Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cabo ATA de 60cm...


alexandre.ce

Posts recomendados

Postado Originalmente por alexandre.ce@29 out 2004, 13:43

não estou fazendo qualquer reclamação a respeito do cabo... só estava mesmo querendo saber se ele não pode prejudicar o funcionamento do PC

obrigado

Mas foi isso q o Rfile falou Pou, lê a mensagem dele q você vai enteder, ele disse q muita gente usa e até hoje ng formou uma reclamação sobre o desempenho dos cabos sakou agora!

Flws

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Nightwish+29 out 2004, 14:29QUOTE (Nightwish @ 29 out 2004, 14:29) alexandre.ce@29 out 2004, 13:43

não estou fazendo qualquer reclamação a respeito do cabo... só estava mesmo querendo saber se ele não pode prejudicar o funcionamento do PC

obrigado

Mas foi isso q o Rfile falou Pou, lê a mensagem dele q você vai enteder, ele disse q muita gente usa e até hoje ng formou uma reclamação sobre o desempenho dos cabos sakou agora!

Flws

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, tinha esquecido da blindagem do gabinete. post modificado.

bem há um pouco de verdade nisso, cabos muito longos não são recomendaveis por um motivo simples: O ruído!

Toda a extensão de todos os fios que não são blindados esta sujeita a campos eletromagnéticos que são gerados pelos dispositivos eletronicos que estão em volta do fio, mas no caso da cabo flat não é tão grave por causa da blindagem oferecida pelo gabinete.

No caso do cabo flat a indução provocada pela por esses ruídos é critica pois interferencias muito grandes causam o corrompimento do dado que está passando pelos fios por isso foram inventados os cabos de 80 vias que são cabos de 40 vias com um fio terra entre 2 fios de dados o que serve como uma blindagem parcial contra a interferencia mutua entre os fios do cabo (a maior parte do ruido vem do proprio cabo!).

Se o cabo for muito longo fica claro que vai sofrer + interferencias e isso prejudicaria a velocidade de transferencia de dados, se o cabo for bastante longo pode resultar que nenhum dado vai chegar certo no outro lado do cabo.Mas isso se o cabo for REALMENTE LONGO, 60cm parece pouco.

Ainda se o cabo tiver 60 cm provavelmente não deve haver perda, principalmente se o cabo for blindado e trançado.do contrário esses cabos não seriam fabricados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por romane@02 nov 2004, 15:43

Se o cabo for muito longo fica claro que vai sofrer + interferencias e isso vai prejudicar a velocidade de transferencia de dados, se o cabo for bastante longo pode resultar que nenhum dado vai chegar certo no outro lado do cabo.De qualquer forma isso não deve danificar o hardware.

Eu acho que não... o único problema do cabo ser longo é que os dados vão se confundir: o bit 0 tem um sinal de 1V (não estou lembrado qual é o valor correto, nem da unidade de medida), e o bit 1 tem sinal maior, de 5V. Então, ao chegar ao outro lado, o bit 1, com 5V, pode se tornar 1V, e ser confundido como bit 0. Isso aconteceria se o cabo fosse muito longo (acho que dá pra ir até 5m).

Me corrijam se eu estiver errado (tenho quase certeza de que os valores dos bits estão errados, mas sei que pelo menos a ideia está certa... não...?!?!?! :D ).

Mais interferência pelo cabo ser mais longo? Acho que não mesmo. Existe somente a chance de os dados se confundirem, nem de se perderem há chance (não em um cabo de 60cm... só nos maiores que 5m, se eu não me engano). Se perderiam se o sinal não conseguisse chegar ao outro lado, e pra isso acontecer, só em cabos MUITO longos, que nem são fabricados. Porque o cabo fica dentro do gabinete, exposto somente ao equipamentos que estão dentro dele (é claro que se você tiver um criador de campo eletromagnético da NASA na sua casa, a história muda), e mesmo o cabo sendo pequeno, vai sofrer as mesmas interferências de um cabo maior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que você faz quando vai ligar um fio na tomada e não dá o comprimento? Liga uma extensão certo? E funciona, não funciona?

pois é..é a mesma coisa.

