de uns 5 minutos já são mais que suficientes para você descobrir se funcionou. Faça a mesma coisa em ambos os pentes. Fazendo isso e pondo o bios no padrão de fábrica (optimal settings) mesmo que não funcione, você já vai ter eliminado alguns bons candidatos ao defeito. Na sequencia, se não funcionar, sugiro a fazer o "diagnostico de memória do windows", ele vai resetar e fazer o teste de endereçamento completo, para você poder descartar mais uma causa provável.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!