Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, gente

Ontem eu fiquei o dia todo com o cabo de 24 pinos com um jumper feito por um clips, para fazer uns reparos em um watercooler que eu tenho. Hoje, quando fui ligar novamente o cabo da fonte no pc e usar o pc normalmente, o pc desligou em 10 min de uso... por ai. dai fui e liguei de novo, mas dps de 10 min ele desligou de novo. Comentei do teste feito com ela justamente por ser uma coisa diferente que eu fiz... desliguei o pc tirei da tomada, e pressionei o power por uns 30s e deixei lá... dps eu tento ligar de novo. A pergunta é, será que esse jeito como eu usei ela ontem, pode ter interferido na energia que ela ta entregando ou algo assim? Ela meio que "acostumou" a liberar quantidades de energia apenas para o watercooler funcionar e agora quando fui ligar o pc, ela meio que falha? Não estou dizendo que esse esse novo padrão dela é definitivo... mas um tempo sem ligá-la, poderia meio que reestabelecê-la... enfim, nunca tive problemas nenhum com essa fonte.

Minhas configs são :

asus prime b450m gaming

Ryzen 5 3600

16gb de ram xpg d60 3200mhz

Gtx 970 4gb g1 gaming gigabyte

Fonte corsair CS850M

Tirei o pc da tomada e dps eu ligo para testar.

Aguardo respostas,

Leonardo

Postado
3 minutos atrás, Wal SJC disse:

Parece ser algo ligado à fonte mas, para ter certeza, só testando o PC com outra fonte.

será que esse tipo de uso que fiz dela ontem pode ter interferido no funcionamento da fonte?

será que tem alguma explicação teórica que dê sentido a essa minha hipótese?

obrigado pela atenção

Postado
7 minutos atrás, Leonardo Silva Santos disse:

será que esse tipo de uso que fiz dela ontem pode ter interferido no funcionamento da fonte?

será que tem alguma explicação teórica que dê sentido a essa minha hipótese?

obrigado pela atenção

Em princípio não, se você não causou nenhum curto, não teria motivo para dar problema na fonte.

Mas pode ser uma coincidência.

Se o cooler não estiver funcionando corretamente, o pc poderia desligar sozinho após alguns minutos de funcionamento. É o mais comum. Fora isso, o mais provável é a fonte mesmo.

Postado
20 minutos atrás, Wal SJC disse:

Em princípio não, se você não causou nenhum curto, não teria motivo para dar problema na fonte.

Mas pode ser uma coincidência.

Se o cooler não estiver funcionando corretamente, o pc poderia desligar sozinho após alguns minutos de funcionamento. É o mais comum. Fora isso, o mais provável é a fonte mesmo.

mas acredito que esse desligamento por não funcionamento dos cooler seria por superaquecimento, não? se for isso, não da nem tempo de esquentar... 10 min e já desligava. Agora eu fui tentar ligar meu watercooler direto na fonte, fazendo novamente o jumper nos pinos e ligou normalmente. porém, quando conectei no pc (isso tudo com o pc fora da tomada), as luzes da placa-mãe acenderam e tudo mais... mas nem boot ta dando. Hardware realmente é um mistério hahaha! eu não fiz nada de mais... só desacoplei e dps acoplei o cabo de 24 pinos na placa-mãe para ligar o pc. Mas nada...tentei tirar a memoria e coloca-lá de novo e sem resultado tb. pensei que poderia ser o cabo de 24 pinos, por que é um inferno conectar ele. É muito duro.. mas está bem encaixado. As luzes da placa-mãe ligam, mas clico no botão "power" e não vai. como pode...

Postado

Resolvi o problema. Gostaria apenas de deixar clara a solução aqui para ajudar outros que, eventualmente, tiverem problema semelhante. Como relatei, ontem fiquei utilizando a fonte o dia todo com o clips fazendo o jump. Como o clips era meio grosso, acabou que espanando as entradas... daí, quando conectava na placa-mãe, as entrada davam mal contato... em um primeiro momento até ligou, mas logo desligava. posteriormente, nem ligava mais... Daí a solução foi utilizar agulhas para arrumar as entrada do cabo da fonte novamente. Segue algumas fotos de como eu deixei... as agulhas eu deixei ali por um tempo para que  os conectores retomassem a forma original. Também tem a foto de como estava antes, com as entradas espanadas. Nessa foto, eu marquei com uma seta verde a entrada do fio verde, responsável pelo ligação da fonte. Repare como ela está aberta... Bom é isso. Embora tenha sido uma post sem mobilização de muitos usuários, não poderia deixar de registrar aqui a solução, pois acredito que ajude de alguma forma outras pessoas no futuro. As vezes pensamos nos problemas mais trágicos que poderia impedir o boot do pc, mas na verdade é algo muito mais simples.

cabo 1 seta.jpg

cabo 3 (1).jpeg

cabo 3 (2).jpeg

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!