Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Lenovo IdeaPad Flex 14 - Placa DA0ST6MB6E0 - Componentes danificados, não liga


oraculorafa
Ir à solução Resolvido por Reset2020,

Posts recomendados

Olá pessoal. Uma amiga me entregou este notebook dizendo que não estava ligando. Testei o carregador com multímetro, tensão normal. Ao abrir, encontrei componentes danificados como na foto. Eu até tenho o esquema elétrico dele (no anexo), mas não sei identificar quais são os componentes a trocar, porque estão derretidos. Alguém sabe identificar?

 

Os dois chips abaixo que não derreteram tem escrito: "6508 | GA3Y1P" ambos. Procurei isso no esquema e não achei.

 

Obrigado desde já

Componentes danificados p identificar.jpeg

Lenovo FLEX14 FLEX15 Quanta ST6 DA0ST6MB6E0.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Reset2020 disse:

Página 40. Interligados ao chip pwm PU 11

 

 

@Reset2020 Obrigado. E saberia dizer quais componentes na placa podem ter causado isso? O próprio PU11? Pra não acontecer o mesmo depois que eu colocar os mosfet novos. Tenho pouca experiência com esquemas elétricos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, oraculorafa disse:

quais componentes na placa podem ter causado isso?

Levante um dos lados da bobina PL 5.

Faça medição de resistencia ohmica  antes da PL 5, vai saber se ainda tem curto nos mosfets e pwm PU 11.

E após a PL5, caso tenha curto, seria o processador.

Estas medições em circuitos na área do processador, tem valores de resistencia baixa, porém não em curto, e deve utilizar multimetro analógico.

Caso não tenha o multimetro analógico, pode usar o digital , mas não em escala de diodo.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Reset2020 usei a estação de retrabalho e removi com sucesso 3 componentes e o capacitor, como na foto. Mas aparentemente um desses componentes não desgrudou (aquele que estava mais derretido antes), parece que arrancou a trilha junto. Aquele preto é o metal do componente mesmo, não saiu. Tem como resolver?

IMG_20200627_220157.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Reset2020

A trilha descolou da placa (levantei um pouco pra mostrar na foto) e a base do mosfet não desgrudou, aquele quadrado preto é a base do mosfet, com resíduos do plástico derretido, por isso a cor preta. O resto saiu sem muita dificuldade. 

Só placa nova? Ou teria jeito de arrancar toda essa trilha danificada e improvisar algo?

IMG_20200628_185411.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
3 horas atrás, oraculorafa disse:

placa nova. Chegou, foi substituída e o notebook foi entregue

Que bom que deu tudo certo no final.

 

3 horas atrás, oraculorafa disse:

essa experiência me agregou novos conhecimentos.

Sim, todos se ajudando de alguma forma acaba agregando conhecimentos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...