Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eaí pessoal! Recentemente eu resolvi ligar um computador antigo que eu usava lá com meus 8 anos da idade para jogar Habbo e GTA:SA kk, ele ligou, mas como se esperava, SUPER LENTO. Queria saber se há opções para transforma-lo num pc utilizável para os "parâmetros" de hoje em dia, sem travar, gargalar, somente para navegação e edição de arquivos de texto mesmo.

A configuração completa é:

• placa-mãe: g31MX-K n4
  • Fonte: Jitek 250w (isso com certeza preciso trocar, andei pesquisando e era uma bomba na época, imagina agora)
  • Ram: 2x1gb DDR2 (imagino que seja ddr2, pois olhei nas especificações da mobo e ela é ddr2, não tenho certeza da freqüência)
  • CPU: Celeron 450

Gostaria de recomendações de alterações para essa configuração, se possível.

Postado

@PHSant0s Na realidade, já dá pra utilizá-lo pros dias atuais, basta fazer uma ótima reinstalação de sistema bem configurada que deve ficar com um ótimo desempenho. Ele deve estar lento por "Software". Ou seja, vários fatores de software influenciam no desempenho da máquina também.

Ok, mas se você quiser melhorar o desempenho mesmo assim, podemos fazer o seguinte:

- De preferência, trocar a fonte, ela deve estar no fim da sua vida útil.

- Adicionar +2GB de RAM DDR2, de preferência da mesma frequência, usando CPU-Z dá pra saber a frequência da atual.

- Se quiser, trocar o processador, usando o site cpu-upgrade.com pesquisando o modelo da placa-mãe, dá pra saber qual é o melhor modelo de processador para essa máquina. Um processador dual core acima de 2.0GHz já dá pra fazer todas as funções básicas de um PC hoje em dia.

- Dependendo da placa de vídeo integrada, não é preciso instalar uma dedicada, após instalar os drivers de vídeo, dá pra saber a memória dedicada, 256MB já dá pra satisfazer todas as necessidades básicas hoje em dia.

Espero ter ajudado.

Postado

@MikroTech - Informática Obrigado pela resposta.

Pesquisei no cpu-upgrade.com mas não encontrei o modelo exato da minha placa-mãe, saberia me dizer qual deles é? A que informei no post é o que está escrito direto na placa.

image.png.8f072e6b4d9537177597b9889c840265.png

Pesquisando com o "N4" no final o site não encontra o modelo.

Referente a memória, precisarei comprar 2 pentes, visto que os 2gb atuais estão em dual channel.

E quanto ao CPU, este modelo seria uma boa escolha? http://www.cpu-upgrade.com/CPUs/Intel/Core_2_Quad/Q9650.html

#edit Instalar o w10 não é uma opção né?😅

Postado

@PHSant0s Intel Core 2 Quad é um ótimo processador, dá pra fazer tudo de essencial(básico) num computador, principalmente este modelo, mas é preciso pesquisar mais sobre a compatibilidade com a placa-mãe. 

Me desculpe, agora que fui perceber que são dois módulos de memória RAM de 1GB, então... Talvez a placa-mãe só suporte 2GB no máximo, mas é provável que também possa suportar no máximo 4GB, tá no manual da placa.

Com essas configurações suporta Windows 10 sem nenhum problema, digo por experiência própria, mas na minha opinião o Windows 10 é cheio de "frescura" me fazendo preferir o Windows 8.1 ou até o 7 que já perdeu o suporte. 

Acabei de ver... E vi que este processador esquenta fácil e é preciso um cooler de 95W de TDP.

Postado

@Athom Não sei informar agora, mas assim que eu liga-lo novamente vou verificar e lhe dou a resposta.

@MikroTech - Informática Também vi em descrições de anúncio no ML que a placa suporta 4GB 800Mhz, mas vou pesquisar mais para ter certeza. 

Vou testar com o w10 antes pois é mais fácil de baixar a ISO oficialmente pela própria Microsoft, e também porque já tenho que deixar um SSD pronto pra um computador que está para chegar, mas creio que na configuração atual que tenho aqui não rode, o HD de 80gb que está no gabinete tem o w7 basic instalado se não me engano e a lentidão do sistema é grande, mas também pode ser que colocando o SSD melhore e muito, mesmo sendo SATAII.

Postado

@PHSant0s Eu estava me referindo à configuração final, depois do upgrade.

Lembrando que toda esta lentidão possa ser programas de terceiros instalados, que rodam em 2°plano e até inicializa com o Windows, dentre outros casos. Já peguei um PC caro comprado na Pichau com 8GB de RAM com lentidão.

Também precisamos saber se a placa de vídeo on-board seja bacana, se for 256MB já aguenta o Windows 10 de boa(experiência própria), dá pra saber depois que os drivers estão instalados.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!