Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual a diferença entre +12v e -12v e +5v e -5v?


PHaNToN oF OpERa

Posts recomendados

Olá galera, eu to em duvida pois no motherboard monitor tem +12 e -12 e tambem +5 e -5, qual a diferenca entre negativo e o positivo?? è que esses dias o +12v foi até 12,98 e na media fica 12,65v, gostaria de saber para onde vai essa alimentacao, mas já que estou usando um pc temporario, tirei até a Voodoo4 por precaução de não queimar essa VGA que por sinal é coisa rara.

Mas esse +12v vai para a placa-mãe ou periféricos tipo cdrom e hd?

Estou em dúvida.

Falou!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que em termos técnicos, as linhas monitoradas em -V seriam um retorno de tensão, é preciso que exista o negativo para que se possa usar uma tensão da fonte, ou seja, estando contra o próprio gabinete se acha um "terra", um sinal negativo. Normalmente a linha de 12V alimenta unidades de CD e HD e até mesmo a placa-mãe se não me engano...acho que é isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que em termos técnicos, as linhas monitoradas em -V seriam um retorno de tensão, é preciso que exista o negativo para que se possa usar uma tensão da fonte, ou seja, estando contra o próprio gabinete se acha um "terra", um sinal negativo. Normalmente a linha de 12V alimenta unidades de CD e HD e até mesmo a placa-mãe se não me engano...acho que é isso.

Não é isso não Shura, se você medir com um voltimetro a tensão que existe entre uma alimentação +12Volts e -12Volts você terá 24Volts.

Agora se você medir o +12Volts com o neutro aí sim você terá os 12Volts, e com o negativo e neutro -12Volts.

O "retorno da tensão" que você se referiu é com o neutro.

Alguns circuitos precisam de tensão negativa e positiva.

O 12Volts da fonte de um computador alimenta o CDRom, HD, processador(que tb usa 5Volts) e outros periféricos.

Só uma ultima indicação, PHaNToN oF OpERa e Shura:

Veja esse artigo principalmente as últimas linhas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não concordo com a afirmação de que o processador é alimentado em 12V e 5V! A linha que o alimenta poderá ser qual quer das duas, mas a tensão será rebaixada pelo REGULADOR da placa-mãe, antes de alimentar o processador.

Alexandre

É normal sim. O que ocorre é que o sensor das voltagens fica na placa-mãe e portanto, recebe influéncia do Regulador dela, podendo variar de placa para placa e também de fonte para fonte. Nem todas as fontes de mesmo modelo e marca apresentam os mesmos valores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu vi um pouco sobre pra onde vai, mas é que eu fiquei bem na duvida mesmo, 3.3 é que vai para a placa-mãe, só que a minha duvida mesmo era a diferenca entre +12 e -12, é que na bios, o +12 vive nos 12,65 e o -12 vive nos -12,08

não sei, mas tipo, essa fonte esta fora do gabinete e esta a uns 10 ou 15cm do monitor, será que o monitor influencia ao enviar tanta energia para +12v?

é que a placa-mãe que estou usando tem um proc onboard Pro1600+ onde o seu vcore é de 1.76. será que isso pode ter ferrado com a fonte? a fonte é uma Mercury model: KOB AP4400XA

Falou!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Já respondi antes!

Cada fonte é formada por vários componentes. E estes componentes têm uma tolerância em seus valores nominais igualmente agente vê para as tensões da fonte.

Por exemplo, não é fácil encontrar resistores que medindo com uma PONTE DE WINSTSTONE(não sei se é assim que se escreve) não sou obrigado a saber tudo sô.... :D ...pois bem, encontrar resistores com valores nominais iguais, mas que medindo-se com a Ponte, sejam exatamente iguais. Essa Ponte é utilizada para medir resistores com EXTREMA precisão. Isto provoca diferenças nas voltagens de uma fonte, quando comparada a outras de mesma marca e modelo.

Assim, imaginem quantos componentes estão envolvidos na fabricação das fontes, placas-mãe e ainda, sendo alterado devido aos diferentes valores de carga que os PCs representam.

Para isso é que o PC trabalha e não reclama com variações da ordem de 5%. Isto não quer dizer que se variar 6% ele não vai funcionar. Vai sim, mas a probabilidade de ocorrerem falhas é maior.

O ideal é que as tensões DC que alimentam os periféricos e placas-mãe, fossem 100% estabilizadas e com valores sem oscilação. Se um dia alguém conseguir esse controle, os PCs serão quase imunes a falhas de ordem elétrica!

Quer um exemplo prático? Vejam quem não usa nobreak ou estabilizador. Acham que as tensões(monitoradas) são piores devido a isso? Praticamente não, serão idênticas às de quem usa nobreak. Então o nobreak não ajudou em nada? Não é isso! O que ocorre é que muitas das variações que ocorrem, são devido à imperfeições nos circuitos após a fonte! Os circuitos estabilizadores das placas-mãe, reguladores, retificadores, capacitores, resistores, etc. Todos apresentam variações, devido ao simples fato de não serem componentes IDEAIS!

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...