Como alguns centimetros vão prejudicar uma transmição de dados que simplesmente vôa pelos fios?!

Sim...realmente tem interferência, e o cabo de 80 vias foi feito pra reduzir isso mesmo (apesar de eu não acreditar muito nisso na prática, mas beleza).

Isso não vem ao caso, todos os rounded cables vêm blindados de fábrica.

Os fabricantes devem colocar essa recomendação de 45cm ou para prevenir ou eles querem dizer apenas para cabos flat. Além do que os rouded cables são produtos mais novos no mercado.

Agora vem cá, pega um cabo flat desses originais mesmo, de 80 vias, amassa ele todinho e liga no seu pc (igual eu fiz). Onde tiver sobrando cabo você amassa e soca em algum lugar pra esconder ele. Teoricamente eu estaria aproximando as vias e iria dar interferencia não?! Aqui ta funcionando beleza..e já vai fazer 1 ano. <_<

Sei lá cara..prefiro ir me arriscando mesmo, tem muita frescura escrita por ai...

:joia:

cara, num tô fikando louco não... se você pegar o folder q acompanha qualquer drive de cd você vai v q a recomendação é utilizar cabos de no máximo 45cm... só queria tirar uma dúvida... agora num precisa querer me matar por conta disso...

valeu!!!!

na boa colega, ninguém ta falando que voce é louco não! hehe forum é pra contestar mesmo..discutir.

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por thesent+02 nov 2004, 19:21QUOTE (thesent @ 02 nov 2004, 19:21) romane@02 nov 2004, 15:43

Se o cabo for muito longo fica claro que vai sofrer + interferencias e isso vai prejudicar a velocidade de transferencia de dados, se o cabo for bastante longo pode resultar que nenhum dado vai chegar certo no outro lado do cabo.De qualquer forma isso não deve danificar o hardware.

Eu acho que não... o único problema do cabo ser longo é que os dados vão se confundir: o bit 0 tem um sinal de 1V (não estou lembrado qual é o valor correto, nem da unidade de medida), e o bit 1 tem sinal maior, de 5V. Então, ao chegar ao outro lado, o bit 1, com 5V, pode se tornar 1V, e ser confundido como bit 0. Isso aconteceria se o cabo fosse muito longo (acho que dá pra ir até 5m).

Me corrijam se eu estiver errado (tenho quase certeza de que os valores dos bits estão errados, mas sei que pelo menos a ideia está certa... não...?!?!?! :D ).

Mais interferência pelo cabo ser mais longo? Acho que não mesmo. Existe somente a chance de os dados se confundirem, nem de se perderem há chance (não em um cabo de 60cm... só nos maiores que 5m, se eu não me engano). Se perderiam se o sinal não conseguisse chegar ao outro lado, e pra isso acontecer, só em cabos MUITO longos, que nem são fabricados. Porque o cabo fica dentro do gabinete, exposto somente ao equipamentos que estão dentro dele (é claro que se você tiver um criador de campo eletromagnético da NASA na sua casa, a história muda), e mesmo o cabo sendo pequeno, vai sofrer as mesmas interferências de um cabo maior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por romane+02 nov 2004, 22:45QUOTE (romane @ 02 nov 2004, 22:45)
Postado Originalmente por thesent@02 nov 2004, 19:21

romane@02 nov 2004, 15:43

Se o cabo for muito longo fica claro que vai sofrer + interferencias e isso vai prejudicar a velocidade de transferencia de dados, se o cabo for bastante longo pode resultar que nenhum dado vai chegar certo no outro lado do cabo.De qualquer forma isso não deve danificar o hardware.

Eu acho que não... o único problema do cabo ser longo é que os dados vão se confundir: o bit 0 tem um sinal de 1V (não estou lembrado qual é o valor correto, nem da unidade de medida), e o bit 1 tem sinal maior, de 5V. Então, ao chegar ao outro lado, o bit 1, com 5V, pode se tornar 1V, e ser confundido como bit 0. Isso aconteceria se o cabo fosse muito longo (acho que dá pra ir até 5m).

Me corrijam se eu estiver errado (tenho quase certeza de que os valores dos bits estão errados, mas sei que pelo menos a ideia está certa... não...?!?!?! :D ).

