Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Arduino Iniciantes na programação por onde começar(Arduino)


Posts recomendados

@Marcelotronic ,

 

Independente da linguagem, você precisa pelo menos estudar os módulos de Timer /   PWM , conversor A/D , Comunicação Serial , Comunicação I2C , e Interrupção.

 

Uma boa ideia em geral de como essas coisas funcionam vai te ajudar muito na solução dos problemas para uma aplicação.

 

Quanto à linguagem , acho que é fundamental começar pelo C ++ ...


Paulo

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk  Olá, os módulos são as peças separadas né? Tem literatura sobre cada um deles ta difícil achar pdf com informações completas. Estou brincando no Tinkercad por enquanto, mas meu primeiro Arduino vai ser o mega mesmo, ou saiu do Arduino e vou para o ESP8266 por ele já vir com wifi e ser bem mais barato.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A linguagem arduina tem a mesma sintaxe e regras do C. Portanto aprenda diretamente nela mesmo. Além do +, espxxxx operam na ide arduina mesmo.

 

38 minutos atrás, Marcelotronic disse:

os módulos são as peças separadas

Acho que não foi bem isso que Paulão quis dizer. São os circuitos internos do mc's simples que compõem os arduinos que você pode até visualizar pelo seus desenhos internos e configurar via registradores se quiser. Já os mais complexos espxxx só mesmo por sw..Minha (minha) opção/nião 🤪.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcelotronic ,

 

É o que a @Isadora Ferraz falou .

 

Um Arduíno é baseado em um microcontrolador Atmega, o mais simples deles é o Arduíno Uno, que usa um Atmega328.

 

Ele é um microcontrolador, isto é, é a junção de um microprocessador com alguns periféricos , tudo integrado em um só componente, no caso do Uno é um componente com 28 pinos e que tem dentro vários periféricos ( eu chamo de módulos ), cada um fazendo uma função dedicada e que podemos controlar no nosso programa.

 

No caso do Arduíno, esse pequeno componente executa perto de 16 milhões de instruções em 1 segundo... como pode ver è bem rápido ! 
 

Vou tentar te detalhar algumas coisas :

 

Por exemplo, um Timer é um módulo que controla tempos, ele pode gerar um tempo muito preciso, ou pode contar pulsos durante um certo tempo com muita precisão, ou pode gerar pulsos com duração muito precisa, Isso é fundamental para termos uma base de tempo que serve para termos um relógio e efetuar tarefas de acordo com os horários necessários.

 

O conversor A/D é um outro módulo muito usado, ele pode medir uma tensão analógica e nós dar o valor dela de maneira digital, assim podemos usar um montão de sensores para medirmos temperatura, intensidade de luz, tensão alternada, umidade, pressão, enfim um monte de coisa bem interessante .

 

A interface Serial é outro módulo que é usado tanto para conversar com outros periféricos externos ( um display, um módulo GPS ) como também com um computador, usando a porta USB.

 

E existem Interrupções em quase todos os pinos do Atmega328, e outras que são gerada pelos próprios módulos internos, por exemplo o Conversor A/D demora um tempinho para fazer a leitura, então podemos simplesmente mandar a leitura ser feita, e programar uma interrupção para nós avisar que a leitura está feita, e assim paramos o que estamos fazendo e pegamos o valor da leitura e depois voltamos ao que estávamos fazendo.

 

Enfim, saber como usar todos esses módulos internos é fundamental para você programar o Arduíno, e é a parte de Eletrônica que você precisa saber como usar , ok ?

 

Boa diversão, e espero ver você voltar e perguntar sobre coisas cada vez mais complicadas , pois significa que você estará aprendendo !

 

Paulo

 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Olá pessoal, olha eu aqui de novo.

Estou gostando de um APP chamado Grasshopper, programação em Javascript, bem para iniciantes mesmo.

Existe alguma coisa parecida para  Arduino?

 

Já fiz várias montagens, fiz funcionar, modifiquei o que eu queria e funcionou, mas não consigo fazer nada do zero, só copiando dos outros na internet.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
57 minutos atrás, Marcelotronic disse:

fiz funcionar, modifiquei o que eu queria e funcionou, mas não consigo fazer nada do zero, só copiando dos outros na internet.

Amigo a proposta arduína é esta mesmo. O pulo do gato pra você ter algum diferencial é você entender bem as funções mastigadas e ter não só boas mas excelentes noções do hw do mc dos mais simples como o atmegaxxx. Os mais complexos com hw complexo como o esp32 penso que alguém já perdeu cabelo pra entender e deixou as funções mastigadas pra quem interessar possa.. portanto vale pouco a pena se enveredar pelos circuitos dele.

E nada contra copiar e colar e adaptar à sua necessidade ou melhorar/otimizar. Se achar que deve, compartilhe

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Sugiro que comece com pequenos projetos, coisas simples pra ir ganhando prática e conhecimento, existem vários blogs na internet que você pode achar tutoriais de arduíno. Basta digitar no google, mas tem o:

 https://www.filipeflop.com/

https://autocorerobotica.blog.br/super-projetos-para-iniciantes-em-arduino/

https://labdegaragem.com/page/iniciante-1

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...