Mais interferência pelo cabo ser mais longo? Acho que não mesmo. Existe somente a chance de os dados se confundirem, nem de se perderem há chance (não em um cabo de 60cm... só nos maiores que 5m, se eu não me engano). Se perderiam se o sinal não conseguisse chegar ao outro lado, e pra isso acontecer, só em cabos MUITO longos, que nem são fabricados. Porque o cabo fica dentro do gabinete, exposto somente ao equipamentos que estão dentro dele (é claro que se você tiver um criador de campo eletromagnético da NASA na sua casa, a história muda), e mesmo o cabo sendo pequeno, vai sofrer as mesmas interferências de um cabo maior.

A, claro, a atenuação do sinal também é importante se o cabo for muito longo, por exemplo, isso é o fator limitante para o comprimento de cabos par-trançado entre 2 pontos de rede (150 metros se eu não me engano), mas como eu disse a interferencia nos fios do cabo é sim dependente do comprimento do cabo,o que é provado pela lei de faraday aplicada a um circuito elétrico. O resultado mais geral mostra que a intensidade da interferência (a tensão induzida) no circuito devido a campos externos é proporcional a área do circuito,então aumentando o comprimento aumenta a área e aumenta a tensão induzida.

Claro que a alta tecnologia usada pelos fabricantes do hardware vai atenuar esse efeitos, então não sei dizer o quanto cada fator vai influir ( e se vai!) na transmissão de dados dentro do cabo flat, deem uma pesquisada ai galera!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por romane+02 nov 2004, 22:45QUOTE (romane @ 02 nov 2004, 22:45)
Postado Originalmente por thesent@02 nov 2004, 19:21

romane@02 nov 2004, 15:43

Se o cabo for muito longo fica claro que vai sofrer + interferencias e isso vai prejudicar a velocidade de transferencia de dados, se o cabo for bastante longo pode resultar que nenhum dado vai chegar certo no outro lado do cabo.De qualquer forma isso não deve danificar o hardware.

Eu acho que não... o único problema do cabo ser longo é que os dados vão se confundir: o bit 0 tem um sinal de 1V (não estou lembrado qual é o valor correto, nem da unidade de medida), e o bit 1 tem sinal maior, de 5V. Então, ao chegar ao outro lado, o bit 1, com 5V, pode se tornar 1V, e ser confundido como bit 0. Isso aconteceria se o cabo fosse muito longo (acho que dá pra ir até 5m).

Me corrijam se eu estiver errado (tenho quase certeza de que os valores dos bits estão errados, mas sei que pelo menos a ideia está certa... não...?!?!?! :D ).

Mais interferência pelo cabo ser mais longo? Acho que não mesmo. Existe somente a chance de os dados se confundirem, nem de se perderem há chance (não em um cabo de 60cm... só nos maiores que 5m, se eu não me engano). Se perderiam se o sinal não conseguisse chegar ao outro lado, e pra isso acontecer, só em cabos MUITO longos, que nem são fabricados. Porque o cabo fica dentro do gabinete, exposto somente ao equipamentos que estão dentro dele (é claro que se você tiver um criador de campo eletromagnético da NASA na sua casa, a história muda), e mesmo o cabo sendo pequeno, vai sofrer as mesmas interferências de um cabo maior.

A, claro, a atenuação do sinal também é importante se o cabo for muito longo, por exemplo, isso é o fator limitante para o comprimento de cabos par-trançado entre 2 pontos de rede (150 metros se eu não me engano), mas como eu disse a interferencia nos fios do cabo é sim dependente do comprimento do cabo,o que é provado pela lei de faraday aplicada a um circuito elétrico. O resultado mais geral mostra que a intensidade da interferência (a tensão induzida) no circuito devido a campos externos é proporcional a área do circuito,então aumentando o comprimento aumenta a área e aumenta a tensão induzida.

Claro que a alta tecnologia usada pelos fabricantes do hardware vai atenuar esse efeitos, então não sei dizer o quanto cada fator vai influir ( e se vai!) na transmissão de dados dentro do cabo flat, deem uma pesquisada ai galera!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...